<div dir="ltr"><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)">Texto publicado ontem na Folha de Pernambuco. </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)"> </span></p>

<p class="MsoNormal"><b><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)">                                              </span></b><b><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black">A Academia Agoniza</span></b><b><span style="font-size:14pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)"><span></span></span></b></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:14pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)">    </span><span style="font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)">                                                 </span><a name="_GoBack"></a><span style="font-family:arial,sans-serif;color:black">Gauss M. Cordeiro* </span><span style="font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)"><span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><span> </span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">Nas prestigiosas universidades estrangeiras, a carreira
acadêmica é viva, dinâmica e evolutiva e norteada pelos valores de competência,
eficiência e disciplina. </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:rgb(20,24,35)">A produtividade científica
permeia as atividades-fim e</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;background-image:initial;background-position:initial;background-size:initial;background-repeat:initial;background-origin:initial;background-clip:initial"> o objetivo primordial
é formar bons profissionais com conhecimentos técnicos, filosóficos,</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"> <span style="background-image:initial;background-position:initial;background-size:initial;background-repeat:initial;background-origin:initial;background-clip:initial">científicos e artísticos que produzam muitos efeitos
benéficos na sociedade. Nelas, o ensino superior é realmente de qualidade.</span></span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">Às avessas, </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">existe um gigantismo que assola as
nossas universidades públicas (estaduais e federais) e
u</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black">m número significativo
de professores só faz cumprir carga horária</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">. Com efeito, esses docentes
se dedicam a outras atividades que lhes oferecem maior retorno financeiro.
Muitos outros professores não têm qualquer interesse na pesquisa científica, o que se reflete na nossa baixa produtividade científica</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black"> e no desempenho pífio
do ensino de qualidade. M</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">uito poucas áreas do conhecimento do País
aparecem </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">entre
as 200 melhores do planeta quando avaliadas nos mais conceituados <i>rankings</i> acadêmicos internacionais. Em
nossas instituições, ocorre um nivelamento por baixo que não permite distinguir
aqueles que realmente produzem daqueles que apenas hibernam. </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;background-image:initial;background-position:initial;background-size:initial;background-repeat:initial;background-origin:initial;background-clip:initial">A variável "mérito" não faz parte de
muitos objetivos da vida acadêmica.</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black"> Nas
universidades federais, por exemplo, para ascender na carreira, basta não fazer
nada. A promoção ocorre quase de forma automática por tempo de serviço.</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"> </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;background-image:initial;background-position:initial;background-size:initial;background-repeat:initial;background-origin:initial;background-clip:initial">O corolário mais evidente é inevitável:</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"> <span style="background-image:initial;background-position:initial;background-size:initial;background-repeat:initial;background-origin:initial;background-clip:initial">irrelevância da grande maioria
dessas instituições no cenário científico internacional. </span></span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;background-image:initial;background-position:initial;background-size:initial;background-repeat:initial;background-origin:initial;background-clip:initial"> </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">Adicionalmente,
os sindicatos docentes são formados, em boa parte,
por professores que não têm o mínimo compromisso com a pesquisa e, obviamente,
seus interesses são norteados pelo corporativismo exacerbado. </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black">Se fosse colocada em
artigos científicos a mesma energia gerada em debates sindicais, o Brasil seria
uma superpotência. </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:rgb(29,33,41)">Aqueles professores que
realmente ensinam e publicam ganham muito mal, mas os demais que não fazem
essas duas atividades ganham bem. Essa distorção precisaria ser corrigida de
forma firme pelo Governo Federal.</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black">Ao longo dos últimos anos, presenciamos vários eventos que se
combinam para desmantelar qualquer ambiente acadêmico no País que pretenda
esboçar excelência. Nominalmente, temos: invasões descabidas de salas de aulas
e de prédios das universidades por alunos delapidando o patrimônio público;
destruição dos valores acadêmicos baseados no mérito; infraestrutura
extremamente precária; greves literalmente direcionadas por simpatizantes de partidos
políticos, numa nítida afronta à nobreza e à pluralidade das nossas instituições,
prejudicando milhares de alunos que realmente querem estudar; vestibular com
fraquíssimo crivo de seleção; excessivas preocupações com evasão ou reprovação,
mas pouco esforço em melhorar o ensino; priorização em criar novos cursos e
diplomar alunos em grande quantidade sem necessariamente zelo pela qualidade;
desmotivação dos professores mais destacados. Efetivamente, vem-se introduzindo
de forma acentuada ações assistencialistas que exaltam apenas a
mediocridade.  </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><br></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">Pior ainda, persiste preocupante que grandes instituições
privadas de ensino superior se comportam apenas como meras fábricas de diplomas
que objetivam não mais que maximizar o lucro deixando à margem a qualidade
acadêmica. Sir Winston Churchill afirmava que os “impérios do futuro são
impérios da mente”. Infelizmente, o ensino superior do Brasil persiste na contra
mão dos países desenvolvidos. <span></span></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif"><span> </span></span></p>

<p class="MsoNormal"><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif">*</span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:black">Gauss M. Cordeiro,
professor titular da UFPE. </span><span style="font-size:12pt;line-height:115%;font-family:arial,sans-serif;color:rgb(102,102,102)"><span></span></span></p>

<p class="MsoNormal" style="margin:0cm 113.35pt 0.0001pt 0cm;background-image:initial;background-position:initial;background-size:initial;background-repeat:initial;background-origin:initial;background-clip:initial"><span style="font-size:12pt;font-family:arial,sans-serif"><span> </span></span></p></div>