[ABE-L] 1° Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais

Francisco Louzada louzada em icmc.usp.br
Sex Set 4 11:46:22 -03 2015


Caro(a)s Redistas,

Abaixo informações sobre o 1° Workshop de Soluções Matemáticas para problemas industriais que vai ser realizado de 8 a 11 de setembro no ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – da USP em São Carlos. 

Abs

Louzada


Durante 4 dias, 150 pesquisadores, estudantes de pós-graduação, do último ano de graduação e empresários vão discutir soluções matemáticas para problemas reais da indústria. Trata-se da modalidade study groups, muito praticada em países desenvolvidos como a Alemanha e a Inglaterra, mas ainda pouco comum no Brasil.

No primeiro dia (08/09), além da abertura do evento, os participantes vão conhecer com mais detalhes os problemas apresentados pelas instituições e empresas. São elas: LNLS <http://lnls.cnpem.br/> (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, de Campinas); Universidade de Tecnologia de Chalmers <http://www.swedenbrazil.com/chalmers-portuguese.html>, na Suécia; SAAB <http://www.swedenbrazil.com/saab-portuguese.html> (empresa sueca de inovação e tecnologia); Senai CIMATEC <http://www.fieb.org.br/senai/> (Bahia), Institutos de Pesquisa Jacob Blaustein <http://in.bgu.ac.il/en/bidr/Pages/default.aspx> (da Universidade Ben-Gurion de Negev, Israel); ENALTA <http://www.enalta.com/>(empresa de inovações tecnológicas) e Serasa Experian <http://www.serasaexperian.com.br/> (soluções em crédito, marketing e certificação digital). Depois das exposições dos problemas, os inscritos vão ser divididos em grupos de trabalho. Cada grupo terá um pesquisador como mediador e serão dadas duas horas para esclarecer possíveis dúvidas com as empresas e estudar o problema a ser resolvido em cada grupo.

Nos segundo e terceiro dias (09 e 10/09) os grupos aprofundam a busca por soluções matemáticas e/ou computacionais para os problemas, e já começam a redigir um relatório de finalização do trabalho. Um documento mais completo deve ser enviado à Comissão do evento nas semanas seguintes. Os representantes das empresas acompanham o processo, fornecendo informações adicionais e observando o desempenho dos grupos.

No último dia (11/09), os participantes apresentam os relatórios e as conclusões às quais chegaram para resolver o problema inicial de cada empresa. Haverá tempo também para discussão geral sobre o caminho encontrado pelo time de estudantes. O Comitê Organizador vai indicar as ações futuras e as direções aos inscritos, além de encerrar oficialmente o Workshop.

A intenção do CeMEAI ao promover o evento é aproximar a academia da indústria e incentivar os estudantes e pesquisadores a se desafiarem na resolução dos problemas apresentados, fomentando a transferência tecnológica do conhecimento das ciências matemáticas para o setor produtivo e a criação de projetos de pesquisa em novos campos de trabalho. 

Outras informações sobre o workshop, assim como os problemas que cada empresa vai apresentar, estão na página do evento na internet <http://www.cemeai.icmc.usp.br/1WSMPI/index.html>.




Prof. Francisco Louzada
USP  São Carlos   Brazil                             
Homepage <http://www.mwstat.com/franciscolouzada>





-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150904/9c7387d1/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe