[ABE-L] RES: Aos meus amigos

Luiz Sergio Vaz luizvaz em sarah.br
Qua Jul 30 09:05:56 -03 2014

Caro Professor, parabéns !
A justa homenagem enobrece a arte.

Um fraternal abraço,
Luiz

-----Mensagem original-----
De: abe [mailto:abe-bounces em lists.ime.usp.br] Em nome de Carlos Alberto de Bragança Pereira
Enviada em: terça-feira, 29 de julho de 2014 19:04
Para: abe-l em ime.usp.br
Assunto: [ABE-L] Aos meus amigos

Prezados redistas:

Como todos sabem, a ABE homenageia um estatístico em cada SINAPE.
Tive a honra de ser o escolhido nesta reunião de 2014.  Ao ver os colegas Louzada, Migon, Singer, Stern, Josemar, Cribari, Dani, Renato, Alexandra, Nancy, Basilio, Dalton entre outros, achei que a seleção aleatória de um nome não seria injusto para nenhum de nós.  Estou muito honrado em ter sido o homenageado desta vez.  É uma satisfação muito grande ter recebido o reconhecimento de nossa sociedade pelo trabalho científico de nosso grupo Bayesiano.

Depois das falas dos amigos Josa, Stern e Victor, minha emoção não permitiu que eu dissesse o que realmente gostaria de falar.  Aproveito a oportunidade desta nossa rede para expressar meus sentimentos.
Tenho certeza que, ao achar que possa merecer o prêmio, tudo é circunstancial, pois sei que o júri normalmente possui suas preferências pessoais: claro que depende das pessoas que fazem parte do colegiado.  Assim não me sinto nem superior nem inferior aos meus colegas após ter a honra de ser homenageado.  Vou aproveitar toda a consequência da homenagem, não tenham dúvidas.

Coincidências ocorrem nas nossas vidas.  Terminei de ler neste mês um ótimo livro de Cristovam Tezzo, o Professor.  O livro é sobre a recordação do passado no dia em que Heliseu, um professor de linguística, iria ser homenageado pelos seus pares quando completaria
70 anos.  Ele também balançou ao pensar que poderia ser merecedor do
reconhecimento de seu trabalho na academia para a qual serviu.
Recomento a todos a leitura dessa ótima reflexão sobre o passado.

Nas reflexões que fiz, assim como Heliseu, pude entender a minha sorte ao chegar a este ponto com algum sucesso.  Devo tudo isso a minha esposa, Lilian, que se ocupou dos problemas de saúde de meus filhos enquanto eu me desenvolvia, acadêmica e cientificamente.  Por outro lado, devo muito aos meus alunos.  Vejam minha sorte ao lembrarmos-nos da grandeza de meus primeiros alunos de doutorado; Rogatko, Galvão, Paulino, Pillar e Victor Hugo.  Escrever trabalhos desenvolvidos por estes craques não foi tarefa difícil.  A consequência foi que não tive mais medo em orientar os outros 22 craques de doutorado.  Além disto, vejam na lista dos meus 26 alunos de mestrado como fui privilegiado pelas suas excelências.

Claro que não posso esquecer meus grandes mestres nos ombros dos quais me apoiei. Primeiro meus pais que foram fundamentais na minha formação.  Depois os meus orientadores de vida, de estatística e de ciência. Agradeço ao Caio por ter me levado para São Paulo onde pude colaborar na construção do departamento, no qual Flávio, Euclydes e Severo me acolheram como um filho.  Frota-Pessoa e Luiz Edmundo foram meus mestres na ciência.  Proschan e Basu meus orientadores do doutorado dos quais aprendi alguns fundamentos da Ciência e que também me orientarem nos momentos difíceis que tive ao me separar da família devido à saúde de meu filho.  Basu de fato foi um segundo pai para mim.  Então, tive a sorte de ser coautor de grandes pessoas como
Dennis, Shelly e Barlow, além evidentemente de Basu e Proschan.
Barlow me acolheu em Berkeley e me proporcionou a época mais produtiva de minha carreira.  Luis Pericchi também deve ser lembrado aqui, pois até hoje escrevemos algumas de nossas reflexões estatísticas.

Finalmente agradeço ao Neto, a eficiência em pessoa, e nossa rede da ABE que me permitiu fazer reflexões ao longo desses anos; meus comentários e desafios me proporcionaram um debate interessante com diversas pessoas da rede que me escrevem periodicamente.

Obrigado por tudo e a todos.

A Placa da homenagem está anexada

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira