<div dir="ltr">Prezadas Márcia e Doris,<br><div><br>Parece haver um consenso entre os pesquisadores da área de educação de que a doutrinação política e ideológica no ensino é necessária e inevitável para que os <i>oprimidos</i> possam ascender à sociedade. Essa perspectiva é ecoada no artigo "O papel social do professor: uma contribuição da filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor'' por Maria José F.~Ruiz:<br><br><blockquote style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex" class="gmail_quote">"Segundo Gadotti (1998), faz-se mister que o professor se assuma enquanto um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado está, pois se apoiando nos ideais freireanos, ou se está a favor dos oprimidos ou contra eles. Posicionando-se então este profissional não mais neutro, pode ascender à sociedade usando a educação como instrumento de luta, levando a população a uma consciência crítica que supere o senso comum, todavia não o desconsiderando.'' (Ruiz, 2003)<br></blockquote><br>Esta é a narrativa utilizada por alguns intelectuais das ciências humanas. A questão que vai de encontro a este discurso é que os "dois lados'' descritos acima fazem parte de uma ficção. É um dos possíveis olhares sobre as relações sociais, pois várias outras narrativas e significações para os conceitos oprimidos e opressores podem ser construídas. <br><br>Schopenhauer defendia que para se fazer uma análise objetiva, honesta e precisa era necessário idealmente se distanciar do objeto de estudo, ou seja, seria necessário excluir os afetos e as paixões da atividade intelectual; esse seria o puro sujeito de conhecimento para Schopenhauer. Nietzsche contestou esse ideal dizendo que é impossível remover os afetos e as paixões das análises intelectuais. Isso, num primeiro momento, parece ir ao encontro do que defendem alguns intelectuais brasileiros sobre a doutrinação ideológico-partidária no ensino. Mas é só num primeiro momento, pois, para Nietzsche, não basta ter apenas uma paixão, é necessário ter várias paixões. Para uma análise substancial, Nietzsche sugere experimentar com paixão o objeto da análise em suas diferentes vertentes/vieses/interpretações. Esse é o jogo entre os conceitos apolíneo (relacionado àquele estado de contemplação ao longe) e dionisíaco (relacionado à embriaguez, às paixões). Alguns intelectuais parecem estar presos no estado dionisíaco de um dos vieses, e têm a plena convicção de que essa única paixão é necessária e suficiente para uma análise intelectual das relações humanas.<br><br>Como definir os conceitos oprimidos e opressores? Poder-se-ia considerar que qualquer pessoa que doutrine e tenha o Poder da Palavra é um tipo de opressor. Talvez o opressor que mais <i>oprime</i>, pois o doutrinador Dono-da-Palavra impõe aos outros a sua forma de pensar, a sua estrutura mental, a sua interpretação do mundo, faz o outro mudar de ideia, impõe seus valores, impõe seus princípios, seu ritmo, diz o que é certo e o que é errado, muda a moral, muda a ética, etc. O oprimido é aquele que é seduzido pelo pensamento do outro, é o esfarrapado das ideias, é o carente da linguagem, é o vulnerável intelectual, e assim por diante. O doutrinador seria, segundo este critério, um opressor que deseja manter seus oprimidos aprisionados em seu universo de significações. Infelizmente, os desfechos reais de quaisquer doutrinações dificilmente serão aqueles previstos pela doutrina ideológica, simplesmente porque os seres humanos são mais complexos do que os agentes definidos em uma teoria ideológica. <br><br>Para exemplos de doutrinação ideológica gravíssima no ensino básico, recomendo a tese de doutorado “Doutrinação:a Influência do Pensamento Gramsciano na Geografia Crítica Escolar Brasileira” cujo resumo segue abaixo:<br><br><blockquote><b>Resumo</b>: <br>A tese, "Doutrinação: a Influência do Pensamento Gramsciano na
Geografia Crítica Escolar Brasileira", em síntese, procura demonstrar
que a Geografia radical ou crítica escolar de matiz marxista,
apresenta-se comprometida com ideologias que manifestam,
prioritariamente, mote político em detrimento do científico. Ela vem
eivada de doutrinação ideológica que se antepõe e altera o processo de
produção e disseminação do conhecimento geográfico. O que abre
precedente ao contraponto weberiano que diz: a ciência e o ensino não
devem misturar-se ao político. Exibe evolução do pensamento gramsciano,
sua elaboração pedagógica, bem como algumas categorias e conceitos
pertinentes à tese, destacando conceitos de hegemonia, escola única,
intelectuais, estado ampliado e sociedade civil. Mostra a prevalência da
Geografia Crítica na educação brasileira, assim como traça breve
evolução paradigmática da Geografia Acadêmica, seus antecedentes, seu
caráter educativo e sua institucionalização no Brasil. Constata a
influência de Antonio Gramsci na Geografia Crítica escolar brasileira,
por meio de Análise de Conteúdo e forma de comunicação discursiva.
Sistematiza Análises de Conteúdo, Documentos (de Bardin) e Impressões
Discursivas na disciplina de Geografia, mediante discursos restritos
(monólogo, diálogos e grupos restritos) e discursos abrangentes
(comunicação de massa) presentes nas DCEs de Geografia do Estado do
Paraná e conteúdos expressos nos livros didáticos de Geografia, além de
impressões discursivas de professores e coordenadores
técnico-pedagógicos de geografia. Estas, mediante fragmentos de
conteúdos discursivos (Leitura Flutuante), mostram que a influência
gramsciana ocorre nas entrelinhas, por meio de vários autores que muitas
vezes não citam, mas usam de seu pensamento, seus temas, seus conceitos
e suas categorias. PALAVRAS-CHAVE: Gramsci, Geografia Escolar Crítica,
Ensino de Geografia, Doutrinação Ideológica, Ciência e Política na
Educação. <br><br></blockquote><b>Referência</b>:<br>Ruiz, M.J.F. (2003). O papel social do professor: uma contribuição da filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor, <i>Revista Iberoamericana de Educación,</i> <b>33</b>, <a href="http://rieoei.org/rie33a03.htm">http://rieoei.org/rie33a03.htm</a><br><br>Correia, M.A. (2015). Doutrinação : a influência do pensamento gramsciano na geografia crítica escolar brasileira, <a href="http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38216">http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38216</a><br><div><div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">2016-06-03 8:13 GMT-04:00 Márcia Branco <span dir="ltr"><<a href="mailto:mbranco@ime.usp.br" target="_blank">mbranco@ime.usp.br</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Muito bom Doris! Obrigada por divulgar.<div><br></div><div>"<span style="color:rgb(153,153,153);font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:18px;line-height:26px">A doutrinação ideológica está presente nas escolas desde sempre "</span><span><font color="#888888"><br><div><br></div><div>Márcia Branco. </div></font></span></div></div><div><div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">2016-06-03 9:05 GMT-03:00 Doris Fontes <span dir="ltr"><<a href="mailto:dsfontes@gmail.com" target="_blank">dsfontes@gmail.com</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default"><font face="verdana, sans-serif" color="#000000">Sobre o projeto ESCOLA SEM PARTIDO - <a href="http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-falacia-da-escola-sem-partido-ou-do-pensamento-unico/" target="_blank">http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/a-falacia-da-escola-sem-partido-ou-do-pensamento-unico/</a></font><br></div></div><div><div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 3 de junho de 2016 05:01, Elias Teixeira Krainski via abe <span dir="ltr"><<a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">
<div bgcolor="#FFFFFF" text="#000000">
Bom dia, <br>
<br>
Só vou me atentar a um pequeno detalhe: dados. Acredito que o IBGE
(entre outros) e nós, em geral, poderíamos contribuir contra o um
bombardeio de desinformação ou informação errada. A título de
exemplo, já vi gráfico errado que alguém postou no Facebook sobre o
crescimento do PIB em vários governos. Também sobre inflação. Muitos
de nós aqui poderia simplesmente fazer o gráfico com os dados
corretos. Dados esses que são públicos.<br>
<br>
Abraços,<br>
Elias<div><div><br>
<br>
<div>On 03/06/16 07:45, Alexandre Galvão
Patriota wrote:<br>
</div>
<blockquote type="cite">
<div dir="ltr">
<div>
<div>
<div>
<div>Realmente vivemos numa era das trevas e da
desinformação. Infelizmente as pessoas baseiam suas
crenças em manchetes sensacionalistas, sejam da grande
mídia, blogs, facebook, whatsapp, etc. Não acho que
sairemos dessa era tão cedo, pois ler fontes primárias
dá trabalho e poucas pessoas realmente querem entender
com mais profundidade, infelizmente quer-se apenas um
motivo para gritar. <br>
</div>
<br>
Hoje em dia pequenos grupos se organizam para
manter/aumentar privilégios específicos para classes
específicas usando discursos demagógicos. Ninguém está
disposto a tirar da própria carne, e sempre a corda
estoura do lado do grupo mais fraco (menos organizado).
