<html><head></head><body><div style="font-family:Helvetica Neue, Helvetica, Arial, sans-serif;font-size:13px;"><div>Caro Alexandre, <br><div><br></div><div>Idependente de acreditar ou não em políticas de cotas para redução de desigualdade, eu não entendi sua última frase: "me parece claro que diminuir a desigualdade financeira não é o mesmo que diminuir a pobreza." Se você tiver uma distribuição com média m e variância v, ao diminuir v para m fixado vai diminuir ambas as caldas, e a inferior em particular. OK? <br></div><div><br></div><div>Att.<br></div><div class="ydpbd1f1b60signature">Elias T. Krainski</div></div>
            <div><br></div><div><br></div>
            
            <div id="yahoo_quoted_4674228341" class="yahoo_quoted">
                <div style="font-family:'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif;font-size:13px;color:#26282a;">
                    
                    <div>
                        Em sexta-feira, 22 de dezembro de 2017 14:07:11 BRST, Alexandre Galvão Patriota <patriota.alexandre@gmail.com> escreveu:
                    </div>
                    <div><br></div>
                    <div><br></div>
                    <div><div id="yiv4920249850"><div><div dir="ltr"><div><div>Parabéns ao Hedibert e a Tatiana pelo artigo.<br clear="none"><br clear="none">Sobre o último parágrafo:<br clear="none"><br clear="none">``Se o objetivo é corrigir as desigualdades do ensino superior público, já
 temos uma política de sucesso: as cotas. De 2010 a 2014, o percentual 
de estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos aumentou 27%,
 ao passo que a faixa acima de 7 salários diminuiu 37%. A política de 
cotas ainda está em fase de implementação e seus efeitos plenos só 
poderão ser medidos em 2018. Tudo leva a crer que o melhor caminho é 
expandir e aprimorar essa política que, em virtude do comprovado aumento
 salarial dos formados, provoca uma efetiva e duradoura redução das 
desigualdades.´´<br clear="none"></div><div><br clear="none"></div><div>Corrijam-me se eu estiver errado, mas: se o percentual de estudantes com renda familiar entre [0,3] aumentou 27% e o percentual de estudantes com renda familiar entre [7,inf) diminuiu 37%, então podemos afirmar que em um certo sentido as famílias dos estudantes estão <b>mais</b> pobres. Não quero entrar nos detalhes filosóficos das teorias econômicas, mas me parece claro que diminuir a desigualdade financeira não é o mesmo que diminuir a pobreza.<br clear="none"></div></div><div><br clear="none"><br clear="none"></div></div><div class="yiv4920249850gmail_extra"><br clear="none"><div class="yiv4920249850gmail_quote">2017-12-22 9:22 GMT-02:00 Hedibert Lopes <span dir="ltr"><<a rel="nofollow" shape="rect" ymailto="mailto:hedibert@gmail.com" target="_blank" href="mailto:hedibert@gmail.com">hedibert@gmail.com</a>></span>:<br clear="none"><blockquote class="yiv4920249850gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex;"><div class="yiv4920249850yqt7734254466" id="yiv4920249850yqt58392"><div><div>Usos e abusos dos números</div><div>Por Hedibert Lopes e Tatiana Roque</div><div><br clear="none"></div><div><p style="margin:0px;font-stretch:normal;font-size:12px;line-height:normal;font-family:Helvetica;"><span style="font-size:12pt;"><a rel="nofollow" shape="rect" target="_blank" href="http://www.valor.com.br/opiniao/5235489/usos-e-abusos-dos-numeros">http://www.valor.com.br/ opiniao/5235489/usos-e-abusos- dos-numeros</a></span></p></div><div><br clear="none"></div><div>A regressividade dos gastos com ensino superior público é apontada frequentemente como justificativa para a cobrança de mensalidades. O relatório recente do Banco Mundial afirma, por exemplo, que 65% dos estudantes das universidades federais estão entre os 40% mais ricos. Quem são esses "mais ricos"?</div><div><br clear="none"></div><div>Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015 mostram que nesse grupo de 40% "mais ricos" estão pessoas com renda per capita média de R$ 960,00. O Banco Mundial não define a partir de que renda se pode designar um grupo como o dos mais ricos, nem justifica o foco nos 40%. Poderíamos selecionar os 30% mais ricos, que ganham acima de R$ 1.200,00; ou os 20%, que ganham acima de R$ 1.700,00. A renda média desses grupos difere pouco. De fato, a distância só aumenta quando selecionamos os 10% mais ricos.</div><div><br clear="none"></div><div>Suponhamos que fossem cobradas mensalidades dos estudantes que realmente têm condições de pagar, escalonadas de acordo com a renda. Usando os dados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), verificamos que 81% dos estudantes vêm de famílias com renda bruta familiar inferior a R$ 6.500,00, logo não poderiam pagar. Na faixa de renda familiar bruta entre R$ 6.500,00 e R$ 9.300,00 estão 9% dos estudantes (de um total de aproximadamente 1 milhão, somando-se todas as universidades federais do país). Superestimando a capacidade de desembolso em 15%, essas famílias pagariam uma mensalidade de R$ 1.200,00, perfazendo R$ 1,3 bilhão no total. Já a faixa com renda familiar bruta acima de R$ 9.300,00 compreende 10% dos estudantes, mas é preciso analisar detalhadamente a distribuição de renda nessa faixa.</div><div><br clear="none"></div><div>O estudo da desigualdade feito pela Oxfam mostra que, no topo da população, reproduz-se a aberrante desigualdade brasileira: as famílias 10% mais ricas têm rendimentos médios de R$ 18.000,00, sendo o rendimento médio das famílias 1% mais ricas de R$ 160 mil. Logo, mantendo nossa estimativa do valor da mensalidade em 15% da renda familiar, obtemos que 9% dos estudantes pagariam R$ 2.700. Já os 1% mais ricos pagariam R$ 4 mil - o valor da mensalidade nas melhores universidades privadas. Somando-se, ao fim, todas as mensalidades possíveis, chegamos a um total de R$ 4,7 bilhões, ou seja, em torno de 11% do orçamento anual das universidades federais (de R$ 41 bilhões). Devemos lembrar, contudo, que é necessário subtrair desse percentual o custo de se verificar quem pode ou não pagar (uma operação complexa), além do custo de administrar a cobrança. Na verdade, implementar medidas para melhorar a administração da universidade - o que não contradiz seu caráter público - poderia ser bem mais efetivo.</div><div><br clear="none"></div><div>Resumindo, cobrar mensalidades ajudaria pouco a enxugar o orçamento público e o Banco Mundial parece ter forçado os números para nos convencer do contrário. O cerne da disputa está nas faixas intermediárias, que nem podem realmente pagar nem entram na categoria de pobres (para fazer jus a bolsas). A solução ventilada para esse grupo de renda média é o crédito, que já mostrou efeitos perversos nos EUA e na Inglaterra, levando a um grave endividamento de estudantes - comprometendo o futuro de jovens que sequer ingressaram no mercado de trabalho.</div><div><br clear="none"></div><div>Do ponto de vista matemático, o problema é que a curva de distribuição de renda no Brasil é extremamente assimétrica (quase linear até o decil mais alto), em nada semelhante a uma curva normal.</div><div><br clear="none"></div><div>Dito de modo menos técnico, as faixas de renda intermediárias dos brasileiros são muito similares - e excessivamente baixas. Isso torna pouco rigorosa a separação entre "mais ricos" e "mais pobres", sob o risco de distinguir quem ganha R$ 960 por mês de quem ganha R$ 800. Só um critério qualitativo pode estabelecer a partir de que renda alguém pode ser considerado "não pobre".</div><div><br clear="none"></div><div>É positiva a tendência de analisar políticas públicas usando estatísticas. Deve-se tomar cuidado, todavia, com a dissociação entre informações quantitativas e qualitativas. A postura científica aconselha o uso de estatísticas para confirmar ou refutar perguntas em aberto. Mas as definições dos termos do problema, com impactos sociais significativos, precisam levar em conta o ideal de sociedade que se quer construir.</div><div><br clear="none"></div><div>Se o objetivo é corrigir as desigualdades do ensino superior público, já temos uma política de sucesso: as cotas. De 2010 a 2014, o percentual de estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos aumentou 27%, ao passo que a faixa acima de 7 salários diminuiu 37%. A política de cotas ainda está em fase de implementação e seus efeitos plenos só poderão ser medidos em 2018. Tudo leva a crer que o melhor caminho é expandir e aprimorar essa política que, em virtude do comprovado aumento salarial dos formados, provoca uma efetiva e duradoura redução das desigualdades.</div><div><br clear="none"></div><div>Hedibert Lopes é professor titular de Estatística e Econometria do Insper e foi Professor da Booth School of Business da Universidade de Chicago</div><div><br clear="none"></div><div>Tatiana Roque é professora do Instituto de Matemática da UFRJ e foi presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ)</div><div><br clear="none"></div><div><br clear="none"></div><br clear="none"><div><br clear="none"></div></div></div><br clear="none">______________________________ _________________<br clear="none">
abe mailing list<br clear="none">
<a rel="nofollow" shape="rect" ymailto="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank" href="mailto:abe@lists.ime.usp.br">abe@lists.ime.usp.br</a><br clear="none">
<a rel="nofollow" shape="rect" target="_blank" href="https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe">https://lists.ime.usp.br/ listinfo/abe</a><br clear="none">
<br clear="none"></blockquote></div><br clear="none"><br clear="all"><br clear="none">-- <br clear="none"><div class="yiv4920249850gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr">Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,<br clear="none">Department of Statistics,<br clear="none">Institute of Mathematics and Statistics,<br clear="none">University of São Paulo, Brazil.<br clear="none"></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</div></div></div><div class="yqt7734254466" id="yqt56213">_______________________________________________<br clear="none">abe mailing list<br clear="none"><a shape="rect" ymailto="mailto:abe@lists.ime.usp.br" href="mailto:abe@lists.ime.usp.br">abe@lists.ime.usp.br</a><br clear="none"><a shape="rect" href="https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe</a><br clear="none"></div></div>
                </div>
            </div></div></body></html>