[ABE-L] Urnas eletrônicas são confiáveis?

Marcelo L. Arruda mlarruda em terra.com.br
Qua Set 30 12:31:59 -03 2015

A esse propósito, há um aspecto que eu já discuti algumas vezes com meu irmão (que acredita piamente na existência de urnas eletrônicas previamente “preparadas”) e sobre o qual eu gostaria de conhecer a opinião dos amigos da lista. Trata-se da consistência (em termos gerais) entre os resultados das pesquisas de intenção de voto/boca de urna e os das apurações.

Explico: eu até admito a possibilidade de fraude nas urnas utilizadas na eleição para prefeito de Piraporinha do Norte, pois em cidades desse porte não há pesquisa de IV/BU e conseqüentemente não há nenhum “parâmetro” (com ou sem aspas, ao gosto do leitor) que permita balizar se o total de votos do candidato fulano é ou não “razoável”, “plausível”, “coerente” ou qualquer outro termo que queiram utilizar. Mas quando falamos em eleições “de vulto” (i.e. para presidente, para governador dos 26 estados e do DF e para prefeito das 26 capitais estaduais e diversas outras cidades de grande porte), sempre temos em paralelo as pesquisas de IV/BU que, de um modo geral, refletem de forma suficientemente acurada o resultado da apuração das urnas.

Assim, em que pese a necessidade de um debate técnico paralelo sobre como mensurar a acurácia das pesquisas de IV/BU (*), a conclusão a que chego (e que meu irmão não aceita) é que só há duas hipóteses possíveis: ou 1 – a similaridade com os resultados das pesquisas serve como atestado da honestidade/confiabilidade/whatever das urnas eletrônicas ; ou 2 – existe um “supermegaesquema” que frauda tanto as urnas quanto as pesquisas, de modo que até mesmo essa similaridade é “fabricada”...

(*) uma possibilidade que me ocorre sem pensar muito, seria um análogo normalizado (para a medida ficar entre 0 e 1) da distância de DeFinetti que uso no Chance de Gol:

                Soma para todo i de [((% de votos prevista em pesquisa de IV/BU para o i-ésimo candidato) – (% de votos efetivamente apurada para o i-ésimo candidato))^2]

Fiquem à vontade para comentar e sugerir,

Marcelo

From: Jose Carvalho
Sent: Wednesday, September 30, 2015 10:03 AM
To: abe-l em ime.usp.br
Subject: [ABE-L] Urnas eletrônicas são confiáveis?

Caros colegas:

Sei que muito já se disse sobre a não confiabilidade das urnas eletrônicas. Em uma época em que não se pode confiar no governo, nem  em insituição alguma, a desconfiança sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral aumenta.

De leitura casual, encontrei um artigo disponível na Internet. A referência veio da revista Significance, editada conjuntamente pela American Statistical Association e pela Royal Statistical Society. Vale a pena ler. E eu fico pensando - se nos EUA, onde - supostamente - há mais transparência, ocorrem fraudes, o qeu pode ocorrer aqui?

O artigo é

How trustworthy are electronic voting systems in the US?
Written by Beth Clarkson on 05 June 2015. Posted in Politics

O site é bit.ly/1NBXkiU

Abraços

Zé Carvalho