[ABE-L] RES: Nota de Falecimento

Luiz Sergio Vaz luizvaz em sarah.br
Ter Nov 11 09:59:16 -03 2014

Prof. George,

Não tive o prazer de ter aulas com o Prof. Memória. Ele havia chegado na UnB em meados de 86 e me formei em 87. Como vê, foi por muito pouco, talvez um detalhe, mas lembro-me perfeitamente do dia em que ele foi apresentado aos alunos. Ele era uma pessoa muito simples e discreta. Tratávamos com muito carinho e atenção.

Quem quiser conhecer um pouco da biografia do Prof. Memória, segue um link: http://www.personagens.ufv.br/?area=joseMariaPompeu

Os meus mais sinceros sentimentos aos familiares e à família estendida da UnB, a qual, como ex-aluno, faço parte.

Luiz

-----Mensagem original-----
De: abe [mailto:abe-bounces em lists.ime.usp.br] Em nome de George von Borries
Enviada em: segunda-feira, 10 de novembro de 2014 20:43
Para: abe-l em ime.usp.br
Assunto: [ABE-L] Nota de Falecimento

Prezados,
o Departamento de Estatística da Universidade de Brasília lamenta informar o falecimento do Professor José Maria Pompeu Memória.
Professor Memória faleceu ontem aos 97 anos de idade. Seu velório ocorreu hoje no Campo da Esperança em Brasília e seu corpo será cremado amanhã em cerimônia familiar.

Muitos de nós da UnB tivemos a honra de conviver com o professor Memória. Uma pessoa simples e de cultura ímpar. Em 1998, eu tive o prazer de assistir aulas do mestrado em estatística na companhia do professor Memória. Aos 82 anos, o professor Memória sentava conosco para assistir aulas de inferência do mestrado.
Depois das aulas nos brindava com suas histórias de vida, discussão sobre literatura e, é claro, estatística. O professor tinha ainda o hábito de tomar chá com um grupo de professoras do departamento que ele carinhosamente chamava de meninas do EST.

O professor conheceu estatísticos como C.R. Rao e R. Fisher!
Nós, tivemos o prazer e honra de conhecer o professor Memória.

Que Deus conforte sua família e que ele descanse em paz. Amém.

Atenciosamente,
Prof. George von Borries
Chefe do Departamento de Estatística da UnB.