<div dir="ltr"><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Colegas, </font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif">Parabenizo o Cribari pela postagem do artigo da Profa. Suzana <span style="font-size:12.8px">Herculano-Houzel. Aqui no Brasil, fazer ciência é como 'matar um leão por dia', como diz a Denise, e como vivenciam quase todos os que atuam em universidades da esfera pública. </span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px"><br></span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px">A professora </span></font><span style="font-family:verdana,sans-serif">Suzana </span><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px">relata o tratamento recebido quanto à questão das prestações de contas. Há excesso </span></font><span style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:12.8px">de regulação na utilização dos fundos públicos e </span><span style="font-size:12.8px;font-family:verdana,sans-serif">de burocracia na comprovação das pequenas despesas. Isto decorre, em parte, da percepção de que 'todos são desonestos, até que provem o contrário', pois são tantas as irregularidades na administração de fundos públicos que o sistema evoluiu dessa maneira. Lamentável, e ineficiente, haja visto que tal regulação e burocracia pesadas não tem conseguido impedir a atuação de verdadeiras quadrilhas organizadas para apropriar-se dos recursos públicos.</span></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px"><br></span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px">Precisamos encontrar outras formas de fazer as coisas, mas não vai ser fácil. As corporações envolvidas são fortes.<br></span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px"><br></span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px">Mas que isso não iniba a vontade de mudar e a discussão de alternativas.</span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px"><br></span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px">Saudações, enviadas de Salvador, onde participo de uma excelente Reunião da RBRAS.</span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px"><br></span></font></div><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif"><span style="font-size:12.8px">Pedro.</span></font></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 24 de maio de 2016 14:06, Francisco Cribari <span dir="ltr"><<a href="mailto:cribari@de.ufpe.br" target="_blank">cribari@de.ufpe.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>O artigo abaixo contém, creio, uma reflexão relevante. Aqueles que trabalham em universiidades públicas brasileiras e que estão comprometidos com atividades de pesquisa precisam, em caráter quase cotidiano, dividir seu tempo com tarefas que nada têm a ver com pesquisa, ensino e orientação de alunos. Precisam desempenhar tarefas de secretariado, cuidar de tarefas básicas e não tão básicas de informática, gastar tempo e esforço para enviar uma correspondência via SEDEX, resolver problemas relacionados à manutenção e ao conserto de equipamentos, cuidar de compras de passagens aéreas e reservas de hotel, elaborar, sem qualquer apoio administrativo, relatórios e prestações de contas de projetos de pesquisa e de organização de eventos e a lista segue. As atividades de pesquisa e até mesmo as atividades de ensino do docente terminam sendo, em alguma extensão, afetadas negativamente. Precisamos caminhar para uma estrutura organizacional mais eficientes em nossas universidades públicas. Fica a reflexão. <br><br></div>Abraços, FC  <br><div><br><br>Folha de São Paulo, 24 de maio de 2016 <br><br>Ciência eficiente<br><br>Suzana Herculano-Houzel<br><br>Ah, como é bom poder fazer meu trabalho. Minha nova casa, a Universidade Vanderbilt, é uma universidade particular nos EUA, e como tal pode ser administrada como qualquer empresa preocupada com eficiência. Isso significa que pessoas treinadas em administração fazem seu trabalho de administrar, e pessoas treinadas em pesquisa podem fazer seu trabalho de pesquisar.<br><br>Deveria parecer óbvio, mas os 14 anos que passei na UFRJ e a experiência compartilhada por inúmeros colegas mostram que esse não é o caso nas universidades públicas do Brasil, nossos centros de excelência em pesquisa. Nelas, cientistas perdem tempo tendo que improvisar nas funções de administrador, agente de compras e viagem, contador, técnico em informática, eletricista e o que mais for necessário. Tipicamente, não contamos com apoio estruturado nas universidades -ou ele não é nem eficaz nem eficiente. Somente professores titulares na UFRJ contam com apoio secretarial.<br><br>Ao contrário, em poucos dias na Vanderbilt, já conto com o apoio de uma pessoa que cuida de compras (basta eu enviar um link do produto desejado), outra que gerencia meus fundos para pesquisa (e sabe o quanto eu gastei por meio do responsável pelas compras), mais uma que resolve tudo relacionado a TI (e providenciou um IP fixo para um computador no dia seguinte). Temos um sistema on-line de reembolso de pequenas despesas e uma agência de viagens à disposição.<br><br>Em meu instituto na UFRJ, levei meses para conseguir um IP fixo -que foi desconfigurado semanas depois. Uma tentativa de montar um serviço de contabilidade que fizesse nossas prestações de contas deu por água por conta da tentativa do instituto de cobrar uma porcentagem do valor dos auxílios administrados, o que as agências de fomento não autorizam. Eu era tratada como ladra quando tinha que provar na Faperj que havia de fato viajado a trabalho, apresentando um sem-fim de comprovantes.<br><br>Mas concluir que universidades públicas não podem ser administradas eficientemente por serem públicas seria uma falácia; aqui nos EUA universidades públicas como a da Califórnia dão o exemplo. Claro que a impossibilidade de punir ou desligar funcionários ineficientes no sistema brasileiro não ajuda. Mas vontade institucional ainda assim poderia ir longe se montasse um sistema que permitisse aos cientistas apenas fazer ciência. <br><br></div></div>
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<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif"><b>ISI President 2015-2017</b><br>IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas</font></div><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - National School of Statistical Sciences<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div></div></div></div></div>
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