<div dir="ltr">Folha de São Paulo, 14 de setembro de 2015 <br><br><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Mesmo em crise, USP é o primeiro lugar no ranking universitário</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial;color:rgb(0,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Faculdades particulares ultrapassam escolas públicas em alguns cursos</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">SABINE RIGHETTI</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">COLABORAÇÃO PARA A FOLHA</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">FÁBIO TAKAHASHI</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">DE SÃO PAULO</span><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A USP ampliou sua liderança no RUF (Ranking Universitário<span class=""> </span><b style="font-weight:bold">Folha</b>), a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país, que chega em 2015 à quarta edição.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Primeira colocada no ranking geral, como nos anos anteriores, a instituição aumentou o número de primeiras colocações nas 40 áreas de graduação consideradas. Foi de 20 (em 2014) para 29.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A escola obteve o resultado mesmo após adotar medidas para diminuir o deficit, como suspender contratações e aplicar programa de demissão voluntária. O cenário de corte também afeta as instituições federais.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Ainda na graduação, faculdades privadas ultrapassaram grandes universidades públicas em alguns cursos.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A FGV-SP obteve o segundo lugar em administração, à frente das federais de Minas e do Rio. O Insper subiu da 36ª para a 8ª posição, na carreira com mais calouros no país. A FGV-SP ficou ainda entre as cinco melhores escolas de economia.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)alcançou o segundo lugar em propaganda; a São Leopoldo Mandic, o 4º em odontologia.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Esses e outros dados visam ajudar o estudante a escolher sua faculdade, e facilitam o acompanhamento, pela sociedade, do ensino superior brasileiro.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">As 192 universidades do país são avaliadas em cinco aspectos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Em outra frente, estão classificadas 2.391 instituições, considerando as 40 carreiras com mais calouros. Nesse grupo, a moda entrou no lugar dos cursos de filosofia.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Pela primeira vez, os resultados podem ser comparados aos do ano anterior, devido à manutenção da metodologia, que inclui dados oficiais e pesquisas de opinião Datafolha. A inclusão de dados sobre formados e extensão universitária está em estudo e pode ser incluída no forte.</p><p class="" style="text-transform:uppercase;font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:22px;font-family:Georgia,verdana,arial!important;color:rgb(0,0,128)">NA INTERNET</p><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important"><b style="font-weight:bold">Veja a classificação das 192 universidades e dos 40 cursos com mais demanda em</b><span class=""> </span><a href="http://ruf.folha.uol.com.br/2015" style="color:rgb(0,0,128);text-decoration:none;font-weight:bold!important"><b style="font-weight:bold">ruf.folha.uol.com.br/2015</b></a></p></div><p>Encontre informações mais detalhadas sobre as instituições de ensino superior do país</p><p><b style="font-weight:bold">PARA VESTIBULANDOS</b><br>Busque cursos e instituições avaliados pelo RUF que são oferecidos na sua cidade</p><p><b style="font-weight:bold">PARA ALUNOS</b><br>Compare a qualidade da sua faculdade com outras que oferecem o mesmo curso</p><p><b style="font-weight:bold">PARA ACADÊMICOS</b><br>Entenda os indicadores usados na metodologia do RUF e seus respectivos pesos na nota final</p><p><b style="font-weight:bold">PARA GESTORES</b><br>Analise a posição de sua instituição em cada um dos quesitos avaliados no ranking</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Aprenda a usar os dados para escolher sua universidade</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Nas tabelas, é preciso comparar as instituições de ensino por grupos</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">SABINE RIGHETTI</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">COLABORAÇÃO PARA A FOLHA</span><p>Se você se formou na faculdade recentemente, responda rápido: como você elegeu a sua instituição de ensino? Caso sua escolha tenha sido feita às cegas, não se assuste. É isso que acontece com a maioria das pessoas.</p><p>A escolha de uma profissão ou de uma instituição de ensino podem ser decisivas para toda a carreira. Por isso, quanto mais embasamento, melhor.</p><p>Desde 2012, o RUF avalia as instituições brasileiras de ensino superior e reúne informações que podem ajudar futuros universitários a escolher sua universidade. Mas é preciso entender os dados.</p><p>Há dois tipo de classificações diferentes no RUF. O ranking de universidades avalia em cinco quesitos as 192 instituições brasileiras que fazem ensino, pesquisa e extensão –95 privadas e 97 públicas (veja infográfico).</p><p>Há também os rankings de cursos, que listam universidades, centros universitários e faculdades em cada uma das 40 carreiras de maior demanda no país, como medicina, publicidade e direito.</p><p>Para analisar todas essas informações é preciso olhar as instituições em grupos.</p><p>No ranking de universidades, por exemplo, vemos que a USP é a melhor do país.</p><p>São igualmente boas as escolas que estiverem no mesmo "quadrante" da USP –no grupo das 25 melhores.</p><p>Há quatro nordestinas "padrão USP": as federais de Pernambuco (10º lugar), do Ceará (11º), da Bahia (15º) e do Rio Grande do Norte (25º).</p><p>Há, também, duas instituições privadas no grupo da USP: as pontifícias do Rio de Janeiro (19º lugar) e do Rio Grande do Sul (20º lugar).</p><p>As 95 universidades privadas do país também podem ser analisadas em grupos.</p><p>No quadrante da melhor privada do país, a PUC-Rio, por exemplo, encontramos uma série de universidades católicas, o Mackenzie (4ª melhor privada) e a Universidade de Caxias do Sul (5ª).</p><p>Uma universidade melhora de um ano para outro no RUF quando ela muda de quadrante. É o caso da Universidade Estadual da Paraíba, que saiu do 109º lugar em 2014 (3º quadrante) e passou para 93º lugar (2º quadrante), junto com escolas como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (53º lugar).</p><p><b style="font-weight:bold">CURSO POR CURSO</b></p><p>Se você já tem ideia da carreira que vai seguir, vale analisar o ranking do seu curso. Algumas instituições podem ser referência em áreas específicas, mas se diluem se comparadas como um "todo".</p><p>No RUF, vemos o exemplo da federal de Viçosa: é a melhor do país no curso de agronomia, mas vai para 16º lugar no ranking de universidades.</p><p>Situação semelhante acontece na PUC-SP: a universidade tem o 3º melhor curso de direito no RUF, só perdendo para a USP e para a federal de Minas Gerais. Já no ranking geral de universidades, a PUC-SP vai para 53º lugar.</p><p>E se você tiver paciência, vá além: no site do RUF você consegue pesquisar a cidade de cada instituição e pode conferir informações detalhadas, como o número de alunos de cada universidade.</p><p>Essa informação é importante. Há estudos sobre evasão escolar que mostram que há estudantes que não se dão bem em universidades muito grandes; outros não conseguem se manter estudando muito longe de casa.</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Verba curta prejudica até as melhores escolas do país</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial;color:rgb(0,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Saem construções e contratações, entram congelamentos e greves</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SÃO PAULO</span><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Até 2013, as universidades brasileiras falavam em construir e contratar. Em 2015, os termos desapareceram do ensino superior e foram substituídos por corte e greves.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">O desaquecimento da economia fez com que as melhores universidades do país segundo RUF recebessem menos recursos do que o esperado. Por serem públicas, elas dependem do repasse dos Estados ou da União.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Nas escolas paulistas (USP, Unesp e Unicamp), a verba transferida pelo governo estadual ficou 10% menor do que o previsto (até junho).</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Contratações de professores estão suspensas e há corte na verba para manutenção.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Na USP, um plano de demissão voluntária de técnicos no começo deste ano levou a redução de cerca de 5% na folha de pagamento.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Nas instituições federais, decreto presidencial de junho congelou 10% da verba de manutenção e 47% da de investimento (construções e modernizações da estrutura).</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">As federais de Minas e do Rio tiveram dificuldades até de pagar a conta de luz.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Greve iniciada há três meses atinge as 41 universidades federais que responderam à reportagem (em algumas, docentes estão parados; em outras, técnicos). Em 17 escolas, o primeiro semestre letivo ainda não acabou.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Há reivindicação de reajuste salarial, via revisão da carreira, mas também por melhoria nas condição de trabalho.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">QUAL O EFEITO?</b></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Dirigentes universitários e pesquisadores entrevistados pela Folha dizem que a situação orçamentária atrapalha a vida das instituições no curto prazo, mas ainda não têm potencial para causar queda na qualidade do ensino e da pesquisa no médio prazo.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Essa queda só ocorrerá se as restrições se prolongarem por alguns anos, afirmam.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Recursos humanos são a base para qualquer ambiente de ensino e pesquisa. E nosso pessoal segue bem qualificado, com doutorado", diz o secretário-executivo da Andifes (entidade que representa os reitores das federais), Gustavo Balduíno.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Ex-presidente do CNPq (órgão federal de fomento à pesquisa), Glaucius Oliva lembra que, antes do corte orçamentário, as universidades viveram fase de compra de equipamentos e reforma de laboratórios. "Precisamos nos adaptar e otimizar esses recursos nos próximos anos."</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">O reitor da USP, Marco Antonio Zago, afirma que as medidas de contenção de despesas foram escolhidas "para não comprometerem as atividades-fim da universidade".</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Os cortes na escola começaram ano passado, antes das demais, devido ao crescimento do gasto com folha de pagamento. À época, chegou a consumir 106% do que a escola recebe do governo.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Tomamos medidas que tomaríamos em casa", afirmou a vice-reitora da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge. "Estamos apagando a luz, reduzindo o uso de água. No prédio da reitoria, colocamos borrachinha nas torneiras [para economizar água]."</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Para a representante da Unesp, "é no momento de crise que as pessoas têm mais ideias interessantes".</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Ela cita como exemplo a diminuição de gastos com viagens. Videoconferências passaram as ser usadas em reuniões e até em bancas de doutorados.<span class=""> </span><b style="font-weight:bold">(SABINE RIGHETTI, FÁBIO TAKAHASHI, CLÁUDIO GOLDBERG RABIN E WALTER PORTO)</b></p><p class="" style="border-bottom:1px solid rgb(204,204,204);height:1px;margin:0px;color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">-</p><p class="" style="text-transform:uppercase;font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:22px;font-family:Georgia,verdana,arial;color:rgb(0,0,128);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">EXEMPLOS DA CRISE</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">UFRJ</b><br>Universidade Federal do Rio de Janeiro Paralisação durou três meses, teve participação de alunos e terminou em agosto. O 1º semestre não acabou em alguns cursos</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">UFERSA</b><br>Universidade Federal Rural do Semiárido Greve teve início em maio e atinge 100% dos cursos de graduação. As aulas do 1º semestre ainda não foram concluídas</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">USP</b><br>Universidade de São PauloPrograma de demissão voluntária para técnicos cortou 1.400 funcionários no começo deste ano; grandes obras estão suspensas</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">UFSC</b><br>Universidade Federal de Santa CatarinaFuncionários parados desde junho. Aulas foram mantidas, mas biblioteca e restaurante universitário estão prejudicados</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">UFG</b><br>Universidade Federal de Goiás Greve começou com paralisação dos funcionários, em maio; docentes aderiram ao movimento em agosto</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Unifesp tem pior queda entre primeiras da lista</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial;color:rgb(0,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Em fase de expansão, universidade perde 12 posições e informa que prioridade, agora, é consolidar cursos novos</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">DHIEGO MAIA</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">DE SÃO PAULO</span><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi a instituição que mais perdeu posições entre as 25 melhores nesta edição do RUF.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Do 12º lugar, em 2014, caiu para 22º no ranking deste ano (com 192 universidades).</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A maior queda ocorreu na avaliação do mercado de trabalho, que é baseada em pesquisa com empregadores. A escola foi da 52ª para a 102ª colocação, o que mostra que a Unifesp não tem sido lembrada pelo mercado.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Mas há uma ponderação: a universidade é a única entre as melhores com menos de 10 mil alunos. Nesse indicador, o tamanho importa, pois quanto mais pessoas forma, maior é a relevância da instituição para as empresas.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A universidade também sofreu retração em outros dois aspectos: pesquisa (um posto) e inovação (nove). Em ensino (14ª) e internacionalização (10ª), ela se manteve.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Nos últimos quatro anos, a Unifesp, até então conhecida por cursos da área da saúde, fez a maior expansão de sua história. Criou seis campi e o número de cursos saltou de 20 para 51, incluindo administração e engenharia.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Se, por um lado, a escola passou a atender mais estudantes, por outro enfrenta problemas estruturais. As greves de alunos pedindo melhores condições de ensino são uma evidência disso.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Ela pagou preço por ter crescido sem planejamento", afirma Antonio Carlos Lopes, ex-diretor da Escola Paulista de Medicina, unidade mais tradicional da Unifesp.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Lopes cita como exemplos os campi de Osasco e Guarulhos, que funcionam em prédios alugados e ainda não tiveram suas obras concluídas.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Mayra Guanaes, 25, cursa letras, em Guarulhos. Ela reclama que a biblioteca da unidade tem número insuficiente de livros. "Demoro muito para fazer as pesquisas."</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Uma aluna de 23 anos que está no último ano de medicina (e pede anonimato) afirma que há professores que preferem pesquisar e colocam pós-graduandos e técnicos para darem aulas.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A pró-reitora de graduação da Unifesp, Maria Angélica Pedra Minhoto, reconhece os problemas provocados "pela rápida expansão". Mas, segundo ela, a universidade se planejou para dar conta desse crescimento, ao contratar mais professores.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Cerca de 95% dos docentes têm doutorado, quadro difícil de ser visto nas demais federais", afirma.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Minhoto diz ainda que a prioridade, agora, é "fortalecer os cursos existentes, colocando em operação as obras dos novos campi."</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Escolas temem que o novo teto salarial provoque êxodo de cérebros</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Decisão do Supremo obriga corte em salário de professores experientes</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">REINALDO JOSÉ LOPES</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO CARLOS (SP)</span><p>USP, Unesp e Unicamp vivem momentos de tensão. O salário de parte dos professores deve ser cortado nos próximos meses, depois de o Supremo Tribunal Federal deixar clara a aplicação do teto salarial para o funcionalismo.</p><p>Até então, havia dúvidas do que considerar no salário do servidor para o cálculo desse limite salarial.</p><p>A remuneração de um funcionário estadual não pode ultrapassar vencimentos do governador: Geraldo Alckmin (PSDB) ganha R$ 21,6 mil.</p><p>No entendimento das universidades, os benefícios conquistados antes de 2003 não deveriam ser considerados nos salários dos servidores para o cálculo do teto. O Supremo, porém, contrariou esse entendimento. Disse que tudo deve ser computado.</p><p>Assim, só na USP, cerca de 7% dos servidores devem passar a ganhar menos devido à decisão. Em geral, são os mais experientes da escola.</p><p>As universidades, que aguardam os últimos trâmites legais para iniciar os cortes na folha de pagamento, dizem que podem perder parte dos melhores professores.</p><p>Em artigo publicado mês passado na<span class=""> </span><b style="font-weight:bold">Folha</b>, chamado "O Começo do Fim", o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, disse que há grande risco de haver migração de docentes para as federais, onde o teto é maior (R$ 34 mil).