[ABE-L] =?ISO-8859-1?Q?A_verdade_=E9_que_a_?=Copa foi um sucesso...

Pledson Guedes de Medeiros pledson em ccet.ufrn.br
Qua Jul 16 13:34:02 -03 2014

Caro Carlinhos e demais, gostaria de enfatizar os pontos abaixo na pesquisa citada:

"A organização do Mundial foi avaliada como ótima ou boa por 83% dos estrangeiros; 12% a consideraram regular; e 3%, ruim ou péssima.

Uma maioria de 76% achou ótima ou boa a qualidade do transporte até os estádios. A mobilidade urbana foi avaliada como melhor do que o esperadopara 46%, dentro do esperado para 40% e pior que o esperado para 11%.

O transporte aéreo recebeu avaliação ótima ou boa de 76% das pessoas ouvidas. 10% deram nota regular; e 4%, ruim."

Ou seja, está claro que a aprovação foi sim para a organização do evento. Entretanto, vou mais além, e darei aqui a minha impressão pessoal:
Tive a oportunidade de assistir a jogos nas 4 capitais nordestinas(Natal, Recife, Fortaleza e Salvador) com todos os ingressos comprados pelo site oficial, e posso testemunhar aqui que a organização do evento foi impecável. Do acesso ao estádio em Recife via BRT, aos ônibus de acesso nos bolsões de estacionamento em Fortaleza e ao acesso facilitado em Natal e Salvador, em função da localização dos estádios. Ao chegar próximo ao estádio tínhamos centenas de voluntários orientando a todos e era impressionante a alegria dos estrangeiros e a festa que foi a Copa, muitos deles ainda estão por aqui, fazendo turismo. Quanto aos aeroportos, pontualidade incrível e também muita organização, muito diferente do que se previa antes da Copa.

Ao voltar de Salvador para Natal conheci um indiano que tinha vindo ao Brasil para a Copa e estava maravilhado com o evento, assim como todos os outros que ficava a observar nos estádios, fossem eles americanos, mexicanos ou alemães. Não tenho dúvida do impacto positivo e do efeito multiplicador que esta imagem positiva da organização do evento e da hospitalidade do povo brasileito terá nos países de origem, agora que essas pessoas estão regressando, pois não há propaganda turística melhor do que um depoimento pessoal.

Quanto ao investimento nos estádios, via financiamento do BNDES, não tenho dúvida que serão recuperados em pouco tempo com a imagem e a propaganda positiva que o nosso país teve durante a Copa. Mesmo nos casos de Manaus e Cuiabá, sempre citados, precisamos entender que a construção deles possibilitará um incremento substancial no turismo desses estados, dado a exposição para todo o mundo feita durante um mês.

A FECOMÉRCIO fez um levantamento, aqui em Natal, e os estrangeiros gastaram durante a Copa, só aqui, 350 mihões de reais. E olha que outras cidades foram beneficiadas como Mossóro, no interior do RN, dado que após o jogo MéxicoxCamarões os mexicanos saíram em 30 ônibus para o Mossoró cidade junina.

Não vou entrar aqui na discussão dos diversos problemas que temos no nosso país mas, quanto ao investimento feito para a Copa, como evento, não tenho dúvida que foi mais do que válido e que Copa, que no seu início tinha um apoio tímido de todos nós, com alguns até insistindo no "Não vai ter Copa!", se mostrou um sucesso total e acima das expectativas, ao seu final.

Se saudade é uma palavra de nosso dicionário, ousaria dizer que ela reflete bem o sentimento que estamos vivenciando após o término da Copa...E olha Carlinhos que não estou nem falando que ao ligar a tv, a partir de hoje, terei que assistir ao Fred jogar pelo seu Fluminense(antes que fique chateado comigo, não torço pelo Flamengo, mas pelo América de Natal que, por coincidência, enfrentrá o Fluminense daqui há 2 semanas, no Arena das Dunas)...

Atenciosamente,

Prof. Pledson Guedes de Medeiros
Professor Associado
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN
Fone: (84) 3215-3786