<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=utf-8">
<title></title>
</head>
<body style="font-family:Arial;font-size:14px">
<p>Olá a todos,<br>
Teremos no dia 21/setembro, sexta-feira, às 16 horas, na sala B-7 (nova sala!) do IME-USP o Seminário de Educação Estatística do mês de setembro.<br>
O apresentador será José Ezequiel Soto Sanchez (doutorando do IMPA) e o título da apresentação é: "Matemática situada: uma abordagem humanista e crítica da educação matemática". O resumo vai abaixo.<br>
Para os que desejarem acompanhar pela internet temos duas alternativas:<br>
Link Youtube:<br>
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=LXT_KwaMAdU" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=LXT_KwaMAdU</a><br>
Link IPTV: <a href="https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39516" target="_blank">https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39516</a><br>
<br>
Como sempre todos são bem vindos e tentaremos encaminhar ao apresentador as perguntas que chegarem.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
____________<br>
José Ezequiel Soto (Doutorando- IMPA)<br>
Título: Matemática situada: uma abordagem humanista e crítica da educação matemática<br>
Resumo:<br>
*Matemática situada* é uma reflexão humanista e crítica sobre a educação<br>
matemática. Acunhada a partir de um percurso de pesquisa-ação envolvendo<br>
trabalho docente, formação de professores e pesquisa documental em educação<br>
matemática; a *matemática situada* resgata elementos da educação crítica,<br>
da educação intercultural e da etnomatemática para discutir a educação<br>
matemática a partir dos seus fundamentos históricos, filosóficos e<br>
epistemológicos.<br>
Será apresentada a discussão conceitual sobre a formulação da *matemática<br>
situada* com abundantes exemplos de trabalho educativo, trabalho<br>
comunitário e formação de professores. Por último, o autor retoma os<br>
elementos conceituais e como eles se integram na sua presente atuação no<br>
projeto Livro Aberto de Matemática, um esforço para produzir livros<br>
didáticos de Matemática com licença aberta a partir de um trabalho<br>
colaborativo.<br>
__________<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística<br>
IME-USP</p>
</body>
</html>