<div dir="ltr">Pois é, a propaganda é a alma do negócio, e não pode parar nunca.<div><br></div><div>Há uns 12 anos, na época da implantação das cotas nas Universidades, uma aluna comparou os desempenhos em vários cursos, por todo o percurso acadêmico (8 ou 10 semestres, pelo menos), de grupos (Cota Pública/Raça, Sem Cota) e concluímos que eles entravam com desempenhos diferentes, mas saiam com desempenhos muito próximos (Medicina, Elétrica..., maior demanda), ou estatisticamente equivalentes (média ou baixa demanda), havendo até curso com inversão de desempenho ao final (baixa demanda).  Seria interessante repetir esse estudo em outras IES.</div><div><br></div><div>Abraços Acadêmicos!</div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">2017-07-18 11:12 GMT-03:00 Alexandre Galvão Patriota <span dir="ltr"><<a href="mailto:patriota.alexandre@gmail.com" target="_blank">patriota.alexandre@gmail.com</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><div>Perfeito, Lane.<br><br><div></div>Eu estudei em escolas públicas de Curitiba e no 
segundo e terceiro anos do segundo grau os professores perguntavam 
reiteradamente quem estava interessado em fazer um curso superior em uma
 universidade.  Lembro-me como se fosse hoje. Todos os alunos ficavam 
quietos com ar zombeteiro, certos de que não iriam gastar mais 5 anos 
estudando quando podiam trabalhar e "ganhar dinheiro" imediatamente. Era
 comum ver amigos e colegas zombarem com quem queria fazer vestibular. Eu fui fazer vestibular 5 anos após ter me formado no segundo grau (aos 21 anos), mas já trabalhava desde os 13 como office-boy/carregador de caixa/auxiliar de pedreiro/montador de andaime/etc. Eu mudei meu ponto de vista depois de perder alguns amigos e perceber que trabalhar sem estudar não iria me levar a lugar algum.</div><br></div>Eu concordo com você. Não creio que o problema seja em acreditar se podem ou não. Nós [eu e meus amigos e colegas da época] não tínhamos interesse em estudar além do segundo grau.  Acredito que as ações deveriam seguir outra direção das que estão sendo implementadas no Brasil. Mas enfim, quem deve entender desse assunto são os "intelectuais" da classe média que sabem bem o que os marginalizados querem...<br><div><div><div><br></div></div></div></div><div class="gmail_extra"><div><div class="h5"><br><div class="gmail_quote">2017-07-18 10:58 GMT-03:00 Lane Alencar <span dir="ltr"><<a href="mailto:lane.alencar@gmail.com" target="_blank">lane.alencar@gmail.com</a>></span>:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Muito boa a pesquisa. Obrigada Alexandre.<br></div><div><br></div><div>Eu estudei sempre em escola pública e nem acho que a questão é de que os alunos não acreditam que podem estudar na universidade pública. No ensino fundamental, estudei perto de casa em escola estadual e a questão não era essa.</div><div> </div><div>A maioria nem pensava em fazer vestibular pois não <b><font size="4">queriam ter que estudar</font></b> para se formar. Logo, já pensavam em pagar alguma faculdade que não exigisse muito (ex. Unip). A maioria poderia se manter estudando, mas estudar é coisa de CDF, como eu.</div><div><br></div><div>Nunca se pergunta qual a razão para não ir estudar na USP. Ai também jogam a culpa nos outros, no sistema...</div><div><br></div><div>Tenho alunos no IME que não querem aprender mesmo, só passar. Mais da metade dos alunos de amostragem (disciplina considerada fácil do 3o semestre) estão de recuperação.</div><div><br></div><div>Att</div><span class="m_-4598618113555115348HOEnZb"><font color="#888888"><div>Lane</div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><div><br></div></font></span></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote"><div><div class="m_-4598618113555115348h5">Em 18 de julho de 2017 10:15, Alexandre Galvão Patriota <span dir="ltr"><<a href="mailto:patriota.alexandre@gmail.com" target="_blank">patriota.alexandre@gmail.com</a>></span> escreveu:<br></div></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div><div class="m_-4598618113555115348h5"><div dir="ltr"><div><div>Prezados,<br><br>Segue matéria interessante:<br><br><a href="http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/por-que-poucos-alunos-de-escolas-publicas-de-sao-carlos-estao-na-usp/" target="_blank">http://jornal.usp.br/ciencias/<wbr>ciencias-exatas-e-da-terra/por<wbr>-que-poucos-alunos-de-escolas-<wbr>publicas-de-sao-carlos-estao-n<wbr>a-usp/</a><br><br></div>Parabéns aos colegas do ICMC da USP de São Carlos.<br><br></div>Att<span class="m_-4598618113555115348m_-3414928585151030117HOEnZb"><font color="#888888"><br><div><div><div>Alexandre.</div><br></div></div></font></span></div>
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abe mailing list<br>
<a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a><br>
<a href="https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe" rel="noreferrer" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/listi<wbr>nfo/abe</a><br>
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</blockquote></div><br><br clear="all"><br></div></div><span class="HOEnZb"><font color="#888888">-- <br><div class="m_-4598618113555115348gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr">Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,<br>Department of Statistics,<br>Institute of Mathematics and Statistics,<br>University of São Paulo, Brazil.<br></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
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