<div dir="ltr"><div><div><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i></i></span></div><div>Prezados,<br><br>O Instituto Paulo Montenegro publicou em maio de 2016 o "Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho". Cinco grupos foram definidos para retratar distintas condições de alfabetismo: <b>Analfabeto</b>, <b>Rudimentar</b>, <b>Elementar</b>, <b>Intermediário</b> e <b>Proficiente</b> (veja a página 5 do documento disposto no link abaixo para mais detalhes). Os resultados que mais me chamaram atenção seguem:<br></div><div><ul><li><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i>Entre as pessoas que cursaram algum ano ou terminaram o ensino médio, registramos que</i></span><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i> menos da metade (48%) atinge, no máximo, o grupo Elementar, 31% ficam no grupo</i></span><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i> Intermediário e <span style="color:rgb(0,0,0)">apenas 9% não demonstram restrições para compreender e interpretar</span></i></span><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i><span style="color:rgb(0,0,0)"> textos</span> em situações usuais e resolvem problemas envolvendo múltiplas etapas, operações e</i></span><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i> informações (grupo Proficiente).</i></span><br><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i></i></span></li></ul><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i></i></span><ul><li><span class="gmail-m_-1688653974710842526gmail-cb-itemprop"><i>A grande maioria de quem chegou ou concluiu a educação superior permanece nos grupos Elementar (32%) e Intermediário (42%), <span style="color:rgb(0,0,0)">enquanto apenas 22% situam-se na condição de Proficiente da escala considerada</span></i></span><span id="gmail-m_-1688653974710842526gmail-ctl00_PlaceHolderMain_SearchCrawlExclusionControl2"><span title="Instituto Paulo Montenegro">" (Instituto Paulo Montenegro)</span></span></li></ul><span id="gmail-m_-1688653974710842526gmail-ctl00_PlaceHolderMain_SearchCrawlExclusionControl2"><span title="Instituto Paulo Montenegro"><b>Fonte</b>: <a href="http://www.ipm.org.br/pt-br/programas/inaf/relatoriosinafbrasil/Paginas/Inaf-2015---Alfabetismo-no-Mundo-do-Trabalho.aspx" target="_blank">http://www.ipm.org.br/pt-br/<wbr>programas/inaf/<wbr>relatoriosinafbrasil/Paginas/<wbr>Inaf-2015---Alfabetismo-no-<wbr>Mundo-do-Trabalho.aspx</a><br></span></span><br><span id="gmail-m_-1688653974710842526gmail-ctl00_PlaceHolderMain_SearchCrawlExclusionControl2"><span title="Instituto Paulo Montenegro">PS: Eles consideram que a união "Analfabeto ou Rudimentar" forma os Analfabetos Funcionais, enquanto que a união "Elementar ou Intermediário ou Proficientes" forma os Alfabetizados Funcionalmente. Parece-me um equívoco, pois pelas definições dos grupos apenas os Intermediários e/ou Proficientes conseguiriam interpretar e elaborar síntese de textos diversos.<br clear="all"><br></span></span></div><div><span id="gmail-m_-1688653974710842526gmail-ctl00_PlaceHolderMain_SearchCrawlExclusionControl2"><span title="Instituto Paulo Montenegro">Saudações,<br> <br></span></span></div><div><span id="gmail-m_-1688653974710842526gmail-ctl00_PlaceHolderMain_SearchCrawlExclusionControl2"><span title="Instituto Paulo Montenegro"><div class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr">Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,<br>Department of Statistics,<br>Institute of Mathematics and Statistics,<br>University of São Paulo, Brazil.<br></div></div></div></div></div></div></div></div>
<br></span></span></div></div>
</div>