<div dir="ltr"><div><div><div>Prezad@s redistas,<br><br></div><div>Para estimular o debate, se alguém tiver o interesse:<br></div><div><br>Há pesquisas apontando para uma diminuição no <i>attention span</i> das pessoas. A revolução dos dispositivos móveis começou aproximadamente em 2000. Para se ter uma ideia, em 2000 foi estimado que o <i>attention span</i> médio dos humanos era de 12 segundos, hoje em dia ele caiu para <b>oito</b> segundos (não sei qual o erro padrão para essa estimativa). Acredita-se que o <i>goldfish</i> tem um <i>attention span</i> de <b>nove</b> segundos. Dizem na mesma pesquisa¹ que hoje as pessoas executam mais tarefas simultaneamente, porém há também várias outras pesquisas questionando a qualidade dessas tarefas simultâneas, como era de se esperar.<br></div><br></div><div>Lukasz Sebastian Gottwald², conhecido como Dr. Luke, é o produtor de diversas músicas famosas. Segundo André Barcinski³, o Dr Luke tem uma fórmula quase  matemática para manter presa a atenção das pessoas, ele precisa ter um "gancho a cada sete ou oito segundos, uma qualidade de som ribombante para soar grandiosa em fones de ouvido (daí o uso excessivo de compressão), e não pode perder tempo até chegar ao refrão." Bom, queiramos nós ou não, os alunos escutam muitas músicas e a maneira como eles entendem o mundo e se comunicam (em nível social e biológico) é afetada por elas.<br><br></div>Num mundo bombardeado por músicas, fluxo de informações e literaturas que tendem a diminuir o <i>attention span</i> médio das pessoas, poucas destas conseguem se manter concentradas para ler textos de autores clássicos (como, por exemplo,  Homero, Hesíodo, Sófocles, Platão, Aristóteles, Tolstoi, Turgueniév, Dostoiévisk, Goete, entre outros); as pessoas parecem preferir ler o resumo de uma sinopse já interpretada, se não for longa, é claro. Lembro de vários intelectuais famosos, brasileiros e de outros países, relatarem ter lido alguns clássicos dezenas ou até mesmo centenas de vezes. Não acho que seja o caso de discutirmos aqui a importância dos clássicos na criação de novas ideias, portanto não vou entrar no assunto.<br><br>Minha pergunta é:  Qual a estratégia para manter pessoas com um <i>attention span</i> médio de oito segundos interessadas no assunto dado em sala? espero que não seja encontrar um gancho a cada sete segundos para mantê-las interessadas, assim só reforçaríamos a tendência à capacidade de concentração de peixe.<br><br>Parece haver um desencontro fundamental de exigências. Por um lado, as pessoas vivem num mundo onde é necessário apenas 8 segundos de amplitude de concentração, por outro lado, os assuntos estudados na academia exigem muito mais do que 8 segundos de concentração. Não acho que a academia deva se curvar aos ditames da modernidade, e também não acho que ela deva ignorar os problemas atuais. <br><br>É possível termos uma educação de qualidade com essa amplitude média de concentração das pessoas? Para mim é um problema de princípios e valores que a nossa sociedade mundial embarcou há muito tempo, estamos colhendo os resultados e para mudar não será fácil, nem sei se é possível. Talvez só com após a próxima grande crise intelectual (atual?) os paradigmas mudem para outro rumo.<br></div><div><br><br><div><div>Notas (links relacionados): <br>1. <a href="http://www.pressreader.com/canada/ottawa-citizen/20150513/281505044792931/TextView">http://www.pressreader.com/canada/ottawa-citizen/20150513/281505044792931/TextView</a><br>2. <a href="http://www.newyorker.com/magazine/2013/10/14/the-doctor-is-in">http://www.newyorker.com/magazine/2013/10/14/the-doctor-is-in</a><br>3. <a href="http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/acha-a-musica-pop-atual-um-lixo-agradeca-a-esse-cara-20150331/">http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/acha-a-musica-pop-atual-um-lixo-agradeca-a-esse-cara-20150331/</a><br><div>    <br></div></div></div></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">2015-09-23 15:55 GMT-03:00 Vermelho <span dir="ltr"><<a href="mailto:vermelho2@gmail.com" target="_blank">vermelho2@gmail.com</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:comic sans ms,sans-serif;font-size:small">Caramba! </div><div class="gmail_default" style="font-family:comic sans ms,sans-serif;font-size:small">Esse tema é fundamental!</div></div><div class="gmail_extra"><br clear="all"><div><div><div dir="ltr"><span></span><span></span>Vermelho<br>F.: (21) 2501 2332 - casa<br>           2142 0473 - IBGE</div></div></div>
<br><div class="gmail_quote"><div><div class="h5">Em 23 de setembro de 2015 15:40,  <span dir="ltr"><<a href="mailto:marcos@ime.usp.br" target="_blank">marcos@ime.usp.br</a>></span> escreveu:<br></div></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div class="h5"><u></u>





<div style="font-family:Arial;font-size:14px">
<p>Ola a todos,<br>
No dia 25/9, sexta feira às 16 horas na sala B-2 do IME-USP teremos o<br>
Seminário de Educação Estatística do mês de setembro.<br>
Vamos receber a professora Carine Savalli da UNIFESP. O título do<br>
seminário é: "O ensino da Estatística contextualizado: um exemplo na<br>
área de Psicologia".<br>
O resumo da apresentação vai abaixo e todos são bem vindos.<br>
A transmissão pela internet será feita no link:<br>
<br>
<a href="http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29803" target="_blank">http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29803</a><br>
<br>
Perguntas poderão ser enviadas a esse email (<a href="mailto:marcos@ime.usp.br" target="_blank">marcos@ime.usp.br</a>) e<br>
tentarão ser repassadas ao apresentador.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística<br>
IME-USP<br>
_________<br>
"O ensino da Estatística contextualizado: um exemplo na área de<br>
Psicologia"<br>
Profa Carine Savalli Redigolo- Universidade Federal de São Paulo<br>
Resumo:<br>
O professor de Estatística que ensina conteúdo básico para outras áreas<br>
de conhecimento enfrenta grandes desafios. Desmotivação, emoções<br>
negativas como medo, raiva e ansiedade interferem no processo de<br>
aprendizagem. Somado a isso, os exemplos de aplicação dos livros<br>
didáticos, na maior parte das vezes, não atraem os alunos por estarem<br>
distantes da sua realidade profissional. Cabe ao professor a tarefa de<br>
aproximar a Estatística destas áreas, trazendo exemplos de pesquisas que<br>
despertem interesse e façam os próprios alunos formularem perguntas que<br>
possam ser respondidas usando métodos estatísticos. Uma experiência<br>
utilizando este ensino contextualizado para um curso de graduação de<br>
Psicologia, que vem produzindo resultados satisfatórios quanto ao<br>
envolvimento e aprendizado dos alunos, será apresentada neste seminário.<br>
Questões referentes à dedicação do professor também serão discutidas.</p>
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abe mailing list<br>
<a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a><br>
<a href="https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe" rel="noreferrer" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe</a><br>
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