Pelo visto essa irracionalidade permanecerá por bastante
tempo no Brasil.<br>
<br>
</div>
Só para esclarecer um ponto. O Alexandre Frota entregou o
projeto da Escola Sem Partido, não foi ele que escreveu o
projeto. Não estou dizendo que o projeto é relevante ou não,
eu não o li na integra, mas sei que o projeto pretende
excluir a ideologia partidária bem conhecida que ocorre nas
escolas de ensino básico.<br>
<br>
</div>
<div><br>
</div>
</div>
<div>
<div>
<div>
<div class="gmail_extra"><br>
<div class="gmail_quote">2016-06-02 23:49 GMT-04:00
Pledson Guedes de Medeiros <span dir="ltr"><<a href="mailto:pledson@ccet.ufrn.br" target="_blank"></a><a href="mailto:pledson@ccet.ufrn.br" target="_blank">pledson@ccet.ufrn.br</a>></span>:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">Caros,<br>
Muito boa a reportagem do Valor Econômico que trata
da forma de mudança,<br>
ou seria descaracterização que se deseja no IBGE?
Não sei...<br>
<br>
Mas não é surpresa pois esse CHOQUE de gestão, em 20
dias, fechou o<br>
Ministério da Cultura, fechou o Ministério de
ciência e Tecnologia e o<br>
Ministro da Educação, pasmem, recebeu em seu
gabinete, o "ator" Alexandre<br>
Frota, que protocolou um documento com pontos para
modernização da<br>
Educação no país...<br>
Nada contra o, digamos, ator, mas confesso que estou
ansioso para ver este<br>
documento com as Novas Diretrizes a serem adotadas
na educação. Será que o<br>
Frota deu sugestões para mudanças no Ensino
Superior? Isso para não falar<br>
que o próprio ministro havia dito que iria
incentivar a pós paga<br>
(profissionalizante), pois as universidades
precisavam atrair recursos...<br>
<br>
Quanto ao funcionamento de órgãos públicos, onde
pessoas assumem chefias<br>
muitas vezes sem querer, é bom lembrar que o fazem
para dar a sua<br>
contribuição também na parte administrativa, e assim
como no IBGE existe<br>
um corpo técnico comprometido e capaz, isso também
existe nas Federais e<br>
em outros órgãos públicos.<br>
Dizer que existem Muitos órgãos públicos que
funcionam de forma<br>
ineficiente é desrespeitar os que deram duro para
construir diversas<br>
instituições sérias e eficientes que temos hoje no
país, como o IBGE, o<br>
IMPA, Institutos como o do Cérebro-UFRN, as
Federais, os IFRNs, etc...<br>
<br>
E por falar em Instituto Millenium (IMIL), um de
seus membros-fundadores,<br>
o Rodrigo Constantino, também é Presidente do
Conselho do Instituto<br>
Liberal, que acabou de publicar o texto “Complicação
como método<br>
ideológico” que teve uma repercussão negativa por
ofender a comunidade<br>
cientifica, vejam nota de retratação abaixo<br>
<br>
<a href="http://jornalggn.com.br/noticia/instituto-liberal-pede-desculpas-por-enquadrar-fisica-quantica-como-instrumento-marxista" rel="noreferrer" target="_blank">http://jornalggn.com.br/noticia/instituto-liberal-pede-desculpas-por-<br>
enquadrar-fisica-quantica-como-instrumento-marxista</a><br>
<br>
Como bem disse o Basílio, entramos na era das
trevas, mas tenho a ligeira<br>
impressão que logo sairemos dela, tamanho o CHOQUE
de gestão e falta de<br>
habilidade das pessoas indicadas...<br>
Como diz o ditado, quem vai com muita sede ao
pote...<br>
Att<br>
<br>
Pledson Guedes de Medeiros<br>
Professor Associado<br>
Sala 73 - Departamento de Estatística - CCET - UFRN<br>
<br>
#StopTheCoulpInBrazil<br>
<span><br>
<br>
---------- Original Message -----------<br>
From: Doris Fontes <<a href="mailto:dsfontes@gmail.com" target="_blank">dsfontes@gmail.com</a>><br>
To: Dione Maria Valenca <<a href="mailto:dione@ccet.ufrn.br" target="_blank"></a><a href="mailto:dione@ccet.ufrn.br" target="_blank">dione@ccet.ufrn.br</a>><br>
Cc: abe <<a href="mailto:abe-bounces@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe-bounces@lists.ime.usp.br</a>>,
"<a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>"
<abe-<br>
<a href="mailto:l@ime.usp.br" target="_blank">l@ime.usp.br</a>><br>
</span><span>Sent: Thu, 2 Jun 2016 20:56:38 -0300<br>
Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo presidente<br>
<br>
</span>> Valor Econômico:<br>
> <a href="http://www.valor.com.br/brasil/4585317/corpo-tecnico-do-ibge-ve-" rel="noreferrer" target="_blank">http://www.valor.com.br/brasil/4585317/corpo-tecnico-do-ibge-ve-</a><br>
<div>
<div>> conflito-de-interesse-em-novo-presidente<br>
><br>
> Em 2 de junho de 2016 17:45, Dione Maria
Valenca <<a href="mailto:dione@ccet.ufrn.br" target="_blank">dione@ccet.ufrn.br</a>><br>
> escreveu:<br>
><br>
> ><br>
> ><br>
> > Totalmente de acordo com o professor
Basílio.<br>
> ><br>
> > Saudações<br>
> ><br>
> > Dione Maria Valença<br>
> > UFRN<br>
> ><br>
> > #StopTheCoulpInBrazil<br>
> ><br>
> > --<br>
> > Open WebMail Project (<a href="http://openwebmail.org" rel="noreferrer" target="_blank"></a><a href="http://openwebmail.org" target="_blank">http://openwebmail.org</a>)<br>
> ><br>
> ><br>
> > ---------- Original Message
-----------<br>
> > From: Basilio de Bragança Pereira <<a href="mailto:basilio@hucff.ufrj.br" target="_blank"></a><a href="mailto:basilio@hucff.ufrj.br" target="_blank">basilio@hucff.ufrj.br</a>><br>
> > To: <a href="mailto:matias.lima@ibge.gov.br" target="_blank">matias.lima@ibge.gov.br</a><br>
> > Cc: abe <<a href="mailto:abe-bounces@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe-bounces@lists.ime.usp.br</a>>,
"<a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>"
<<br>
> > <a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>><br>
> > Sent: Thu, 2 Jun 2016 14:58:22 -0300<br>
> > Subject: Re: [ABE-L] IBGE tem novo
presidente<br>
> ><br>
> > > Estamos voltando as trevas com
essa gente<br>
> > > Basilio<br>
> > ><br>
> > > Em 2 de junho de 2016 14:30, <<a href="mailto:matias.lima@ibge.gov.br" target="_blank"></a><a href="mailto:matias.lima@ibge.gov.br" target="_blank">matias.lima@ibge.gov.br</a>>
escreveu:<br>
> > ><br>
> > > > Gabriel<br>
> > > > Como muito bem colocado pela
Denise, eu também não!!!<br>
> > > ><br>
> > > > Saudações<br>
> > > > Matias<br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > > José Matias de Lima<br>
> > > > Escola Nacional de Ciências
Estatísticas - ENCE<br>
> > > > Rua André Cavalcanti 106<br>
> > > > 20 231-050 Santa Tereza -
Rio de Janeiro<br>
> > > > Sala 405<br>
> > > > Telefone (21) 2142 4676 ou
2142 4685<br>
> > > > <a href="mailto:e-mail%3Amatias.lima@ibge.gov.br" target="_blank">e-mail:matias.lima@ibge.gov.br</a><br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > > De: Denise Britz do
Nascimento Silva<br>
<<a href="mailto:denisebritz@gmail.com" target="_blank">denisebritz@gmail.com</a>><br>
> > > > Para: Gabriel Afonso
Marchesi Lopes<br>
<<a href="mailto:marchesilopes@hotmail.com" target="_blank">marchesilopes@hotmail.com</a><br>
> > >,<br>
> > > > Cc: "<a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank"></a><a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>"
<<a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>><br>
> > > > Data: 02/06/2016
14:17<br>
> > > > Assunto: Re: [ABE-L]
IBGE tem novo presidente<br>
> > > > Enviado por: "abe"
<<a href="mailto:abe-bounces@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe-bounces@lists.ime.usp.br</a>><br>
> > > >
------------------------------<br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > > Gabriel<br>
> > > ><br>
> > > > Não reconheço o IBGE, nem o
atual corpo gerencial do IBGE e nem a<br>
mim<br>
