<div dir="ltr"><div>Boa tarde a todos(as),<br></div><div><br></div><div>Segue a informação do seminário que teremos nesta semana<span><span><span><span> no Ciclo de Seminários de Pós-graduação da UFPE. A agenda completa <span>de</span> seminários confirmados para 2020 pode ser acessada pelo site: <a href="https://sites.google.com/view/seminarios-ppge-ufpe" target="_blank">https://sites.google.com/view/seminarios-ppge-ufpe</a>. </span></span></span></span></div><div><span><span><span><span></span></span></span></span></div><div class="gmail_quote"><div><br></div><div><span><span><span><span>Próxima palestra - 29/07 (16h00) (transmissão via <b>Google Meet<span><span><span><span><span><span><span> </span></span></span></span></span></span></span></b><span><span><span><span><span><span><span>pelo</span></span></span></span></span></span></span><b><span><span><span><span><span><span><span> </span></span></span></span></span></span></span></b><span><span><span><span><span><span><span>link: <span><a href="http://meet.google.com/syh-qwsb-snj" target="_blank">meet.google.com/syh-qwsb-snj</a></span></span></span></span></span></span></span></span>)</span></span></span></span></div><div><span><span><span><span><span><span><span><br></span></span></span></span></span></span></span></div><div><b>Título:</b> A nonparametric approach to assess undergraduate performance<br><br><b>Palestrante:</b> Hildete Prisco Pinheiro - UNICAMP <br><br><b>Resumo:</b>
Nonparametric methodologies are proposed to assess college students'
performance. Emphasis is given to gender and sector of high school. The
application concerns the University of Campinas, a research university
in Southeast Brazil. In Brazil college studies are based on a somewhat
rigid set of subjects for each major. For this reason a simple GPA
comparison may hide true performance. Therefore, we define individual
vectors of course grades. These vectors are used in pairwise comparisons
of common subject grades for individuals who entered college in the
same year. The relative college performances of any two students are
compared with their relative performances on the entrance exam score. A
procedure based on generalized U ‐statistics is developed to test if
there is selection bias in the entrance exam by some predefined groups,
which is equipped with asymptotically normal distribution under both
null and alternative hypotheses. Maximum power is attained by employing
the union intersection principle, and resampling techniques such as
nonparametric bootstrap are employed to generate the empirical
distribution of the test statistics and get p ‐values. Joint work with
Pranab K. Sen, Aluísio Pinheiro, and Samara F. Kiihl.<br><br><br><b>Sobre a palestrante:</b>
Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará
(1988), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas
(1992), doutorado em Bioestatistica - University of North Carolina
(1997) e livre docência pela Universidade Estadual de Campinas (2010).
Realizou pós-doutoramento na University of North Carolina at Chapel Hill
(fevereiro a julho de 2012). Foi coordenadora de graduação do curso de
Estatística de 2002 a 2006, coordenadora de pesquisa da Comvest
(Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) de agosto de 2011 a
janeiro de 2012 e de agosto de 2012 a abril de 2013 e coordenadora de
do programa de pós-graduação em Estatística da Unicamp de maio de 2015 a
abril de 2017. Atualmente é Professora Associada da Universidade
Estadual de Campinas. Atua principalmente nos seguintes temas: dados
categorizados, estatística genética, estatística não-paramétrica,
análise de desempenho educacional, inferência estatística, modelos
lineares generalizados e U-estatística. (Fonte: Currículo Lattes)</div><div><br></div><div>Um abraço</div><div>Pablo Rodriguez<br></div></div></div>