[ABE-L] Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística da UFRN - 2015

Marcelo Bourguignon marcelim_18 em hotmail.com
Seg Maio 4 10:19:52 -03 2015


Na próxima sexta-feira daremos continuidade ao Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPgMAE) da UFRN - 2015

Seguem as informações:

Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPgMAE) da UFRN - 2015
Título: Análise de Dados RNA-Seq com Excesso de Zeros
Palestrante: Marcus Alexandre Nunes - Departamento de Estatística - UFRN
DATA: 08 de maio de 2015 (sexta-feira) 
HORÁRIO: 15:00 horas
LOCAL: Auditório do CCET - UFRN

* Depois da apresentação é oferecido um coffee-break para socialização e discussões científicas.

Resumo:  As tecnologias de sequenciamento de RNA next-gen estão revolucionando aanálise de dados genéticos. Também chamadas de massively parallel signaturesequencing (MPSS), estes métodos geram grandes quantidades de dados devido àprodução e identificação de milhões de pequenas sequências de código genético. Estassequências são alinhadas a um genoma de referência e suas ocorrências são contadas. Ascontagens obtidas por este procedimento são definidas como a expressão gênica dosgenes.
Entretanto, uma grande parte destas contagens são zeros. Os Modelos LinearesGeneralizados convencionais utilizados para testar a diferença na expressão gênica nestetipo de dado não são capazes de lidar satisfatoriamente com eles. Neste trabalhopropomos um método capaz de lidar com esta característica dos dados RNA-Seq.Mostramos como ajustar estes modelo aos dados de contagem e desenvolvemos umTeste de Razão de Verossimilhança para comparar o ajuste de dois diferentes modelos eassim poder escolher aquele que melhor se ajusta ao dados que analisamos.
Apresentamos simulações para demonstrar o desempenho do nosso método quandocomparado a métodos já existentes na literatura da área. Para obtermos um entendimentodas principais características do método, apresentamos resultados utilizando diversosparâmetros. Para verificar o poder do teste e o comportamento assintótico do estimador,simulamos exemplos simples onde analisamos apenas um gene por vez. Para verificar ocomportamento do teste em situações similares ao mundo real, simulamos conjuntos dedados que se parecem com aqueles encontrados em experimentos de RNA-Seq.


Mais informações no site do PPgMAE: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=2595&noticia=110455223

Saudações,
Marcelo Bourguignon 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150504/5631d2c4/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe