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<p>Ola a todos,<br>
Lembramos que o Seminário de Educação Estatística de agosto/2016 será na próxima sexta-feira, 26/8, 16 horas na sala B-2 do IME-USP.<br>
Teremos a apresentação do professor Claudio Roberto de Oliveira, Mestre pelo IME-USP no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.<br>
Título do seminário: Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística.<br>
O resumo da apresentação segue abaixo e todos são bem vindos.<br>
Para os que os pretendem assistir pela internet, segue o link da transmissão:<br>
<a href="http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=33887" target="_blank">http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=33887</a><br>
Tentaremos repassar ao apresentador as perguntas enviadas ao meu email (marcos@ime.usp.br).  <br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
<br>
PS. Os vídeos das apresentações do primeiro semestre estarão sendo colocados na minha página em breve.<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística<br>
IME-USP<br>
<br>
________________________<br>
Seminário de 26 agosto 2016<br>
Apresentador: Claudio Roberto de Oliveira (Mestre- USP)<br>
Título: Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de<br>
probabilidade e estatística<br>
Resumo:<br>
O ensino de probabilidade e estatística no ensino médio no Brasil tem se<br>
voltado à forma matemática da teoria. Dentro de diversos contextos, as<br>
resoluções de problemas se limitam aos resultados exatos, com uso<br>
excessivo de formalismo e fórmulas. Por vezes, se observa ausência total<br>
de discussões que permitiriam uma visão consistente da teoria. Neste<br>
cenário, muitos vieses de raciocínio são encontrados em uma variedade de<br>
padrões mentais, inclusive com as pessoas utilizando heurísticas ao<br>
julgar sob incerteza. Também, aplicam um número limitado de princípios<br>
que reduzem o trabalho mental complexo de fornecer probabilidade e predizer<br>
valores. Com a finalidade de ampliar o espectro de julgamento do aluno,<br>
utilizamos os próprios princípios heurísticos para sondar os possíveis<br>
modelos mentais e, em seguida, testamos algumas atividades quanto à<br>
efetividade diante de padrões que acarretam erros de julgamento.<br></p>
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