[ABE-L] Meu amigo filosofo

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Seg Set 15 06:25:22 -03 2014

Respondendo ao post do Carlinhos, quero fazer pequena contribuição às
palavras citadas do André, que achei bastante interessantes e cheias de
sabedoria.

A ciência estatística também se ocupa com o 'how to collect data /
information'. Não fosse assim não teríamos planejamento em experimentos,
nem amostragem.

É verdade que há muito mais ênfase durante o ensino universitário da
disciplina sobre os métodos para sumarização e interpretação de
informações, e a tomada de decisões.

Mas deixar de fora do 'core' da ciência estatística os métodos para
obtenção de dados é esquecer de uma parte fundamental. Afinal, sem dados /
informações, não há o que sumarizar, interpretar ou usar para tomar
decisões.

Pedro.

cpereira em ime.usp.br>:

> Aqui vao palavras de meu amigo Rogatko
>
> Every living organism in the universe gathers information from the
> environment and makes decisions.
>
> Good decisions are rewarded with survival.
>
> Statistical science main objects of study are how to summarize, interpret
> information and make decisions.
>
> This places statistics in the core of all sciences.
>

> Andre'
> --
> Carlos Alberto de Bragança Pereira
> http://www.ime.usp.br/~cpereira
> http://scholar.google.com.br/citations?user=PXX2AygAAAAJ&hl=pt-BR
> [...]

*ISI President-Elect 2013-2015*
IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Phone: +55 21 21424957