<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=utf-8">
<title></title>
</head>
<body style="font-family:Arial;font-size:14px">
<p>Ola a todos,<br>
Lembramos que teremos Seminário de Educação Estatística dia 20/maio, sexta-feira, às 16 horas na sala B-2 do IME-USP.<br>
O título será: "Em diálogo: Vygotsky e o ensino de Estatística".<br>
Nossa convidada é a professora Maria Otília Guimarães Ninin da Unip e da COGEAE-PUC-SP, que tem experiência na formação de professores.<br>
O resumo da apresentação vai a seguir.<br>
Todos são bem vindos e os que desejarem acompanhar pela internet o link é o seguinte: <a href="http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=33006" target="_blank">http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=33006</a><br>
<br>
Perguntas podem ser enviadas ao meu email (marcos@ime.usp.br) que tentarei repassar à apresentadora.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
<br>
scujo título da apresentação será:sNa semana que vem envio mais detalhes e o link para os que desejarem<br>
acompanhar o seminário pela internet.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
<br>
__________<br>
TíTULO: Em diálogo: Vygotsky e o ensino de Estatística<br>
APRESENTADORA: Maria Otília Guimarães Ninin<br>
RESUMO:<br>
Partindo-se do pressuposto de que a Estatística está presente no cotidiano de todos nós e constitui um <em>locus</em> de desenvolvimento da criticidade do sujeito, objetiva-se, nesta comunicação, discutir características de intervenção em situações de ensino-aprendizagem com vistas ao letramento estatístico. Os conceitos de <em>Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD)</em> e <em>Mediação</em>, utilizados por Vygotsky, serão retomados com foco na organização colaborativa da linguagem na produção do conhecimento e na relevância de perguntas de natureza epistêmica, argumentativa e pragmática. À luz desses conceitos, serão discutidos instrumentos utilizados para o desenvolvimento de atividades estatísticas que priorizam as ações de descobrir, questionar, analisar, comparar, estabelecer relações, hipotetizar, criticar, avaliar, sintetizar, argumentar, criar e sistematizar.<br>
__________<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística<br>
IME- USP</p>
</body>
</html>