<div dir="ltr"><div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif;font-size:small;color:rgb(0,0,0)"><div class="gmail_default">Marcus, foram dois centavos muito bem aplicados! </div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default">Eu também sinto falta de um mega-evento que discuta estatística+ciência de dados e que não seja patrocinado diretamente por uma empresa do ramo. O CONRE-3 tem realizado vários Encontros Estatísticos com esse tipo de assunto, mas a nossa abrangência é bem pequena. Nossos últimos encontros sempre tiveram cerca de 100 participantes.</div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default">A mim parece-me claro também que há dificuldades em envolver mais professores e a até a ABE nesse movimento "ciência de dados".</div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default">Achar que todos os egressos dos bacharelados em estatística se sentem bem chamando a si próprios de "cientistas de dados" é ilusão. Há uma demanda muito grande por estatísticos que dominem programação (tendendo para Python e R), mas também tenham interesse pelos negócios e possuam habilidades de comunicação. Não é um exigência absurda e é possível adquirir boa parte dessas habilidades durante a graduação.</div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default">O que o mercado usa aos montes hoje é produção em massa, implementação de modelos encontrados pelos cientistas de dados. Muitas vezes são modelos problemáticos, mas pouco se discute sobre isso.</div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default">A estatística é, sim, um componente muito importante -- como sempre foi. Mas muitos profissionais sentem-se inseguros num mercado muito diferente das salas de aula. Alguns se dão muito bem, outros nem tanto, com dificuldades para entender como se processa muitos terabytes de dados rapidinho.</div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default">Doris</div><div class="gmail_default"><br></div><div class="gmail_default"><br></div></div></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui, 3 de out de 2019 às 20:02, Marcus Nunes <<a href="mailto:marcus.nunes@gmail.com">marcus.nunes@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Meus dois centavos sobre este assunto:</div><div><br></div><div>1. Nós deveríamos ter aqui no Brasil um evento de abrangência nacional como é o ASA Datafest - <a href="https://ww2.amstat.org/education/datafest/" target="_blank">https://ww2.amstat.org/education/datafest/</a> . Aqui na UFRN nós fizemos algo nesta linha em 2018 - <a href="https://marcusnunes.me/posts/como-foi-a-competicao-de-ciencia-de-dados/" target="_blank">https://marcusnunes.me/posts/como-foi-a-competicao-de-ciencia-de-dados/</a> - e iremos repetir a dose em 2019, mas é algo localizado apenas dentro da nossa universidade. Marcelo Bourguignon e eu estamos pensando em expandir esta iniciativa para todo o Brasil, com uma grande final ocorrendo no SINAPE. Entretanto, a recepção que tivemos dos professores para quem apresentamos nossa proposta, para que eles replicassem a competição deste ano em suas universidades, foi fria.</div><div><br></div><div>2. A maioria dos professores de Estatística que conheço um pouco mais a fundo é pouco multidisciplinar, trabalhando apenas com outros pesquisadores da sua própria área. Imagino que isso talvez se deva às métricas da Capes para avaliar a produção dos programas de Pós. Junte isso com o fato de que atividades que não sejam aulas presenciais, publicação de livros e artigos ou orientações acadêmicas contem pouco para a progressão docente e temos uma receita para pouca inovação.</div><div><br></div><div>3. Boa parte dos bacharelados em Estatística estão em universidades federais. Entretanto, os concursos para professores em federais são, em geral, muito restritivos. Como a maioria dos editais exige doutorado em Estatística ou áreas afins, os departamentos perdem grandes profissionais de áreas como Bioinformática, Linguística Computacional e Ciência da Computação, dentre outras. Eu acredito que concursos públicos para professores deveriam exigir apenas doutorado. Se o candidato é PhD em Filosofia e consegue passar no combo prova escrita + prova didática + defesa do memorial, ele merece entrar no departamento no qual prestou concurso. Esta falta de diversidade acaba criando departamentos que pensam de maneira muito parecida, prejudicando o nascimento de ideias conflitantes. <br><div><br></div><div>Atenciosamente,<br clear="all"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div dir="ltr">--</div><div dir="ltr"><div dir="ltr">Marcus Nunes</div><div dir="ltr">Professor Adjunto</div><div dir="ltr">Universidade Federal do Rio Grande do Norte</div><div dir="ltr">Centro de Ciências Exatas e da Terra</div><div dir="ltr">Departamento de Estatística</div><div dir="ltr">Laboratório de Estatística Aplicada</div><div dir="ltr"><a href="mailto:marcus@marcusnunes.me" target="_blank">marcus@marcusnunes.me</a></div><div dir="ltr"><a href="https://marcusnunes.me/" target="_blank">https://marcusnunes.me/</a></div><div dir="ltr"><a href="http://shiny.estatistica.ccet.ufrn.br" target="_blank">http://shiny.estatistica.ccet.ufrn.br</a></div><div dir="ltr"><br></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div></div><br></div></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Thu, Oct 3, 2019 at 5:00 PM Basilio de Braganca Pereira <<a href="mailto:basilio@hucff.ufrj.br" target="_blank">basilio@hucff.ufrj.br</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="auto">Na pós-graduação de cardiologia da UFRJ faz uns 7 anos leciono Aprendizado Estatístico ( obrigatório ) com o l livros texto<div>Maley, Maley,Pajevic-2011- Statistical Learning for Biomedical Science , camb un presss </div><div>Manly métodos estatísticos multivariados -umaintroducao</div><div><br></div><div>E já está na faze de revisão pela Chapman Halll o livro  </div><div>Pereira , Rao , Oliveira - Statistical Learning using Neural Networks :  a Guide for Statisticians and Data Scientists ( With Python).</div><div>Basilio<br> </div><div>Ps nossos co autores médicos já está usando SVM , survival tree , grafos, CART</div><div>a algum tempo!!!!!!</div><div>Só agora os estatisticos notaram que ninguém estava reinventando a roda e sim usando a roda!!!!</div><div><br></div><div><br></div><div><br><div id="gmail-m_106495301071214134gmail-m_-8968857706753129856AppleMailSignature" dir="ltr">Enviado do meu iPhone</div><div dir="ltr"><br>Em 3 de out de 2019, à(s) 16:05, Pedro Alberto Morettin <<a href="mailto:pam@ime.usp.br" target="_blank">pam@ime.usp.br</a>> escreveu:<br><br></div><blockquote type="cite"><div dir="ltr"><div dir="ltr">  O Departamento de Estatística do IME-USP está estudando a possibilidade de criar uma área de concentração em Ciência de Dados<div>dentro do Mestrado em Estatística. Atualmente está sendo oferecida a disciplina Aprendizado Estatística para Dados Superdimensionados. No próximo semestre será oferecida a disciplina Introdução à Ciência de Dados. </div><div><br></div><div>Penso que antes de criar mestrados, graduações, MBA (não entendo o uso indiscriminado dessa sigla, que sabemos qual o significado; atualmente tem MBA em tudo: Psicologia,</div><div>Economia etc etc, que na verdade são cursos de extensão) etc, é necessário ver se cada programa de pós-graduação tem pessoas interessadas e competentes para ministrar</div><div>as disciplinas de um tal programa, bem como orientar alunos em dissertações.</div><div><br></div><div>Tal programa, quando e se for criado,  deverá envolver docentes dos departamentos de computação, matemática e matemática aplicada.</div><div><br></div><div>Pedro</div><div><br></div><div><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui, 3 de out de 2019 às 14:28, Pedro Luis do Nascimento Silva <<a href="mailto:pedronsilva@gmail.com" target="_blank">pedronsilva@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">O currículo de graduação da ENCE passou por recente revisão e está disponível aqui: <a href="http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/portal-graduacao/portal-graduacao-grade-curricular" style="font-family:Arial,Helvetica,sans-serif" target="_blank">http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/portal-graduacao/portal-graduacao-grade-curricular</a></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">O projeto pedagógico do curso de graduação da ENCE contém os detalhes das ementas de disciplinas, e muitas outras informações sobre o curso, e está disponível aqui:</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><a href="http://www.ence.ibge.gov.br/images/ence/doc/bacharelado/PPC.pdf" target="_blank">http://www.ence.ibge.gov.br/images/ence/doc/bacharelado/PPC.pdf</a> </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Para facilitar aos interessados, segue também cópia anexada deste.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">As diretrizes curriculares para cursos de graduação em Estatística foram atualizadas pela última vez em 2008, e as que estão valendo estão disponíveis aqui: </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><a href="http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao" target="_blank">http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao</a> </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Vai também anexada cópia do documento acima, para facilitar.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Saudações, Pedro. <br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"> <br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui, 3 de out de 2019 às 14:01, Hedibert Lopes <<a href="mailto:hedibert@gmail.com" target="_blank">hedibert@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Obrigado Pedrao por dividir os guidelines da ASA.  Onde achamos os equivalentes para o Brasil?  Ou temos que olhar programa por programa?  E se assim o for, gostaria de pedir aos representantes dos programas que divulguem aqui os links e/ou documentos que ajudem a fomentar essa discussao de forma pragmatica e abrangente.<div><br></div><div>Abs,</div><div>Hedibert</div><div><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Thu, Oct 3, 2019 at 1:57 PM Pedro Luis do Nascimento Silva <<a href="mailto:pedronsilva@gmail.com" target="_blank">pedronsilva@gmail.com</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Tenho uma proposta bem específica: ano que vem temos SINAPE, uma oportunidade boa para reuniões presenciais e debates ao vivo e a cores.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Sei que a data está longe, mas que tal uma iniciativa de:</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">1) formar um grupo de discussão sobre 'atualização de currículo mínimo' para cursos de graduação em Estatística (estes são os nossos espaços de atuação mais amplos na área de formação); </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">2) o SINAPE seria uma oportunidade para o 'fechamento' dessa atividade, e encaminhamento da mesma dentro dos fóruns existentes (ABE, e quaisquer outras entidades que possam se interessar pelo tema).</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Acho importante que as lideranças mais jovens e com as melhores ideias sobre o tema façam parte, e que o grupo seja aberto a contribuições da comunidade, mesmo que por pessoas que não se integrem totalmente como membros.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">A título de contribuição, vão anexados alguns documentos de referência.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">a) Guidelines de currículo para cursos de estatística da ASA;</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">b) Guidelines de currículo para cursos de 

ciência de dados

da ASA;

</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">c) Estruturas curriculares (em discussão) para introdução a ciência de dados nas escolas (pré-universidade).</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Só uma leitura atenta deste material e comparação com o que temos na maioria dos currículos de graduação já nos daria excelente ponto de partida para o trabalho...</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Saudações, Pedro.</div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui, 3 de out de 2019 às 13:29, Hedibert Lopes <<a href="mailto:hedibert@gmail.com" target="_blank">hedibert@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Boa tarde pessoal,<div><br></div><div>Gostei muito das colocacoes ate agora e concordo que devemos nos envolver de forma agressiva nessa discussao.  Mudar os curriculos de estatistica e' uma necessidade impar, nao somente pelas "ciencias de dados" mas tambem pela evolucao da estatistica em si nos ultimos 30 anos somente.  Entretanto, essa e' outra discussao, talvez pra um outro momento.</div><div><br></div><div>Acho que agora temos dois pontos importantes a atacar: 1) Melhor marketing da estatistica que ja' temos hoje, que ja' e' bem boa, para melhor colocar os estatisticos (nao so' os de carteirinha, todos os "estatisticos") dentro das empresas/industria e assim proliferar o pensamento metodologico e cientifico que as ciencias estatisticas desenvolveram nos ultimos 150 anos.  Essa transferencia de conhecimento tornara' as empressas/industrias ainda mais cientes da importancia do estatistico completo, nao somente daquele que sabe rodar e mais ou menos ler a proc ABC, a rotina CDE ou os pacotes bayeslm e stochvol no R (propaganda descarada!). No maximo, o cientista de dados tipico de hoje conseguira usar as tecnicas ja' bem estabelecidas para problemas ja' bem conhecidos.  O problema e' que problemas novos aparecem todos os dias e novas formas de abordar esses problemas tambem!  Enfim, 2) Abracarmos de uma ver por todas a analise exploratoria de dados (e de sumarizacao e visualizacao de resultados/modelos tambem) como um dos pilares da estatistica como ciencia.  Sem ela somos apenas matematicos estatisticos (sem prejuizo aos que se dedicam sua vida a isso).  Esse protagonismo envolve mais treinamento em manipulacao/manutencao de bases diversas de dados nos mais variados meios, em mais capacidade computacional e grafica, bem como mais treinamento na modelagem de alta dimensionalidade e/ou alta complexidade.  Enfim, temos a faca e o queijo (e o pao, indispensavel!) nas maos.  O que vamos fazer?</div><div><br></div><div>Abracos,</div><div>Hedibert</div><div><br></div><div><br></div></div>
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</blockquote></div><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas</font></div><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - National School of Statistical Sciences<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</blockquote></div><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr"><div dir="ltr"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Hedibert Freitas Lopes, PhD</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Professor of Statistics and Econometrics</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">INSPER - Institute of Education and Research</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Rua Quatá, 300 - São Paulo, SP 04546-042 Brazil</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Phone: +55 11 4504-2343</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><a href="http://www.hedibert.org" target="_blank">www.hedibert.org</a></span><br></div></div>
</blockquote></div><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas</font></div><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - National School of Statistical Sciences<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
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