<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=utf-8">
<title></title>
</head>
<body style="font-family:Arial;font-size:14px">
<p>Olá,<br>
O seminário de Educação Estatística de setembro será na próxima sexta feira, 29/set/2017. Teremos a visita de Eder Alencar Silva (Mestre- MPEM-IME-USP) cuja apresentação tem o título "Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica". O resumo vai abaixo.<br>
O seminário será na sala B-3 do IME-USP às 16 horas.<br>
Para os que desejarem acompanhar pela internet, segue o link:<br>
<a href="https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=37621" target="_blank">https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=37621</a><br>
<br>
Como sempre, todos são bem vindos e perguntas podem ser enviadas ao meu email (marcos@ime.usp.br) que repassarei ao apresentador na medida do possível.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística<br>
IME-USP<br>
<br>
___________<br>
Resumo:<br>
Neste seminário apresentamos a Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio de uma abordagem pedagógica. Em especial, os professores da educação básica mencionaram esta necessidade por meio de pesquisa realizada pelo autor, principalmente a construção da curva de probabilidade de acerto do item. Acredita-se que essa compreensão possa contribuir para a análise e o monitoramento do processo avaliativo educacional. Todo enfoque é dado à construção do modelo da TRI com um parâmetro (dificuldade do item), também conhecido como modelo de Rasch, o que simplifica e facilita a compreensão da metodologia para introdução dos modelos de 2 e 3 parâmetros.</p>
</body>
</html>