</p><p>Para os servidores federais, o limite considera o salário de ministro do Supremo.</p><p><b style="font-weight:bold">DÚVIDA</b></p><p>Dados levantados pela reportagem, porém, relativizaram a possibilidade de migração docente para federais.</p><p>A<span class=""> </span><b style="font-weight:bold">Folha</b><span class=""> </span>analisou o caso emblemático dos campi em São Carlos (interior de SP), um da USP e outro de uma federal, a UFSCar.</p><p>Usando dados públicos do governo federal e da USP, a reportagem comparou os salários brutos de todos os professores do Instituto de Física de São Carlos, da USP, e dos docentes do departamento de física da UFSCar.</p><p>Não há grande diferença entre as médias salariais. A maioria recebe entre R$ 11 mil e R$ 15 mil mensais.</p><p>Nenhum dos 48 membros do departamento da federal chega a receber o teto do funcionalismo paulista.</p><p>Comparando dois pesquisadores com tempo parecido de carreira, categoria similar (professor associado) e a mesma área geral de pesquisa (nanotecnologia) das duas instituições, a USP se sai melhor novamente: paga R$ 17 mil ao seu docente, contra R$ 15 mil no caso da UFSCar.</p><p>Entre os docentes titulares (máximo da categoria), na UFSCar os salários variam entre R$ 17 mil e R$ 19 mil. Na USP, entre R$ 14 mil e R$ 30 mil (esses últimos são os que serão afetados pelo corte).</p><p>O físico Fernando Fernandes Paiva, professor do instituto da USP desde 2012, diz que a discussão sobre as possíveis vantagens das instituições federais é controversa.</p><p>"Pouca gente vai priorizar um número lá no fim da carreira para decidir se vai prestar concurso numa federal."</p><p>Um ponto importante, para Paiva, é a infraestrutura oferecida e o ambiente de pesquisa em cada instituição.</p><p>"Quando você se estabelece, ganha seu espaço e cria infraestrutura para fazer suas pesquisas, é quase loucura abrir mão disso por conta de um teto que pode ou não vir no fim da carreira", afirmou.</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Estudante típico das 10 melhores está distante da média brasileira</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Maioria dos alunos é branca e oriunda de escolas particulares</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">WALTER PORTO</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">COLABORAÇÃO PARA A FOLHA</span><p>O aluno típico das melhores universidades é branco, de classe média e fez o ensino médio na rede privada.</p><p>A informação vem da compilação dos dados socioeconômicos dos calouros de 7 das 10 universidades mais bem colocadas no RUF 2015.</p><p>Todas foram procuradas pela<span class=""> </span><b style="font-weight:bold">Folha</b>. Apenas as federais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco não repassaram as informações sobre os estudantes.</p><p>O perfil dos alunos nessas instituições de ponta destoa do perfil da população brasileira. Nas melhores universidades, 27% dos alunos são pretos ou pardos. A média da população é de 51%, segundo o Censo do IBGE (2010).</p><p>Pouco mais de 40% dos estudantes vieram do ensino médio público, rede que atende a 87% dos alunos do país.</p><p>Apenas na Universidade Federal do Paraná há predominância de calouros vindos da rede pública: são 58% do total. A escola reserva 40% dos postos para esse público, por sistema de cotas.</p><p>O recorte econômico mostra que a renda familiar mais frequente entre os estudantes é de dois a dez salários mínimos, faixa o que os coloca, segundo critérios do Centro de Políticas Sociais da FGV-SP, próximos à classe C.</p><p>Pesquisa Datafolha de 2013 mostrou que 66% das famílias brasileiras ganham até três salários mínimos. A taxa de alunos na faixa de renda mais baixa das dez melhores universidades alcança 15%.</p><p>Coordenador do grupo de estudos sobre ensino superior na Unicamp, o professor Renato Pedrosa afirma que a desigualdade no sistema de ensino começa ainda na educação básica. "Terminar o ensino médio já é um filtro. O ensino superior acumula essa exclusão."</p><p class="" style="border-bottom:1px solid rgb(204,204,204);height:1px;margin:0px">-</p><p class="" style="text-transform:uppercase;font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:22px;font-family:Georgia,verdana,arial!important;color:rgb(0,0,128)">AS PRIMEIRAS DO RANKING DE UNIVERSIDADES</p><p>1 USP<br>2 UFRJ<br>3 UFMG<br>4 Unicamp<br>5 UFRGS<br>6Unesp<br>7 UFSC<br>8 UFPR<br>9 UnB<br>10UFPE</p><p><b style="font-weight:bold">É BRANCO</b><br>Maioria declara ser da cor branca em todas as universidades, exceto na UFMG, em que são 47%; só na UnB a taxa de pretos alcança 10%</p><p><b style="font-weight:bold">CLASSE C</b><br>Todas as universidades têm maioria de estudantes na faixa de renda de 2 a 10 salários mínimos; a UnB tem 20% de alunos com mais de 20 salários mínimos, e a USP tem 13%.</p><p><b style="font-weight:bold">ESTUDOU EM ESCOLA PAGA</b><br>Egressos de escola particular predominam em todas as instituições, menos na federal do Paraná; na USP e na Unicamp, são 66%</p><p><b style="font-weight:bold">É HOMEM</b><br>Dentro das dez melhores, os homens são 54%, contra 49% na média nacional</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Instituições estão investindo em professores com doutorado</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial;color:rgb(0,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Escolas em Santarém (PA) e no Cariri (CE) são as que mais avançaram na formação do seu corpo docente</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">CLÁUDIO GOLDBERG RABIN</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">GIULIANA MIRANDA</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">DE SÃO PAULO</span><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Universidades de todo o país têm contratado mais professores com doutorado: desde a primeira edição do RUF, em 2012, até esta, a participação de doutores no total aumentou de 43% para 48%.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">O percentual de professores com doutorado e mestrado no quadro docente da instituição é um dos indicadores contabilizados no ranking.