[ABE-L] atividades básicas

Gauss Cordeiro gauss em de.ufpe.br
Qua Jan 14 09:13:25 -03 2015

Caríssimos,

Apenas esclarecendo o que falei antes, pois acho que não ficou bem claro,
permitam-me enfatizar que no que se refere às atividades básicas de uma
universidade, a pesquisa científica

(não estou falando em artigos efetivamente publicados) assume um papel
deveras importante, pois possui efeitos significativos sobre as demais. Em
qualquer universidade de renome, a produtividade científica permeia as suas
atividades fins.

Sempre tive grande preocupação na melhoria da graduação e me deixa
constrangido  alguns bacharelados e licenciaturas em exatas formarem 2 a 6
alunos por ano.

Por quase dois anos e meio tenho tentando criar um Bacharelado
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia para melhor fomentar os cursos de
Ciências Exatas da UFPE sem muito respaldo dos meus pares, exceto aqueles
da Estatística.

O Departamento de Estatística da UFPE, sem qualquer dúvida e por qualquer
métrica, um dos melhores do País, acatou minha ideia inicial e estamos
criando um Bacharelado Interdisciplinar em Ciência de Sistemas, com quatro
grades bem diferenciadas nas ciências biológicas, exatas, informática e
sociais.

O que pode ser verdade para alguns *"muitos doutores só se preocupam em
publicar artigos"*, certamente não é o meu caso: publico com alguma
intensidade, ensino todo semestre  na graduação a turmas de 60 alunos,
oriento no Brasil e exterior e, às vezes, funciono como precursor na
solução de problemas administrativos graves da minha instituição.

Tudo segue  como corolário de  muito trabalho (hoje cheguei a UFPE às 5hs),
enquanto muitos não fazem o mesmo, e  a natureza, infelizmente, não dá nada
de graça a ninguém.

Sds,

Gauss