[ABE-L] =?ISO-8859-1?Q?__ESTAT=CDSTICA?=-=?ISO-8859-1?Q?UFRN_=E9_5_Estrelas_?=no Guia do Estudante 2015

Dani Gamerman dani em im.ufrj.br
Qui Set 10 13:49:18 -03 2015

Caro Pledson

Queria também parabenizar voces pelo reconhecimento ao trabalho
incansável que voces desenvolvem com seus alunos. Por favor,
repasse meus parabens aos seus colegas de Departamento.

A UFRJ também recebeu as 5 estrelas nas 2 graduações que temos
(Estatística e Ciências Atuariais) e ficamos felizes com isso.

Comemoraremos o feito ai em Natal

Abraços
Dani

> [...]
> enviadas à Graduação em Estatística da UFRN via lista da ABE e
> aproveito para agradecer também aos que enviaram diretamente para o
> meu e-mail pessoal ou se manifestaram via facebook pois, como bem
> citou o Pedro, é muito gratificante receber o reconhecimento externo,
>  principalmente para os nossos bolsistas que tanto se dedicaram e
> vestiram a camisa do curso.
>
> Att,
>
> Prof. Pledson Guedes de Medeiros
> Professor Associado
> Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN

Estatística da UFRN teve esse reconhecimento externo. Parabenizo a todos do
programa pelo esforço realizado e pelo reconhecimento agora recebido. Que o
bom exemplo seja seguido em outras partes, e possamos ter muito mais cursos de
graduação cinco estrelas na nossa área.

<pledson em ccet.ufrn.br> escreveu:

> [...]
com umcolegiado formado por um grupo de professores (Bernardo Borba, Joanlise
Leon,André Pinho, Francisco Moisés, Jeanete Moreira, Iloneide Carlos, Paulo
Robertoe depois Dione Valença, Carla Vivacqua, Fidel Castro e Fernando César)
quequeria mudar o nosso curso, dado que tínhamos obtido 3 estrelas no Guia
doEstudante e a nossa avaliação do ENADE, em 2009, também tinha tido o
mesmoresultado.
Direção do CCET,das Pró-reitorias da UFRN, fizemos uma importante reforma da
EstruturaCurricular e desde 2014 passamos a ter as nossas disciplinas de
graduaçãolecionadas apenas por doutores. Melhoramos também a infraestruta do
cursoatravés de parceria com o SAS, aquisição de diversos livros para a nossa
BibliotecaSetorial e compra de novos micros para os laboratórios. A partir de
2012 passamosa organizar a Semana de Estatística com atividades em 5 dias e
mais de 15convidados externos e, com a nossa candidatura aprovada pela ABE,
fizemos parteda Comissão Organizadora do SINAPE 2014 em Natal, com a
participação de 50alunos da UFRN na organização do evento.
atividades inovadoras comoProjeto Novos Talentos (que oferece bolsa para os
alunos ingressantes), Tutoria(que dá apoio aos ingressantes), parceria com a
BME (Base de Pesquisa emMétodos Estatísticos) e PPGMAE (Programa de Pós-
Graduação em MatemáticaAplicada e Estatística da UFRN) para o envolvimento dos
alunos da graduação noCiclo de Seminários e Escola de Verão e parceria com o
LEA (Laboratório deEstatística Aplicada do DEST) para  queos alunos pudessem
fazer seus estágios de Consultoria Estatística.
divulgação, aceitei o convitedo Francisco Louzada, então presidente da ABE,
para presidir a Comissão CDEE(Comissãode divulgação e Educação Estatística) no
período 2013-2014, alunos da UFRN criaramo Grupo Geração Estatística no
Youtube, produzindo diversos vídeos, recebemos LisbethCordani e Ângela Paes
para ministrar oficina para professores do Ensino Médio e,finalmente, passamos
a fazer a Divulgação do Curso nas Escolas de Natal.
avaliação do Guia do Estudante, que é feito anualmente pela Editora Abril com
todos os cursos de Graduação do Brasil e que, pela primeira vez, coloca o
nosso curso de Graduação com 5 Estrelas, nota máxima do guia.

continuarei a colaborarno que for necessário, até porque essa transformação do
curso não foi projetode uma pessoa só, mas um compromisso de um grupo de
professores, conforme citeiacima e que, não tenho dúvida, continuará tocando
esses projetosindependentemente de quem esteja na coordenação, fortalecidos
agora com 3excelentes aquisições feitas pelo DEST que foram os professores
MarceloBourguignom, Luz Milena e Marcus Alexandre, que já estão envolvidos com
a pós (PPGMAE) ecom atividades da graduação e, com os 3 novos que serão
contratados em breve,em concurso a ser aberto ainda em 2015.
últimos 4 anos, ministrarpalestras, minicursos e participar de mesas redondas
e oficinas e, emparticular, às Pró-reitorias da UFRN, ao CONRE3 e à ABE pelo
apoio que nosderam e que contribuiu para esse reconhecimento ao nosso curso.

> ------- End of Original Message -------

Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos (DME)
Lab. de Sistemas Estocásticos (LSE)