> > > > (como *servidora pública*)
na descrição colocada na sua mensagem.<br>
> > > ><br>
> > > > Saudações<br>
> > > ><br>
> > > > Denise<br>
> > > ><br>
> > > > Em 2 de junho de 2016 13:41,
Gabriel Afonso Marchesi Lopes <<br>
> > > > *<a href="mailto:marchesilopes@hotmail.com" target="_blank">marchesilopes@hotmail.com</a>*
<<a href="mailto:marchesilopes@hotmail.com" target="_blank">marchesilopes@hotmail.com</a>>>
escreveu:<br>
> > > > Prezados,<br>
> > > ><br>
> > > > Não conheço o indivíduo, mas
ao saber que ele escreve para o<br>
Instituto<br>
> > > > Millenium, já comecei vê-lo
com bons olhos, impressão que apenas<br>
foi<br>
> > > > melhorando ao tomar
conhecimento de suas qualificações e de seus<br>
> > textos.<br>
> > > > Passa-me a sensação de ser
alguém com visão e bom entendimento de<br>
> > mercado.<br>
> > > ><br>
> > > > É exatamente o que
precisamos nos órgãos públicos: Gestores com<br>
foco em<br>
> > > > eficiência, que busquem
melhorar a prestação de serviços à<br>
população<br>
> > > > concomitantemente com a
redução de custos e desperdícios, pois<br>
hoje o<br>
> > que<br>
> > > > mais vemos é servidor
público esbanjando verbas e aplicando mal<br>
aquilo<br>
> > que<br>
> > > > é do povo, às vezes por
má-fé (forma dolosa) e às vezes por<br>
imperícia<br>
> > > > (forma culposa), como nos
casos de chefes de departamentos e<br>
órgãos que<br>
> > > > fazem bobagens gigantescas
em razão de nossa estrutura<br>
administrativa<br>
> > no<br>
> > > > setor público permitir que
pessoas sem o mínimo de formação em<br>
direito,<br>
> > > > economia, contabilidade e
administração ocupem tais cargos.<br>
> > > ><br>
> > > > Abraços,<br>
> > > > --<br>
> > > > Gabriel Afonso Marchesi
Lopes<br>
> > > > Atuário MTb/MIBA nº 2.068<br>
> > > > Estatístico CONRE/4ª Região
nº 9.765<br>
> > > > Pós-graduado em Perícia e
Auditoria - NECON/UFRGS<br>
> > > > Currículo Lattes: *<a href="http://lattes.cnpq.br/3963674028217040*" rel="noreferrer" target="_blank"></a><a href="http://lattes.cnpq.br/3963674028217040*" target="_blank">http://lattes.cnpq.br/3963674028217040*</a><br>
> > > > <<a href="http://lattes.cnpq.br/3963674028217040" rel="noreferrer" target="_blank"></a><a href="http://lattes.cnpq.br/3963674028217040" target="_blank">http://lattes.cnpq.br/3963674028217040</a>><br>
> > > > Telefone: (0xx51) 9727.2524<br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > >
------------------------------<br>
> > > > Date: Tue, 31 May 2016
21:12:47 -0300<br>
> > > > From: *<a href="mailto:denisebritz@gmail.com" target="_blank"></a><a href="mailto:denisebritz@gmail.com" target="_blank">denisebritz@gmail.com</a>*
<<a href="mailto:denisebritz@gmail.com" target="_blank">denisebritz@gmail.com</a>><br>
> > > > CC: *<a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank"></a><a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>*
<<a href="mailto:abe-l@ime.usp.br" target="_blank">abe-l@ime.usp.br</a>><br>
> > > > Subject: Re: [ABE-L] IBGE
tem novo presidente<br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > > Dani<br>
> > > > a notícia apareceu pela
primeira vez hoje mais cedo numa matéria<br>
da<br>
> > Folha<br>
> > > > de São Paulo.<br>
> > > ><br>
> > > > No IBGE, ainda não fomos
comunicados formalmente mas acredito que<br>
> > amanhã<br>
> > a<br>
> > > > direção deve dar notícias
aos funcionários.<br>
> > > ><br>
> > > > Hoje o IBGE publicou a 75a
edição do Anuário Estatístico<br>
Brasileiro.<br>
> > > ><br>
> > > > *<a href="https://www.facebook.com/ibgeoficial/*" rel="noreferrer" target="_blank">https://www.facebook.com/ibgeoficial/*</a><br>
