[ABE-L] Produção científica no Brasil

Julio Stern jmstern em hotmail.com
Seg Out 13 07:49:27 -03 2014

Cribari: Note que a producao relativa apenas retornou ao que era em 1981! 1981 - 37% 1993 - 40%  2006 - 44%  2013 - 37%
Na minha opiniao, esta oscillacao eh em parte explicada pela maior participacao de centros fora do eixo SP-RJ, exatamente como voce disse. Esta eh a boa nova...   Todavia, na minha opiniao, ha tambem uma ma noticia embutida ai, que eh o rapido declinio da producao no Rio de Janeiro.      A producao cientifica fora do eixo SP-RJ eh feita na Universidades Federais. Em SP e no Rio, temos dois sistemas diferentes e distintos. Em Sao Paulo, as Universidades Estaduais (USP, UNICAMP UNESP). No Rio, um sistema ``duplo'', baseado nas Univ. Federais e nos "Institutos (Federais?) de Pesquisa". O sistema Paulista foi uma historia de sucesso, mas corre agora o risco de ser destruido ou comprometido por medidas populistas. O sistema do Rio (da Guanabara? / do Distrito Federal) eh uma histora de fracassos sucessivos.  Acho que deveriamos fazer um estudo historico comparativo  destes 3 sistemas (SP / RJ / outros estados). Ha muito a aprender, com otimos exemplos a seguir, e muitos maus exemplos a evitar.    ---Julio Stern

Date: Mon, 13 Oct 2014 06:16:40 -0300
From: cribari em de.ufpe.br
To: abe-l em ime.usp.br
Subject: [ABE-L] Produção científica no Brasil

A produção científica brasileira está menos concentrada em São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/10/1531461-producao-cientifica-no-brasil-fica-menos-concentrada-em-sao-paulo.shtml
São Paulo será sempre o carro-chefe de nossa produção, mas é saudável haver progressos alhures. Abraços, FC
--
Francisco Cribari-Neto, email: cribari em de.ufpe.br - "All theory, my friend, is grey, but green is life's glad golden tree." --Goethe (Faust)