[ABE-L] Rsp: Meu amigo filósofo

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Seg Set 15 17:07:19 -03 2014

Caros redistas:
Gostaria de responder primeiro ao Pedro que nos enviou o seguinte comentário:

"Respondendo ao post do Carlinhos, quero fazer pequena contribuição às
palavras citadas do André, que achei bastante interessantes e cheias
de sabedoria.

A ciência estatística também se ocupa com o 'how to collect data /
information'. Não fosse assim não teríamos planejamento em
experimentos, nem amostragem.

É verdade que há muito mais ênfase durante o ensino universitário da
disciplina sobre os métodos para sumarização e interpretação de
informações, e a tomada de decisões.

Mas deixar de fora do 'core' da ciência estatística os métodos para
obtenção de dados é esquecer de uma parte fundamental. Afinal, sem
dados / informações, não há o que sumarizar, interpretar ou usar para
tomar decisões.

Pedro."

Creio que o Pedro aqui estava falando da coleta de dados apropriadas.
Do meu ponto de vista, esta etapa dometodo estatístico estava
implícita na frase de meu amigo André pois é claro que boas decisões
são feitas quando os dados são INFORMATIVOS.  Então quando fala da
tomada de decisão, esta só é razoável com coleta e análise de boas
informações.  Tudo isso está dentro do método de tomada de decisões

Mas o que queria dizer é que estando em visita ao meu amigo tive a
oportunidade de ir a uma livraria e encontrar o livro novo do David
Spiegelhalter escrito em co-autoria com um jornalista Michael
Blastland, o primeiro autor.
Recomendo fortemente aos amigos e chamo a atenção para o fato de eu
ter sofrido em ler as partes que consegui ler durante meu retorno de
LA, 12 horas.
The British sarcasmo esta por toda a parte e as vezes me enrolo na linguagem.
Nem o título ainda consegui dar minha versão em português.

Fui hoje na página dele e encontrei o seguinte link do livro cujo
título completo é
The Norm Chronicles: Stories and numbers about danger

Vejam lá no promotional website

http://thenormchronicles.com/

Lindo: Divirtam-se
Carlinhos