<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=utf-8">
<title></title>
</head>
<body style="font-family:Arial;font-size:14px">
<p>Ola a todos,<br>
No dia 25/9, sexta feira às 16 horas na sala B-2 do IME-USP teremos o<br>
Seminário de Educação Estatística do mês de setembro.<br>
Vamos receber a professora Carine Savalli da UNIFESP. O título do<br>
seminário é: "O ensino da Estatística contextualizado: um exemplo na<br>
área de Psicologia".<br>
O resumo da apresentação vai abaixo e todos são bem vindos.<br>
A transmissão pela internet será feita no link:<br>
<br>
<a href="http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29803" target="_blank">http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29803</a><br>
<br>
Perguntas poderão ser enviadas a esse email (marcos@ime.usp.br) e<br>
tentarão ser repassadas ao apresentador.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística<br>
IME-USP<br>
_________<br>
"O ensino da Estatística contextualizado: um exemplo na área de<br>
Psicologia"<br>
Profa Carine Savalli Redigolo- Universidade Federal de São Paulo<br>
Resumo:<br>
O professor de Estatística que ensina conteúdo básico para outras áreas<br>
de conhecimento enfrenta grandes desafios. Desmotivação, emoções<br>
negativas como medo, raiva e ansiedade interferem no processo de<br>
aprendizagem. Somado a isso, os exemplos de aplicação dos livros<br>
didáticos, na maior parte das vezes, não atraem os alunos por estarem<br>
distantes da sua realidade profissional. Cabe ao professor a tarefa de<br>
aproximar a Estatística destas áreas, trazendo exemplos de pesquisas que<br>
despertem interesse e façam os próprios alunos formularem perguntas que<br>
possam ser respondidas usando métodos estatísticos. Uma experiência<br>
utilizando este ensino contextualizado para um curso de graduação de<br>
Psicologia, que vem produzindo resultados satisfatórios quanto ao<br>
envolvimento e aprendizado dos alunos, será apresentada neste seminário.<br>
Questões referentes à dedicação do professor também serão discutidas.</p>
</body>
</html>