Bom dia!<div><br></div><div>Quanto à pirataria, preço também parece ser uma questão secundária. Simplesmente porque é impossível brigar em preço com os piratas! Então é preciso agregar valor ao que é entregue, para que o consumidor reconheça alguma vantagem em comprar o produto legal e não o pirata. Faixas extras para download, algum desconto em outro produto, mais relacionamento, conteúdo transmídia, e por aí vai.</div>
<div><br></div><div>No caso do brasileiro que paga muito mais pelos produtos, de iPads a carros, não é só a carga tributária: há também uma margem de lucro maior aqui do que em mercados mais maduros e consolidados. Questão de competição? Em parte, sim. Mas, em parte, porque alguns produtos são símbolo de status (o carro do ano "que eu tenho que ter", o iPad "imperdível"); em parte, por questão cultural (quantos boicotam produtos, lojas, marcas? Poucos...); em parte, pelo ciclo de desenvolvimento econômico: só nos últimos 5 anos começou a existir um mercado de massa mais poderoso, com o crescimento da classe C. Mas falta um pensamento mais "fora da caixa" para pensar em alternativas que não sejam preço baixo e parcelamento em x vezes.</div>
<div>Abs</div><div><br></div><div>Renato Müller</div><div><br></div><div><br><br><div class="gmail_quote">Em 1 de fevereiro de 2012 12:00,  <span dir="ltr"><<a href="mailto:futuro-request@lists.ime.usp.br">futuro-request@lists.ime.usp.br</a>></span> escreveu:<br>
<blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Send futuro mailing list submissions to<br>
        <a href="mailto:futuro@lists.ime.usp.br">futuro@lists.ime.usp.br</a><br>
<br>
To subscribe or unsubscribe via the World Wide Web, visit<br>
        <a href="https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/futuro" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/futuro</a><br>
or, via email, send a message with subject or body 'help' to<br>
        <a href="mailto:futuro-request@lists.ime.usp.br">futuro-request@lists.ime.usp.br</a><br>
<br>
You can reach the person managing the list at<br>
        <a href="mailto:futuro-owner@lists.ime.usp.br">futuro-owner@lists.ime.usp.br</a><br>
<br>
When replying, please edit your Subject line so it is more specific<br>
than "Re: Contents of futuro digest..."<br>
<br>
<br>
Tópicos de Hoje:<br>
<br>
   1. Re: sopa e pipa, megaupload - Re: Digest futuro, volume 1,<br>
      assunto 3 (Alexandre Hannud Abdo)<br>
<br>
<br>
----------------------------------------------------------------------<br>
<br>
Message: 1<br>
Date: Wed, 01 Feb 2012 08:50:32 -0200<br>
From: Alexandre Hannud Abdo <<a href="mailto:abdo@member.fsf.org">abdo@member.fsf.org</a>><br>
To: <a href="mailto:futuro@lists.ime.usp.br">futuro@lists.ime.usp.br</a><br>
Subject: Re: [futuro] sopa e pipa, megaupload - Re: Digest futuro,<br>
        volume 1, assunto 3<br>
Message-ID: <<a href="mailto:4F2918F8.1000908@member.fsf.org">4F2918F8.1000908@member.fsf.org</a>><br>
Content-Type: text/plain; charset=ISO-8859-1<br>
<br>
Ni!<br>
<br>
Olá,<br>
<br>
On 01/30/2012 09:23 PM, William Gnann wrote:<br>
> Minha opinião pessoal é a de que se os preços fossem mais justos, a<br>
> pirataria seria bem menos difundida. Um exemplo é o Steam:<br>
> <a href="http://store.steampowered.com/" target="_blank">http://store.steampowered.com/</a><br>
<br>
Curioso você mencionar o Steam, Gnann, porque justamente o seu fundador<br>
diz que preço é um problema secundário às qualidades do serviço prestado:<br>
<br>
<a href="http://games.ign.com/articles/121/1213357p1.html" target="_blank">http://games.ign.com/articles/121/1213357p1.html</a><br>
<br>
Ou seja, apóia a ideia de que um péssimo relacionamento com o cliente e<br>
produtos voltados para a empresa e não para o consumidor é que são o<br>
motor maior dos mercados ilegais.<br>
<br>
Ele tem os números da própria companhia pra reiterar isso ;)<br>
<br>
E está em acordo com os experimentos de artistas que tem distribuído sua<br>
música gratuitamente - tanto famosos, como Radiohead, quanto baseados na<br>
Internet, como no site Jamendo, ou com site próprio como Jonathan<br>
Culton. Um estudo do Berkman Center relata sobre isso:<br>
<br>
<a href="http://cyber.law.harvard.edu/publications/2011/Rethinking_Music" target="_blank">http://cyber.law.harvard.edu/publications/2011/Rethinking_Music</a><br>
<br>
Ou, pra quem acha que uma imagem vale mais que mil palavras... hehe<br>
<br>
<a href="http://tfoyle.com/wp-content/uploads/2010/02/pirate-vs-pay.png" target="_blank">http://tfoyle.com/wp-content/uploads/2010/02/pirate-vs-pay.png</a><br>
<br>
Mas você tem razão em que talvez o preço seja um problema maior no<br>
Brasil, onde ainda em muitos casos estes são inflacionados visando a<br>
classe A, já que o viés da indústria é não considerar aqui um mercado<br>
para investir em massa.<br>
<br>
E vale lembrar que brasileiro não se importa de pagar mais por menos,<br>
vide nosso mercado automobilístico:<br>
<br>
<a href="http://autoinforme.com.br/noticias.asp?id_noticia=10726&id_tipo_noticia=2&id_secao=6" target="_blank">http://autoinforme.com.br/noticias.asp?id_noticia=10726&id_tipo_noticia=2&id_secao=6</a><br>
<br>
Abs!<br>
<br>
ale<br>
<br>
<br>
------------------------------<br>
<br>
_______________________________________________<br>
futuro mailing list<br>
<a href="mailto:futuro@lists.ime.usp.br">futuro@lists.ime.usp.br</a><br>
<a href="https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/futuro" target="_blank">https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/futuro</a><br>
<br>
<br>
Fim da Digest futuro, volume 2, assunto 1<br>
*****************************************<br>
</blockquote></div><br></div>