> > > > <<a href="https://www.facebook.com/ibgeoficial/" rel="noreferrer" target="_blank"></a><a href="https://www.facebook.com/ibgeoficial/" target="_blank">https://www.facebook.com/ibgeoficial/</a>><br>
> > > ><br>
> > > > Abraços<br>
> > > > Denise<br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > > Em 31 de maio de 2016 20:05,
Dani Gamerman <*<a href="mailto:dani@im.ufrj.br" target="_blank">dani@im.ufrj.br</a>*<br>
> > > > <<a href="mailto:dani@im.ufrj.br" target="_blank"></a><a href="mailto:dani@im.ufrj.br" target="_blank">dani@im.ufrj.br</a>>>
escreveu:<br>
> > > > Ele é Paulo Rabello de
Castro.<br>
> > > > Para saber mais sobre ele,
sugiro visita a<br>
> > > > *<a href="http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-castro/*" rel="noreferrer" target="_blank">www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-castro/*</a><br>
> > > > <<a href="http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de-castro/" rel="noreferrer" target="_blank"></a><a href="http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de" target="_blank">http://www.institutomillenium.org.br/author/paulo-rabello-de</a>-<br>
castro/><br>
> > > > onde ele publicou vários
textos.<br>
> > > ><br>
> > > > Abs<br>
> > > > Dani<br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > >
*************************************************<br>
> > > > Dani Gamerman<br>
> > > > Depto. de Métodos
Estatísticos (DME)<br>
> > > > Lab. de Sistemas
Estocásticos (LSE)<br>
> > > > Instituto de Matemática -
UFRJ<br>
> > > > *<a href="http://www.dme.ufrj.br/dani*" rel="noreferrer" target="_blank">http://www.dme.ufrj.br/dani*</a>
<<a href="http://www.dme.ufrj.br/dani" rel="noreferrer" target="_blank">http://www.dme.ufrj.br/dani</a>><br>
> > > > *<a href="http://www.statpop.com.br" rel="noreferrer" target="_blank">www.statpop.com.br</a>*
<<a href="http://www.statpop.com.br/" rel="noreferrer" target="_blank">http://www.statpop.com.br/</a>><br>
> > > > fbook: StatPop, twitter:
@blogStatPop<br>
> > > >
*************************************************<br>
> > > ><br>
> > > ><br>
> > > >
_______________________________________________<br>
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> > > ><br>
> > > ><br>
> > ><br>
> > > --<br>
> > > Basilio de Bragança Pereira, DIC
and PhD(Imperial College),<br>
> > > DL(COPPE) UFRJ-Federal University
of Rio de Janeiro *Titular<br>
> > > Professor of Bioestatistics and
of Applied Statistics (Retired)<br>
*FM-<br>
> > > School of Medicine and
COPPE-Posgraduate School of Engineering and<br>
> > > HUCFF-University Hospital
Clementino Fraga Filho. *Tel: 55 21 3938-<br>
> > 7045/7047/2618<br>
> > > <a href="http://www.po.ufrj.br/basilio/" rel="noreferrer" target="_blank">www.po.ufrj.br/basilio/</a><br>
> > ><br>
> > > *Mail Address:<br>
> > > Programa de Produção - COPPE/UFRJ<br>
> > > Centro de Tecnologia, Bloco F,
Sala105 - Ilha do Fundão<br>
> > > Caixa Postal 68507<br>
> > > CEP 21941-972 Rio de Janeiro,RJ<br>
> > > Brazil<br>
> > ------- End of Original Message
-------<br>
> ><br>
> >
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> > abe mailing list<br>
> > <a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a><br>
> > <a href="https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe" rel="noreferrer" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe</a><br>
> ><br>
------- End of Original Message -------<br>
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<div dir="ltr">Prof. Dr. Alexandre
G. Patriota,<br>
Department of Statistics,<br>
Institute of Mathematics and
Statistics,<br>
University of São Paulo, Brazil.<br>
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<a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a>
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