<div dir="ltr"><div>Prezados,</div><div><br></div><div>Foi divulgada a V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES (veja relatório de 162 páginas: <a href="http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf">http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf</a>).</div><div><br></div><div>A amostra foi composta por alunos que preencheram um questionário eletrônico. As universidades ajudaram na divulgação da pesquisa.<br><br>Encontrei na internet várias entidades convocando alunos bolsistas a responderem para manter programas assistenciais. A que mais me chamou atenção foi a seguinte:<br><br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex">Por esta razão, além de concorrer a um prêmio, os estudantes da UFRR 
devem sentir-se motivados a responder a pesquisa para garantir a 
continuidade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o 
qual proporciona aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica a
 assistência necessária para garantir a permanência no Ensino Superior. (<a href="http://www.jornalroraimahoje.com.br/index.php/geral/educacao/5306-ufrr-estimula-academicos-a-participarem-da-v-pesquisa-de-perfil-dos-graduandos-das-ifes-2018">http://www.jornalroraimahoje.com.br/index.php/geral/educacao/5306-ufrr-estimula-academicos-a-participarem-da-v-pesquisa-de-perfil-dos-graduandos-das-ifes-2018</a>)</blockquote></div><div><br></div><div>Um pequeno apanhado das divulgações estão anexadas. Um video que me chamou atenção foi a mensagem da pró-reitora para Assuntos Estudantis, professora Ana Cabral, em que ela motiva o aluno para: "garantir inclusive a manutenção das bolsas de assistência estudantis" (<a href="https://www.youtube.com/watch?v=2t9fysLzGrY">https://www.youtube.com/watch?v=2t9fysLzGrY</a>)</div><div><br></div><div>Essas e outras divulgações podem ter estimulado um tipo de aluno a responder a pesquisa: os bolsistas ou pretendentes a bolsistas e estudantes que participam (ou pretendem participar) de programas estudantis.<br></div><div><br></div><div>Eu fiz um pequeno texto comentando como o viés de seleção pode influenciar os resultados inferenciais (<a href="https://medium.com/@agpatriota/efeitos-do-vi%C3%A9s-de-sele%C3%A7%C3%A3o-amostral-um-estudo-de-caso-ea6721b6a4cd">https://medium.com/@agpatriota/efeitos-do-vi%C3%A9s-de-sele%C3%A7%C3%A3o-amostral-um-estudo-de-caso-ea6721b6a4cd</a>). Esse texto pode ajudar os alunos de inferência a compreenderem como o viés de seleção amostral influencia nas inferências. <br></div><div><br></div><div>Uma solução: fazer uma pesquisa censitária na qual as universidades obrigariam os alunos a responderem os questionários no período de matrícula. Assim se evitaria os efeitos de divulgações inadequadas. Veja quantos alunos responderam a pesquisa por instituição na figura anexada (Alunos-por-instituicao.png)<br><div><br></div></div><div><br></div><div>Abraços,</div><div><br><div dir="ltr" class="gmail_signature" data-smartmail="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr">Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,<br>Department of Statistics,<br>Institute of Mathematics and Statistics,<br>University of São Paulo, Brazil.</div><div dir="ltr"><a href="https://twitter.com/agpatriota" target="_blank">@agpatriota</a><br></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div>