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Nesta edição de 2015, universidades que melhoraram significativamente a formação de seus professores também avançaram na classificação geral do ranking.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), em Santarém, foi uma das que mais subiu no quesito sobre formação de professores, saltando 54 posições. No ranking geral, a escola subiu da 167ª para a 134ª posição.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, diz que tem sido fundamental a parceria com outras instituições, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por exemplo, para a formação de seus professores.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">No critério do perfil de professores, a Universidade Regional do Cariri, no Ceará, foi a segunda que mais avançou. O reitor, José Patrício Pereira Melo, afirma que os concursos públicos realizados buscam filtrar pelos títulos os futuros docentes.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">FISCALIZAÇÃO</b></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Lácio César, que comanda a Universidade Santa Úrsula, no Rio, lembra que uma causa da melhoria na qualificação de professores é o aumento da fiscalização, pelo Ministério da Educação, da lei que obriga a universidade a ter um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">O maior rigor começou em 2006. "Professores que não tinham o título passaram a exercer outras funções na universidade", diz César. Ao mesmo tempo, novos docentes já chegam bem formados.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), de Presidente Prudente, informa que oferece subsídios para cursos e horário de trabalho flexível aos professores que decidem investir na sua formação.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Já na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o plano de carreira docente é atrelado à titulação do profissional, e não apenas ao seu tempo de trabalho.</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Artigo científico 'blockbuster' catapulta notas de universidades</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Trabalho com mais de 900 autores fez escolas mineiras subirem no ranking</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">SABINE RIGHETTI</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">COLABORAÇÃO PARA A FOLHA</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">FÁBIO TAKAHASHI</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">DE SÃO PAULO</span><p>Um único artigo científico catapultou as universidades federais mineiras de São João del Rei e de Juiz de Fora para primeiras posições em quesitos do RUF que avaliam a qualidade da pesquisa acadêmica nas instituições de ensino.</p><p>Em expediente controverso na ciência mundial, o trabalho –um estudo na área de física publicado no periódico "Physics Letters B" em 2012– foi assinado por mais de 900 pesquisadores, de vários países –incluindo o Brasil.</p><p>O trabalho foi um dos que retratou a observação da partícula bóson Higgs, considerada uma das descobertas do século e que ajuda a entender formação do universo.</p><p>Para se ter uma ideia do que significam 900 autores, o "Physics Letters B" teve uma média de três autores por artigo em 2012. Há estudos recentes com a assinatura de mais de 5 mil nomes.</p><p>Dentre as mais de 900 assinaturas no estudo, onze são de pesquisadores brasileiros, da USP, UFRJ (federal do Rio) e das duas federais mineiras.</p><p>A experiência ocorreu no maior acelerador de partículas do mundo, na Suíça.</p><p>A controvérsia ocorre porque há pesquisadores num trabalho assim que têm papel lateral na descoberta, mas recebem praticamente o mesmo crédito que os líderes.</p><p>Um desses louros é a citação do artigo em outros trabalhos acadêmicos, uma das principais formas de medir o impacto de uma pesquisa.</p><p>A quantidade de citações é considerada no RUF para avaliar as universidades. No quesito que mede especificamente o número de citações por docente, por exemplo, a federal de São João del Rei subiu do 32º lugar em 2014 para o 1º lugar no país.</p><p>Já a de Juiz de Fora foi de 44º lugar para o 4º posto no mesmo quesito.</p><p>Isso aconteceu porque o artigo sobre o bóson de Higgs é uma espécie de "blockbuster": foi citado 1.039 vezes somente em novos estudos publicados somente em 2013.</p><p>Em universidades como a USP ou a UFRJ, que publicam muitos estudos por ano, as citações recebidas em cada artigo ficam diluídas.</p><p>Já em São João del Rei, de menor porte (que tem quase um quarto do tamanho da USP), o estudo foi suficiente para, sozinho, dobrar a quantidade de citações recebidas pela escola em 2013.</p><p>O levantamento dos dados de impacto foi feito pelo pesquisador em ciência da informação Estêvão Gamba, consultor do RUF.</p><p><b style="font-weight:bold">ALTA ENERGIA</b></p><p>A física Maria Aline Barros do Vale está entre os brasileiros que assinam o estudo –figura sozinha na federal de São João del Rei.</p><p>Com doutorado pela UFRJ, ela inaugurou, em 2002, a área de estudos em física de altas energias na escola mineira. Hoje, coordena a pós-graduação em física na universidade de Minas.</p><p>Do Vale conta que já esteve no acelerado de partículas na Suíça algumas vezes –nos tempos em que o dinheiro para viagens internacionais científicas era mais farto.</p><p>A participação dela no estudo publicado foi mais focada em física teórica –do Vale pesquisa outra partícula, ainda não observada, o bóson de gauge.</p><p>"Cada pesquisador presta um serviço diferente", diz. "Há cientista, por exemplo, que ajuda a desenvolver um software que analisa os dados coletados pelo acelerador."</p><p>Para George Matsas, do Instituto de Física Teórica da Unesp, investimentos bilionários como do acelerador de partículas gigante exigem milhares de pessoas.</p><p>"Mas estamos surfando em onda que não é nossa. Esses estudos não são liderados por brasileiros", diz Matsas.</p><p>O físico Leandro Tessler, da Unicamp, concorda: "Uma coisa é colaborar como uma via de duas mãos, em que há interesse mútuo na cooperação. Outra é o que vem ocorrendo com muitas instituições brasileiras, em que você manda especialistas, paga a conta e acha que avançou."</p><p>"A distorção [no impacto das universidades por causa desse artigo] não deve ser usada para desvalorizar participação de cientistas do Brasil", afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp (agência paulista de fomento à ciência).</p><p>Dados de impacto, no entanto, devem ser analisados com cautela para "filtrar efeitos espúrios", diz Cruz.</p><p>Para do Vale, o trabalho tem rendido frutos. Segundo ela, graças à sua participação no estudo, um dos seus ex-alunos de mestrado conseguiu uma oportunidade para desenvolver parte da sua pesquisa de doutorado no acelerador da Suíça.</p><p class="" style="text-transform:uppercase;font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:22px;font-family:Georgia,verdana,arial;color:rgb(255,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">ANÁLISE</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Universidade Precisa ser livre para poder abrir mão da pesquisa</h1><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">HÉLIO SCHWARTSMAN</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">COLUNISTA DA FOLHA</span><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa", diz a sabedoria popular. E, frequentemente, quando tentamos transformar o um em outro sem que as condições estejam dadas, acabamos produzindo confusões, quando não criamos quimeras.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Com o ensino superior não é diferente. O artigo 207 da Constituição reza: "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". Temos aqui várias ficções constitucionais, mas é na última delas que eu gostaria de me concentrar. O que quer dizer indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão?</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Para simplificar um pouco, tiremos a extensão dessa equação –é forçoso reconhecer que essa é uma atividade lateral na universidade.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Isso nos deixa com ensino e pesquisa. Eles devem ser mesmo tratados como indissociáveis? O consenso dizia que as duas atividades são tão complementares e sinérgicas que é justamente sua confluência num único espaço o que diferencia universidades de outras instituições educacionais ou científicas.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Professores que pesquisam, diz o raciocínio, tendem a estar na vanguarda de suas áreas e conseguem passar antes e com muito mais entusiasmo o resultado de suas experiências aos estudantes.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Parece bom mesmo. Mas esse efeito é real? Herbert W. Marsh (hoje em Oxford) e John Hattie (Universidade de Melbourne), em artigo de 2002, mostram que as coisas podem ser complicadas.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">As tentativas de medir o fenômeno resultaram num quadro ambíguo, com algumas revisões sistemáticas.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Em geral, o vínculo virtuoso entre pesquisa e ensino não apareceu de forma robusta. Apareceu um pouco mais forte nas humanidades e nas ciências sociais, mas não nas ciências naturais.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Marsh e Hattie levantam uma série de argumentos racionais que já apareceram na literatura para sustentar que a relação entre pesquisa e ensino é neutra ou mesmo antagônica (a personalidade ideal do bom professor é diferente da do bom pesquisador).</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Embora a questão ainda não esteja decidida, parece relativamente seguro afirmar que a indissociabilidade entre pesquisa e ensino não é o Santo Graal da vida universitária como se pensava.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Assim, a exigência constitucional soa mais como extemporaneidade. À época que a Carta foi aprovada, não havia razão para duvidar de que o mantra da inseparabilidade não estivesse certo.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Hoje, porém, o marco legal funciona mais como uma trava do que como incentivo.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Instituições com muita vocação para o ensino e nenhuma para a ciência básica precisam fingir que fazem pesquisa para se adequarem às regras. E não fingem muito bem. Os dados brutos do RUF mostram que apenas 10% das universidades brasileiras publicam mais de um trabalho por docente a cada dois anos.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A engambelação tem custo. Ela desvia recursos, pessoal e energias para algo que não está no seu DNA.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Parece mais racional desburocratizar exigências, deixando que cada instituição encontre o caminho que mais lhe convém. O Brasil precisa melhorar tanto seu ensino superior como sua pesquisa.</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Sudeste perde participação no total investido em pesquisa</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Sul foi a região que mais aumentou os gastos em ciência de 2012 a 2015</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">SABINE RIGHETTI</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">COLABORAÇÃO PARA A FOLHA</span><p>A fatia da região Sudeste no bolo de dinheiro investido em ciência no país diminui desde a primeira edição do RUF, publicada em 2012.</p><p>A participação do Sudeste no total arrecadado para atividades científicas caiu de 65% (na edição de 2012 do RUF, com dados de 2010) para 59% (nesta edição de 2015, dados de 2013).</p><p>A quantidade de dinheiro que cada universidade consegue para suas pesquisas é um dos indicadores do RUF que medem a atividade acadêmica das instituições.</p><p>Esses dados são coletados nas agências de fomento federais à ciência –como a Capes (com foco na pós-graduação) e CNPq (que prioriza a pesquisa)– e nas fundações estaduais de amparo à pesquisa.</p><p>O maior crescimento proporcional de recursos para pesquisa foi na região Sul.</p><p>No RUF 2012, as 46 universidades da região tinham 14% do bolo financeiro. Nesta edição de 2015, a fatia aumentou para 18% do total.</p><p>Juntos, Norte, Nordeste e Centro-Oeste subiram de 21% do total arrecadado pelas universidades para 23%.</p><p>Para a economista Maria Beatriz Bonacelli, do departamento de política científica e tecnológica da Unicamp, a mudança na distribuição dos recursos para ciência pode estar relacionada à criação e a consolidação de universidades federais pelo país.</p><p>Fato: dez das 14 universidades federais criadas nos últimos dez anos estão no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. "Isso pode explicar a queda de recursos do Sudeste."</p><p>Glaucius Oliva, que presidiu o CNPq de 2011 a 2015, afirma que a mudança na distribuição do dinheiro pode, também, ser resultado de uma política antiga que estabeleceu cota mínima de recursos para universidades de regiões em desenvolvimento.</p><p>Desde 2001, Norte, Nordeste e Centro-Oeste recebem obrigatoriamente 30% dos recursos federais para ciência.</p><p>"No começo, era preciso fazer um certo esforço para atingir a meta, porque alguns projetos das regiões em desenvolvimento não eram tão competitivos", afirma.</p><p>Com mais dinheiro, os grupos de pesquisa dessas regiões se fortaleceram.</p><p>"Mais recentemente, alguns editais [chamadas de financiamento para projetos de pesquisa] chegaram a ter mais de 30% para as regiões em desenvolvimento", diz.</p><p>Hoje, de acordo com Oliva, há grupos de pesquisa nordestinos que competem em igualdade com as universidades paulistas –caso da área de física da Universidade Federal de Pernambuco.</p><p>"Agora, é importante dar um passo além, e analisar também as desigualdades inter-regionais", afirma ele.</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Moda derruba filosofia entre as graduações mais procuradas</h1><div class="" style="font-weight:700;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:17px;font-family:Georgia,verdana,arial;color:rgb(0,0,0);letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><p style="margin:0px 0px 18px!important;font-family:Georgia,verdana,arial;font-weight:normal;line-height:22px;font-size:20px!important">Carreira entra na avaliação do ranking, que considera os 40 com mais calouros</p></div><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">PEDRO DINIZ</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block;letter-spacing:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA</span><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Entre a primeira citação em aula de desenho industrial na hoje Uerj (estadual do Rio), em 1962, até a marca atual de quase 150 cursos cadastrados pelo MEC (Ministério da Educação), a moda conseguiu romper preconceitos e a carência de profissionais.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Essa trajetória fez com que a área fosse, pela primeira vez, analisada no RUF.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">O ranking analisa 40 áreas com mais ingressantes em cada ano. Em 2013, referência para esta edição, moda passou filosofia nesse quesito.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A demanda por profissionais de moda é o principal fator, segundo os professores ouvidos pela reportagem, para a procura por graduações e cursos tecnológicos da área. A indústria do vestuário no Brasil já representa cerca de 10% do PIB industrial.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Coordenador do bacharelado em filosofia da USP, Homero Santiago entende que a entrada de moda e a saída de filosofia do grupo de mais procuradas ocorre mais pela consolidação da primeira.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Segundo ele, o ápice da procura por filosofia ocorreu há alguns anos, quando a matéria passou a ser obrigatória no ensino médio. "Já moda, como carreira relativamente nova, está se firmando."</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">AS MELHORES</b></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A lista das escolas mais bem colocadas em moda inclui nomes tradicionais do ensino da costura, como a paulistana Faculdade Santa Marcelina (4ª), e surpresas, como Uniasselvi (15ª), em Brusque (SC), e a Universidade Federal do Ceará (2ª).</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Elas estão situadas em importantes polos têxteis e, em geral, inauguraram cursos a pedido do empresariado.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">É o caso do curso da Universidade Estadual de Londrina (PR), implantado em 1997 e terceiro colocado no RUF. "Reconhecemos as demandas locais para adaptar o currículo", diz a professora Patrícia de Mello Souza.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Ela integrou a comissão do MEC que avaliava cursos com foco no vestuário. Em 2006, a pasta definiu que a espinha dorsal dessas graduações fosse o design.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><b style="font-weight:bold">POLÊMICA</b></p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">A decisão causa controvérsia. Ao incluir moda no escopo do design –e não separados– grades curriculares e cargas horárias de cada disciplina ficaram muito heterogêneas entre as escolas.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Moda é design, é um produto e deve ser tratado como tal na academia", defende Souza, ex-membro da comissão do MEC.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Para Eloize Navalon, coordenadora do curso de design de moda da Universidade Anhembi Morumbi (primeiro no RUF), a inexistência de denominação clara impossibilita a "criação de diretrizes claras para a grade do curso".</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Há cursos que combinam marketing com design. Isso causa confusão nos alunos e desvia o bacharelado da função de aprofundar o conhecimento em cada área", diz.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Hoje, mestrandos e doutorandos têm de guiar suas linhas de pesquisa em moda dentro de outras áreas, como design e comunicação.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">Para a diretora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, Katia Castilho, o interesse pela produção científica de moda no país tem crescido, mas ainda enfrenta resistências.</p><p style="color:rgb(0,0,0);font-family:Georgia,verdana,arial;font-size:18px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:normal;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)">"Há muita procura por cursos técnicos de vestuário. Os alunos deixam de pensar moda, porque para muitos é mais bacana fazer desfile do que pesquisa", diz.