[ABE-L] Literatura sobre a história dos testes estatísticos

André Martins amartins em usp.br
Sex Abr 8 13:40:14 -03 2016

Basilio,

Muito obrigado pelos vários papers. Muitos eu já conhecia, vários deles
porque você mesmo já os tinha indicado aqui. Em especial, o problema com os
p-values eu conheço bem, mas mesmo aí, tem alguns artigos novos e
interessantes.  Há também alguns que vão realmente na linha do que estou
procurando, que é a questão histórica inicial (Fisher, Neyman, etc.). Eu
sei que eu devia ter sido mais claro na minha pergunta, foi uma falha minha
mesmo. De qualquer forma, tenho diversão para o fim de semana. O que estou
trabalhando tem relação direta com muito do que você mandou, mesmo no que
não era a minha pergunta, você acertou bem a linha geral. É uma sequência
de um artigo que acabo de publicar, sobre crenças em geral, que está em

http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fphy.2016.00007/abstract

e em anexo também. A seção 4 lida, em parte, exatamente com a questão dos
p-values e eu já tinha usado alguns dos papers que você tinha indicado
aqui. Vale deixar o agradecimento a essas úteis sugestões. Acho que você
vai gostar do meu paper.

Mas se você tiver algo a acrescentar sobre o debate histórico das ideias de
se testar, isso é o que eu estou mais procurando agora. Vou dar uma olhada
nas sugestões da Lisbeth (obrigado) e ver o que encontro, se alguém mais
quiser mandar algo, ótimo.

Abraço,
André