<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Caras,</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">As informações postadas pela Lane sugerem que o Datafolha utiliza abordagem de amostragem por cotas.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Então todas as contas habituais sobre tamanho de amostra e margem de erro disponíveis nos livros citados são difíceis de justificar...</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Att, Pedro.</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 23 de março de 2017 14:57, Lane Alencar <span dir="ltr"><<a href="mailto:lane@ime.usp.br" target="_blank">lane@ime.usp.br</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr">olá<div>a pesquisa Top of Mind do Datafolha tem a metodologia utilizada em</div><div><a href="http://publicidade.uol.com.br/top-of-mind/metodologia/" target="_blank">http://publicidade.uol.com.br/<wbr>top-of-mind/metodologia/</a><br></div><div class="gmail_extra"><br></div><div class="gmail_extra">pode inclusive escrever para tirar dúvidas pois o que está escrito é muito pouco.</div><div class="gmail_extra"><br></div><div class="gmail_extra">em 2015, <a href="http://www1.folha.uol.com.br/especial/2015/top-of-mind/" target="_blank">http://www1.folha.uol.<wbr>com.br/especial/2015/top-of-<wbr>mind/</a> e </div><div class="gmail_extra"><a href="http://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2015/10/1697355-entenda-como-e-feita-a-pesquisa-folha-top-of-mind-e-os-criterios-adotados.shtml" target="_blank">http://www1.folha.uol.com.br/<wbr>topofmind/2015/10/1697355-<wbr>entenda-como-e-feita-a-<wbr>pesquisa-folha-top-of-mind-e-<wbr>os-criterios-adotados.shtml</a> <wbr>explica um pouco mais mas sem apresentar como é estratificada e se usa conglomerados.</div><div class="gmail_extra"><br></div><div class="gmail_extra">Se você for fazer a pesquisa em uma população menor (só na sua cidade), pode ser necessário calcular o tamanho da amostra para estimar uma proporção usando correção para populações finitas (vide livros como Cochran, Bolfarine e Bussab).</div><div class="gmail_extra"><br></div><div class="gmail_extra">valeu</div><div class="gmail_extra">Lane</div><div class="gmail_extra"><a href="http://www.ime.usp.br/~lane" target="_blank">www.ime.usp.br/~lane</a></div><div class="gmail_extra"><br></div><div class="gmail_extra"><br></div><div class="gmail_extra"><br></div></div>
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<br></blockquote></div><br><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif"><b>ISI President 2015-2017</b><br>IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas</font></div><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - National School of Statistical Sciences<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div></div></div></div></div>
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