</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">Curso para estilista no Ceará vai de 'puxadinho' a vice-campeão</h1><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">(PD)</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA</span><p>Sentados no laboratório de desenho da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, os alunos do bacharelado em design de moda da instituição, com idades entre 18 e 24 anos, falavam à<span class=""> </span><b style="font-weight:bold">Folha</b><span class=""> </span>sobe as agruras de estudar no segundo melhor curso de moda do país, segundo o RUF.</p><p>"Muitos alunos de outros departamentos acham que é um curso de patricinha. Ainda há preconceito", diz a estudante Jennifer Mello, 19. "Temos sempre de mostrar às pessoas que não vivemos numa bolha", afirma Deyvison Freitas, 20.</p><p>Apesar dos desabafos, já houve tempos piores. A graduação começou em 1993 com uma estrutura de puxadinho no departamento de economia doméstica.</p><p>Agora, com 305 alunos matriculados, abocanhou boa parte dos R$ 15 milhões destinados a nova reforma do Instituto de Cultura e Arte da UFC, onde está instalado.</p><p>"Hoje somos protagonistas do ensino de moda no Ceará, mas no começo nenhum departamento queria abrir as portas para o curso. Foi um processo de identificar as demandas de alunos e adaptá-las à estrutura disponível", diz o vice-reitor da universidade, Custódio de Almeida. "Agora o curso tem um dos corpos docentes mais estabilizados", afirma.</p><p>Quase todos os professores são ex-alunos do curso, o primeiro de moda do Estado, que fizeram mestrado e doutorado fora do país.</p><p>O curso de design de moda da universidade, enviou neste ano 16 bolsistas para o exterior através do programa Ciência Sem Fronteiras.</p><p>Apoiados por uma indústria confeccionista pujante, os alunos, como na maioria dos cursos de moda no país, sonham em ser estilistas.</p><p>"Percebemos que é importante olhar para fora. O mercado é enorme aqui, ainda que existam muitas confecções de fundo de quintal, e no curso você vai descobrindo que o campo de atuação não se resume à criação de roupas", diz a bolsista Kaline Pereira, 23. Modelista e designer de estampas estão entre as carreiras possíveis para quem estuda moda.</p><p class="" style="text-transform:uppercase;font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:18px;line-height:22px;font-family:Georgia,verdana,arial!important;color:rgb(255,0,0)">ANÁLISE</p><h1 itemprop="headline" class="" style="font-weight:300;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:45px;line-height:47px;font-family:folhaii-heavy,serif;margin:10px 0px 15px;color:rgb(0,0,0)">A escola particular se fortalece, mas pública agoniza</h1><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">ROGÉRIO MENEGHINI</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">ESTÊVÃO GAMBA</span><span class="" style="font-weight:bold;font-style:normal;font-variant:normal;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:arial,verdana,sans-serif;color:rgb(153,153,153);margin:0px;display:block">ESPECIAL PARA A FOLHA</span><p>A atual crise universitária nos faz considerar o que, dos resultados do RUF, podemos prever para o futuro próximo.</p><p>O RUF deste ano ranqueou 192 universidades: 95 privadas e 97 públicas. A primeira consideração tem a ver com os recursos captados para pesquisa junto a agências de fomento federais (CNPq e Capes) e fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs).</p><p>No ranking deste ano, que tem como base os dados de 2013, vimos que as universidades arrecadaram mais de R$ 4 bilhões para pesquisa.</p><p>Desse total, 8,1% couberam às particulares. Parece pouco, mas é importante destacar que, desde a primeira edição do RUF, em 2012, com dados de 2010, o total arrecadado para pesquisa por essas universidades cresceu 92%, ante 42% nas públicas.</p><p>Do total de publicações científicas, 8,3% cabem às universidades privadas, sendo que 30 delas são responsáveis por 71% dos trabalhos acadêmicos contabilizados nesta edição do RUF (ou 7.466 artigos científicos). Não resta dúvida de que tem havido aumento significativo na performance das particulares.</p><p>Já o prestígio das instituições públicas não pode ser generalizado: apenas uma elite de cerca de 20 delas se destaca com ao menos uma publicação por docente no período de dois anos.</p><p>Grande parte das demais são universidades criadas nos anos mais recentes e atuam de forma precária, do ponto de vista de condições materiais e de qualificação do corpo docente.</p><p>Nos tempos mais recentes a qualificação das públicas tende a se deteriorar, com greves prolongadas e fragilidade financeira.</p><p>É muito provável que estejamos caminhando para situação similar àquela que nos anos 1960-1970 ocorreu com os colégios públicos, que passaram de escolas de elite a instituições pobres estruturalmente e desprovidas de corpo docente qualificado.</p><p>Nos próximos anos, é provável que as famílias de classe média e alta procurem universidades ou outras instituições de curso superior com corpo docente bem qualificados e bem pago e infraestruturas de qualidade. É ainda provável que a maioria destas instituições seja privada.</p><p>A partir dos resultados do ranking é de se esperar que algumas destas instituições procurem ter parte do corpo docente que se dedica à pesquisa (os recursos são públicos e essa atividade pode trazer prestígio à instituição).</p><p>Outras vão se dedicar apenas ao ensino, buscando um corpo docente de qualidade.</p><p>Universidade sem pesquisa científica seria criação brasileira, já que não existe em nenhum outro lugar. O MEC, por sua vez, teria que desqualificá-las como tais ou criar nova nomenclatura, como a de "universidade de ensino".</p><ul class="" style="margin:15px 0px 10px;padding:0px;list-style:outside none none;height:20px;color:rgb(0,0,0);font-family:Arial,Helvetica,sans-serif;font-size:16px;font-style:normal;font-variant:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;line-height:22.4px;text-align:start;text-indent:0px;text-transform:none;white-space:normal;word-spacing:0px;background-color:rgb(255,255,255)"><br class=""></ul><br></div>