[ABE-L] Uma provocação acadêmica

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Qua Out 22 23:04:20 -03 2014

Colegas,

Quando o técnico entra em campo, é bom os jogadores ouvirem o que ele tem a
dizer... Mesmo os supostos craques (falo por mim)...

Carlinhos, a dificuldade com a amostragem por cotas, para mim, não vem de
um argumento teórico, embora eu respeite todo os já apresentados.

Eu conheço, por exemplo, os trabalhos do Migon e do Gutemberg em pesquisas
eleitorais feitas nos anos 90 em que usaram modelos de escolha intencional
para a amostra de sessões eleitorais cujos resultados, em eleições
passadas, se pareciam mais com os resultados globais. Este tipo de
abordagem tem uma propriedade fundamental: é replicável.

Você também apresentou alternativas que levam a procedimentos replicáveis.

Os modelos de amostragem por cotas em uso aqui e em outras partes tem um
componente que os torna 'irreplicáveis': dão ao entrevistador que está na
rua uma liberdade muito grande de fazer o que quiser, dentro de parâmetros
muito frouxos de quem podem e quem não podem selecionar. Este tipo
abordagem admite modelagem, claro, mas como se sairá o modelo com pequenas
variações na composição da equipe que faz a coleta ou no posicionamento da
equipe de coleta no campo?

Na semana passada eu encontrei um pesquisador de um dos grandes institutos
que fazem pesquisas eleitorais, posicionado na esquina da Av. Nossa Senhora
de Fátima com Rua do Riachuelo, e selecionando pessoas para entrevistar com
a seguinte estratégia: mostrava aos passantes o crachá bem grande que tinha
com o nome do instituto, e convidava para participar da pesquisa. Quem
conhece o local saberá que não dá para chamar os passantes de eleitores
permutáveis...

Creio que estamos num bom caminho ao explicitar o debate, trazer à tona os
vários argumentos e alternativas, explorar suas vantagens e limitações, e
assim, crescer no conhecimento das possibilidades.

Lamentavelmente, nossa discussão aqui tem pouca chance de influenciar o
mercado de pesquisas eleitorais (ao menos no curto prazo).

Mas isto não é argumento para não continuar com a discussão.

Saudações botafoguenses... Pedro

Em 21 de outubro de 2014 23:07, Carlos Alberto de Bragança Pereira <
cpereira em ime.usp.br> escreveu:

> Caros redistas:
>
> É com muita satisfação ver uma discussão em nossa rede de craques: Pelé,
> Maradona, Neymar e Messi - Zé, Pedro, Rafael e Neale. Como um coadjuvante,
> vou tentar bater uma bola com esse pessoal da pesada.
>
> Nas minhas últimas intervenções tentei colocar alguns pontos esquecidos e
> agora vejo pelos artigos apresentados que a análise sim é fundamental.  Por
> sinal devo dizer que tive ótimas discussões com alguns redistas fora do
> nosso fórum.   Mas o que mais me chamou atenção foi a palavra
> [...]

*ISI President-Elect 2013-2015*
IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Phone: +55 21 21424957