[ABE-L] Blog "Na base dos dados"

Jose Carvalho carvalho em statistika.com.br
Qui Out 9 09:44:15 -03 2014

Simples gráficos podem ser eloquentes. Este é um caso.

A explicação para esse "fenômeno" vai além da "compra de votos" pelo
Bolsa Família. O governo do PT tem feito muita propaganda. Todos sabem
disso. Propaganda que muitos percebem como enganosa. A propaganda é
tão intensa que poderíamos dizer que temos um "governo-show", sempre
jogando para a torcida. A propaganda, criminosamente, sobretudo para o
governo de um país, tem dividido a população. Entre etnias, entre
"pobres" e "ricos" e por regiões. Aliás, quero cobrar processo legal
contra alguns próceres, o ex-presidente, Sr. da Silva, e a presidanta
inclusive, que falam contra a
"elite branca". Isso é racismo? Essa propaganda e mais os discursos,
dentro e fora da campanha, segregam os brasileiros em várias populações.

Não surpreende o achado do Rodrigo Targino. Mas ver aquelas
correlações assusta! Imediatamente, extrapolamos a mera correlação e
pensamos em causas. A causa, se existe, está associada ao IDH, que
teria uma associação de segunda ordem com a eleição.. As pessoas com
menor escolaridade e de lugares menos desenvolvidos, que tem menos
acesso ao consumo e crítica da informação, são prenhes da deliberada e
aguerrida propaganda governamental.

O resultado está aí. Aonde isso levará é fácil de ver. Uma nação
pacífica e unida, que temos sido, em geral e por muito tempo, verá os
conflitos enormes causados por um deliberado preparo ideológico. A
história da
Europa, fragmentada em pequenos países, em minúsculos burgos de línguas
diferentes,  está aí para evidenciar isso. E até mesmo a de nossos
índios. Separados por poucos quilômetros de distância na mata e por
língua, matam-se uns aos outros, escravizando os que puderem
agarrar. Vejam o que dá a mera torcida pelo futebol, com Corintianos e
Palmeirenses matando-se por coisa alguma!

Isso não é certo. Vamos dar um basta nisso. Já!!!

Zé Carvalho

(Obrigado, Rodrigo e Gabriela, por compartilharem seus gráficos)