<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000">Prezados,</font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000"><br></font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000">convido a todos a participarem do próximo encontro do UseRS - Grupo de Usuários de R do Rio Grande do Sul.</font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000"><br></font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000">Este encontro ocorrerá no dia 27 de julho a partir das 9h, e será um evento satélite do 22° SINAPE, em Porto Alegre.</font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000"><br></font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000">Para participar do Meetup UseRS <b>não</b> será necessária a inscrição no SINAPE.</font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000"><br></font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000">Maiores detalhes em <a href="http://www.meetup.com/pt-BR/UseRS_/">http://www.meetup.com/pt-BR/UseRS_/</a></font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000"><br></font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000"><br></font></div><div class="gmail_default" style=""><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:14px;line-height:20px"><strong><span style="font-size:14pt">c) Evento Satélite </span></strong><strong><span style="font-size:14pt">- Meetup UseRS</span></strong></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:14px;line-height:20px"><strong><span style="font-size:14pt"><span style="font-family:helvetica"><span style="font-size:14px">Data: 27 de julho de 2016<br>Horário: 8h<br></span></span></span></strong></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);font-family:'Helvetica Neue',Helvetica,Arial,sans-serif;font-size:14px;line-height:20px"><strong><span style="font-size:14pt"><span style="font-family:helvetica"><span style="font-size:14px"><br></span></span></span></strong></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><b>9:00 - 10:00 ShowR<br>João Batista Gonçalves de Brito</b><br>Especialista em Métodos Quantitativos - FAMAT-PUCRS</font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="text-align:justify;line-height:normal;color:rgb(34,34,34)">R é uma ferramenta gratuita, com origem na ambiência da ciência estatística, que tem alçado proeminência nas mais diversas áreas de conhecimento. O seu uso é facilmente extensível por meio de pacotes e a sua linguagem conta com uma vibrante comunidade de colaboradores, a qual contribui ativamente para agregar novos recursos. Com o objetivo de explorar sua diversidade, a apresentação narra uma história - como pano de fundo - para demonstrar a pluralidade de aplicações desta fantástica linguagem de programação. </span><br></font></p><div style="margin-bottom:0.0001pt;text-align:justify;background-image:initial;background-repeat:initial"><font face="arial, helvetica, sans-serif"></font></div><div style="margin-bottom:0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><em> </em></font></div><div style="margin-bottom:0.0001pt;background-image:initial;background-repeat:initial"><em style="text-align:justify"><span lang="EN-US"><font face="arial, helvetica, sans-serif">R is a free tool that was started in the statistical science field. It has highly excelled in several areas of knowledge. In addition to these, its usage is easily expanded through packages, its language has the contribution of a vibrant community of developers who actively adds new features to it. In order to explore R diversity, this presentation tells a story - as background - to demonstrate the plurality of applications of<a name="m_1553823117615828845__GoBack" href="http://main/message?uid=MzcwMjU&folder=INBOX&externalAcc=&link_security=0&msg_flagged=false&show_msg_header=1" target="_blank"></a> this fantastic programming language.</font></span></em><br></div><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br><b>10:30 - 11:30 Startup Indexer<br>Filipe Jaeger Zabala</b><br>Mestre em Estatística - IME-USP<br></font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px;text-align:justify"><font face="arial, helvetica, sans-serif">Resumo: O Startup Indexer é um índice para classificação de Novos Projetos criado em RStudio. É baseado em princípios ordenados por prioridade. Cada princípio possui uma ordem equivalente à sua pontuação. UseRS têm sua pontuação homologada online nos itens de Comprometimento e Valoração.</font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px;text-align:justify"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><i>The Startup Indexer is an index for New Projects classification built on RStudio. Is based on principles prioritized. Each principle has an equivalent order to your score. UseRS have their online homologated score in items Commitment and Valuation.</i></font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><b><br>14:00 - 15:00 Estimação do valor futuro de cada cliente<br>Rodrigo Heldt Silveira</b><br>Mestre em Marketing - EA-UFRGS</font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">A capacidade de o </font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"><i>marketing</i></font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"> mensurar e comunicar o valor de suas atividades e investimentos tem sido uma das prioridades de pesquisa na área nos últimos anos. </font><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">Para atingir esse objetivo, a capacidade de mensurar adequadamente os ativos de </span><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">marketing, </i><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">como o</span><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">Customer Lifetime Value</i><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"> e, de forma agregada, o </span><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">Customer Equity</i><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">, torna-se essencial, pois esses ativos são considerados os elementos capazes de traduzir em valores monetários o resultado dos diversos investimentos realizados pela área de </span><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">marketing</i><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">.</font><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"> Diante da mensuração desses valores, é possível o planejamento e a realização de ações mais precisas por parte dos profissionais de </span><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">marketing</i><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">. Assim, o estudo que será apresentado trará a aplicação em R de um modelo de estimação de </span><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">Customer Lifetime Value</i><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"> no modo </span><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">bottom-up</i><span style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"> (individual por cliente) em uma amostra de clientes de uma empresa </span><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">do setor de serviços financeiros. O modelo bayesiano hierárquico aplicado, com três regressões estruturadas conforme o modelo </font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"><i>Seemingly Unrelated Regressions</i></font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"> (</font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"><i>SUR</i></font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">) (ZELNER, 1971), foi construído a partir dos trabalhos de Kumar </font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal"><i>et al.</i></font><font color="black" style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt;line-height:normal">(2008), Kumar e Shah (2009) e Cowles, Carlin e Connet (1996).</font></p><div style="color:rgb(0,0,0);margin:0px"><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt"><font color="black"><span lang="en-US"><br></span></font></i></div><div style="color:rgb(0,0,0);margin:0px"><i style="color:rgb(34,34,34);font-family:arial,helvetica,sans-serif;text-indent:35.4pt"><font color="black"><span lang="en-US">The marketing capacity to measure and to communicate the value resultant of its activities and investments has been one of the area top research priorities in the last few years. In order to achieve this objective, the capacity to </span></font><span lang="en-US">appropriately </span><font color="black"><span lang="en-US">measure the marketing assets, as the</span></font><span lang="en-US">Customer Lifetime Value and, in aggregate form, the Customer Equity, has been pointed out as essential, because this assets are considered elements capable of translating the result of marketing investments into monetary values. Given the measurement of those values, marketers become able to plan and take more precise actions. Thus, the study that is going to be presented will bring an implementation in R of a bottom-up Customer Lifetime Value estimation model to a sample of customers from a company of finance services</span><font color="black"><span lang="en-US">. The bayesian hierarchical model, composed of three regressions structured according to the Seemingly Unrelated Regressions (SUR) model (ZELNER, 1971), was built from the works of Kumar </span></font><font color="black"><span lang="en-US">et al. </span></font><font color="black"><span lang="en-US">(2008), Kumar and Shah (2009) and Cowles, Carlin and Connet (1996).</span></font></i></div><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><br><b>15:00 - 16:00 Gestão do portfolio de clientes<br>Cleo Schmitt Silveira</b><br>Doutora em Marketing - EA-UFRGS<br></font></p><div style="color:rgb(0,0,0);margin-top:0px;margin-bottom:0px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><span style="color:rgb(33,33,33)">A gestão de clientes é um processo que envolve a tomada de decisões estratégicas, que influenciam a composição do portfólio de clientes da companhia, e operacionais, que afetam o relacionamento dos clientes com a empresa no dia a dia. Apresentaremos um framework em R que propicia a integração dessas duas perspectivas e permite aos gestores alocarem melhor os recursos de marketing, por possibilitar (a) o incremento da eficiência da carteira de clientes, a partir da sua otimização, e (b) a identificação dos clientes mais propensos a gerarem lucros futuros, com base na modelagem de customer lifetime value (CLV) sugerida. O framework de gestão de clientes inclui a avaliação do risco e possibilita aos gestores uma visão holística do negócio e particular de cada cliente.</span><br></font></div><div style="color:rgb(0,0,0);margin-top:0px;margin-bottom:0px"><font size="2"><font size="2" color="#212121" face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></font></div><div style="color:rgb(0,0,0);margin-top:0px;margin-bottom:0px"><i><font face="arial, helvetica, sans-serif"><font size="2" color="#212121">Customer management is a process that involves strategic decision-making, which influence </font><font size="2" color="#212121">the composition of the customer portfolio, and operational decision making, which affect </font><font size="2" color="#212121">the relationship of each customer with the company. </font><font size="2" color="#212121">Will be presented a</font><font size="2" color="#212121"> framework in R that provides the integration </font><font size="2" color="#212121">of the strategic and operational perspectives, empowering managers to better allocate </font><font size="2" color="#212121">marketing resources as it enables (a) the increase of the efficiency of the customer portfolio, </font><font size="2" color="#212121">through its optimization, and (b) the identification of the customers that are more likely to bring </font><font size="2" color="#212121">profit in the future, through the customer lifetime value (CLV) model developed. </font><font size="2" color="#212121">The </font><font size="2" color="#212121">framework includes risk assessment and it enables marketing managers to have a holistic </font><font size="2" color="#212121">vision of their customer portfolio and to drilldown into a particular vision of each customer.</font><br></font></i></div><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><i><br></i></font></p><p style="margin:0px 0px 10px;color:rgb(51,51,51);line-height:20px"><font face="arial, helvetica, sans-serif"><i><br></i><b>16:30 - 17:30 Novidades apresentadas no The R User Conference 2016<br>Cristofer Weber</b><br>Mestre em Ciência da Computação – PPGCC-PUCRS e Data Scientist @ </font><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">NeoGrid</span></p></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">Assuntos que serão cobertos:</font></div><div class="gmail_default" style=""><ul><li><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">Ensembles (Random Forest, Gradient Boosting)</font></li><li><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">Computação de Alto Desempenho & Big Data</font></li><li><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">Tidy Data (universo de packages desenvolvidas por Hadley Wickham)</font></li><li><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">Ferramentas para avaliação de desempenho de código em R</font></li><li><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">Comunidade R</font></li></ul></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif"><br></font></div><div class="gmail_default" style=""><br></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">Filipe Zabala</font></div><div class="gmail_default" style=""><font color="#000000" face="arial, helvetica, sans-serif">PUCRS</font></div></div>