[ABE-L] RES: Eleições

Luiz Sergio Vaz luizvaz em sarah.br
Seg Out 6 16:50:41 -03 2014


Oi Raphael,
Obrigado pelo aviso.
Havia feito uma confusão com o boca de urna de outro estado da federação, mas corrigi o valor na mensagem seguinte:
"considerando a boca de urna, a amostra de 64.000 eleitores!! passou bem mais perto dos 33% do Aécio."

Luiz


De: Raphael Nishimura [mailto:raphael_nishimura em yahoo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 6 de outubro de 2014 15:30
Para: Luiz Sergio Vaz; abe-l em ime.usp.br
Assunto: Re: [ABE-L] Eleições

Caro Luiz,

Só gostaria de atentar para uma correção: o tamanho da amostra da pesquisa boca de urna do IBOPE foi de 64.200 eleitores.

Um abraço,
Raphael
Em Segunda-feira, 6 de Outubro de 2014 9:15, Luiz Sergio Vaz <luizvaz em sarah.br<mailto:luizvaz em sarah.br>> escreveu:


Bom dia,

Fui dormir perplexo com o resultado oficial das eleições para presidente. Talvez a metodologia empregada não estaria adequada para uma eleição majoritária para Presidente. O Brasil é um pais imenso e multi - tudo: multicultural, multirracial e multivariado. Talvez essa característica esteja prejudicando os institutos.

As pessoas sempre nos perguntam porque os Institutos de pesquisa erram tanto. E os que me perguntam sempre jogam a conta para a ciência Estatística. Hoje alguém, com certeza, vai me contar pela n-ésima vez que aquela estorinha: há três mentiras universais e uma delas é a Estatística. Na boca de urna, o IBOPE só passou perto dos 22% da Marina*.

Acho que a comunidade estatística, através de suas Associações e Conselhos profissionais, deveriam tomar partido por uma estatística melhor nessa área. Quem sabe fazer uma avaliação oficial dos resultados (pesquisa x urna) . A sociedade brasileira e os estatísticos agradeceriam.

Abraço,
Luiz


*Segundo a pesquisa de boca de urna do Ibope, com 5.000 entrevistados, a presidente teria confirmado seu favoritismo e recebido 44% dos votos válidos, contra 30% para Aécio. Marina Silva (PSB), que até pouco tempo aparecia à frente de Aécio nas pesquisas de intenção de voto, viria em terceiro, com 22% dos votos válidos.


_______________________________________________
abe mailing list
abe em lists.ime.usp.br<mailto:abe em lists.ime.usp.br>
https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20141006/21d94f6d/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe