<div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">O currículo de graduação da ENCE passou por recente revisão e está disponível aqui: <a href="http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/portal-graduacao/portal-graduacao-grade-curricular" style="font-family:Arial,Helvetica,sans-serif">http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/portal-graduacao/portal-graduacao-grade-curricular</a></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">O projeto pedagógico do curso de graduação da ENCE contém os detalhes das ementas de disciplinas, e muitas outras informações sobre o curso, e está disponível aqui:</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><a href="http://www.ence.ibge.gov.br/images/ence/doc/bacharelado/PPC.pdf">http://www.ence.ibge.gov.br/images/ence/doc/bacharelado/PPC.pdf</a> </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Para facilitar aos interessados, segue também cópia anexada deste.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">As diretrizes curriculares para cursos de graduação em Estatística foram atualizadas pela última vez em 2008, e as que estão valendo estão disponíveis aqui: </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><a href="http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao">http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao</a> </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Vai também anexada cópia do documento acima, para facilitar.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Saudações, Pedro. <br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"> <br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui, 3 de out de 2019 às 14:01, Hedibert Lopes <<a href="mailto:hedibert@gmail.com">hedibert@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Obrigado Pedrao por dividir os guidelines da ASA.  Onde achamos os equivalentes para o Brasil?  Ou temos que olhar programa por programa?  E se assim o for, gostaria de pedir aos representantes dos programas que divulguem aqui os links e/ou documentos que ajudem a fomentar essa discussao de forma pragmatica e abrangente.<div><br></div><div>Abs,</div><div>Hedibert</div><div><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Thu, Oct 3, 2019 at 1:57 PM Pedro Luis do Nascimento Silva <<a href="mailto:pedronsilva@gmail.com" target="_blank">pedronsilva@gmail.com</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Tenho uma proposta bem específica: ano que vem temos SINAPE, uma oportunidade boa para reuniões presenciais e debates ao vivo e a cores.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Sei que a data está longe, mas que tal uma iniciativa de:</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">1) formar um grupo de discussão sobre 'atualização de currículo mínimo' para cursos de graduação em Estatística (estes são os nossos espaços de atuação mais amplos na área de formação); </div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">2) o SINAPE seria uma oportunidade para o 'fechamento' dessa atividade, e encaminhamento da mesma dentro dos fóruns existentes (ABE, e quaisquer outras entidades que possam se interessar pelo tema).</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Acho importante que as lideranças mais jovens e com as melhores ideias sobre o tema façam parte, e que o grupo seja aberto a contribuições da comunidade, mesmo que por pessoas que não se integrem totalmente como membros.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">A título de contribuição, vão anexados alguns documentos de referência.</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">a) Guidelines de currículo para cursos de estatística da ASA;</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">b) Guidelines de currículo para cursos de 

ciência de dados

da ASA;

</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">c) Estruturas curriculares (em discussão) para introdução a ciência de dados nas escolas (pré-universidade).</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Só uma leitura atenta deste material e comparação com o que temos na maioria dos currículos de graduação já nos daria excelente ponto de partida para o trabalho...</div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif"><br></div><div class="gmail_default" style="font-family:verdana,sans-serif">Saudações, Pedro.</div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qui, 3 de out de 2019 às 13:29, Hedibert Lopes <<a href="mailto:hedibert@gmail.com" target="_blank">hedibert@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Boa tarde pessoal,<div><br></div><div>Gostei muito das colocacoes ate agora e concordo que devemos nos envolver de forma agressiva nessa discussao.  Mudar os curriculos de estatistica e' uma necessidade impar, nao somente pelas "ciencias de dados" mas tambem pela evolucao da estatistica em si nos ultimos 30 anos somente.  Entretanto, essa e' outra discussao, talvez pra um outro momento.</div><div><br></div><div>Acho que agora temos dois pontos importantes a atacar: 1) Melhor marketing da estatistica que ja' temos hoje, que ja' e' bem boa, para melhor colocar os estatisticos (nao so' os de carteirinha, todos os "estatisticos") dentro das empresas/industria e assim proliferar o pensamento metodologico e cientifico que as ciencias estatisticas desenvolveram nos ultimos 150 anos.  Essa transferencia de conhecimento tornara' as empressas/industrias ainda mais cientes da importancia do estatistico completo, nao somente daquele que sabe rodar e mais ou menos ler a proc ABC, a rotina CDE ou os pacotes bayeslm e stochvol no R (propaganda descarada!). No maximo, o cientista de dados tipico de hoje conseguira usar as tecnicas ja' bem estabelecidas para problemas ja' bem conhecidos.  O problema e' que problemas novos aparecem todos os dias e novas formas de abordar esses problemas tambem!  Enfim, 2) Abracarmos de uma ver por todas a analise exploratoria de dados (e de sumarizacao e visualizacao de resultados/modelos tambem) como um dos pilares da estatistica como ciencia.  Sem ela somos apenas matematicos estatisticos (sem prejuizo aos que se dedicam sua vida a isso).  Esse protagonismo envolve mais treinamento em manipulacao/manutencao de bases diversas de dados nos mais variados meios, em mais capacidade computacional e grafica, bem como mais treinamento na modelagem de alta dimensionalidade e/ou alta complexidade.  Enfim, temos a faca e o queijo (e o pao, indispensavel!) nas maos.  O que vamos fazer?</div><div><br></div><div>Abracos,</div><div>Hedibert</div><div><br></div><div><br></div></div>
_______________________________________________<br>
abe mailing list<br>
<a href="mailto:abe@lists.ime.usp.br" target="_blank">abe@lists.ime.usp.br</a><br>
<a href="https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe" rel="noreferrer" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe</a><br>
</blockquote></div><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas</font></div><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - National School of Statistical Sciences<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div></div></div></div></div></div></div>
</blockquote></div><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr"><div dir="ltr"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Hedibert Freitas Lopes, PhD</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Professor of Statistics and Econometrics</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">INSPER - Institute of Education and Research</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Rua Quatá, 300 - São Paulo, SP 04546-042 Brazil</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small">Phone: +55 11 4504-2343</span><br style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><span style="color:rgb(0,0,0);font-family:Calibri,Arial,Helvetica,sans-serif,"Apple Color Emoji","Segoe UI Emoji",NotoColorEmoji,"Segoe UI Symbol","Android Emoji",EmojiSymbols;font-size:small"><a href="http://www.hedibert.org" target="_blank">www.hedibert.org</a></span><br></div></div>
</blockquote></div><br clear="all"><div><br></div>-- <br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><div><div dir="ltr"><font face="verdana, sans-serif">Pedro Luis do Nascimento Silva</font><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas</font></div><div><font face="verdana, sans-serif">IBGE - National School of Statistical Sciences<br>Phone: +55 21 21424957</font></div></div></div></div></div></div></div></div></div>