[ABE-L] VIRADA CIENTÍFICA E O CANTINHO DA E STATÍSTICA

Pledson Guedes de Medeiros pledson em ccet.ufrn.br
Ter Out 14 11:14:51 -03 2014


Caros,

Torna-se até repetitivo parabenizar a Doris e a Lisbeth pelo trabalho que desenvolvem pela divulgação da Estatística no Brasil.

Já desenvolvemos, há algum tempo, uma parceria com as duas aqui na UFRN e quem teve a oportunidade de ir ao SINAPE também pode observar um pouco desse trabalho, assim como os acreanos, durante a SBPC realizada no Acre.

Um pouco do material feito por elas pode ser visto no site da CDEE, como o folder de divulgação do CONRE3, feito pela Doris, e um roteiro da oficina Estatística para Todos, feita pela Lisbeth, que são usados em diversos eventos. No mesmo site estão disponibilizados diversos vídeos que podem ser usados para a divulgação da Estatística.

http://www.estatistica.ccet.ufrn.br/cdee/

Parabéns às duas e que continuem assim...
 
Prof. Pledson Guedes de Medeiros 
Professor Associado 
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN 
Fone: (84) 3215-3786

---------- Original Message -----------
From: Doris Fontes <dsfontes em gmail.com> 
To: abe-Lista <abe-l em ime.usp.br> 
Sent: Mon, 13 Oct 2014 22:11:46 -0300 
Subject: [ABE-L] VIRADA CIENTÍFICA E O CANTINHO DA ESTATÍSTICA

> Caros colegas,
> 
> No sábado, dia 11 de outubro, a USP realizou uma VIRADA CIENTÍFICA. O IME-USP ofereceu uma série de atividades como palestras, workshops e mostras de brincadeiras para motivar os visitantes a pensarem nos vários usos e beleza da matemática.
> 
> Lisbeth e eu tomamos a iniciativa de montar o CANTO DA ESTATÍSTICA com três estações de atividades. 
> 
> 1) Tábua de Galton, medida do palmo da mão e amostragem - onde falamos sobre a curva de Gauss, estimulando a observar os resultados da tábua de Galton e o formato do dotplot das medidas do palmo da mão. Falamos também de amostragem para estimar o número de "eleitores".
> 
> 2) Média, Mediana, Moda, Amplitude e Dado Viciado - onde estimulamos os participantes a calcular essas medidas e pensar nos diversos usos; brincamos com um dado viciado e um honesto para fazê-los pensar sobre resultados esperados.
> 
> 3) Monty Hall - usando cartas, realizamos várias brincadeiras e comparamos os resultados de quem troca e não-troca as cartas.
> 
> Entregamos réguas e folhetos sobre a nossa área/profissão (cedidos pelo CONRE-3).
> 
> Houve muito interesse por todas as atividades do Canto da Estatística; muitas perguntas e visitantes que queriam participar repetidas vezes por diversas atividades (sobretudo o Monty Hall)!!!
> 
> Segue o link com algumas fotos do nosso CANTO DA ESTATÍSTICA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.732970556769858.1073741841.126677870732466&type=1
> 
> Abraços a todos,
> Doris Fontes
------- End of Original Message -------
 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20141014/5f45245e/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe