<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN"
"http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="content-type" content="text/html; charset=utf-8">
<title></title>
</head>
<body style="font-family:Arial;font-size:14px">
<p>Olá a todos,<br>
O seminário de Educação Estatística de novembro será no dia 30, sexta<br>
feira às 16 horas na sala B-7 do IME-USP.<br>
Professor Cristiano Matos (IF-USP) apresenta: "A<br>
expansão do objeto escolar: promovendo investigação científico-cultural<br>
em aulas de ciências". O resumo vai abaixo.<br>
Com a larga experiência do grupo de Ensino de Fisíca, do qual o professor Cristiano faz parte, certamente teremos contribuições interessantes para o ensino de Estatística.<br>
Para quem desejar acompanhar pela internet temos os links:<br>
IPTV: <a href="https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39984" target="_blank">https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39984</a><br>
Youtube:<a href="https://www.youtube.com/watch?v=r4S9crenZvo" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=r4S9crenZvo</a><br>
Perguntas podem ser endereçadas a este email que serão repassadas ao apresentador.<br>
Abraços,<br>
Marcos.<br>
<br>
Marcos N. Magalhães<br>
Departamento de Estatística - IME-USP<br>
______<br>
Cristiano Mattos (IF-USP)<br>
"A expansão do objeto escolar: promovendo investigação científico-cultural em aulas de ciências".<br>
Resumo:<br>
Neste seminário apresentaremos uma intervenção pedagógica concretizada numa sequência de ensino-aprendizagem científico-cultural e baseada na Teoria da Atividade Histórico-Cultural. Nesta perspectiva, a atividade educativa pretende ampliar o objeto de aprendizagem criando novas mediações e complexificando seu significado. O conteúdo imediato da atividade de ensino-aprendizagem é a medida de ângulos, que é concretizada na medida do ângulo de inclinação de uma ladeira. Esta pesquisa tem uma dupla tarefa, romper com o ensino tradicional da Física e de produzir novos elementos teórico-metodológicos para re-enquadrar o ensino de Física numa tradição de pesquisa histórico-cultural, superando o envelopamento escolar.</p>
</body>
</html>