[ABE-L] Seminario de Educação Estatística

marcos em ime.usp.br marcos em ime.usp.br
Qua Mar 30 16:30:47 -03 2016

  Ola a todos,

Na próxima sexta feira (1/Abril) às 16 horas na sala B-2 do IME-USP
teremos o seminário mensal (relativo a março) de Educação Estatística.
A professora Cileda de Queiroz e Silva Coutinho da PUC-SP falará sobre
pesquisas recentes de seu grupo envolvendo o software Geogebra. O título e
o resumo da apresentação estão abaixo. Para os que não puderem
comparecer, o link da transmissão pela internet é o seguinte:
[1]http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=32401
Perguntas podem ser endereçadas ao meu email que tentarão ser repassadas
à professora Cileda.

Aproveito a mensagem para avisar que os 2 vídeos que estavam faltando de
apresentações do semestre anterior estão disponíveis nos endereços:
Prof. Amari Goulart: http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=32255[2]
Prof . Humberto Bortolossi:
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=32258

Abraços,
Marcos.

_________
Título: O uso do Geogebra como ferramenta para a construção do
pensamento estatístico.
Apresentadora: Cileda de Queiroz e Silva Coutinho (PUC-SP)
Resumo:
Abordaremos neste seminário discussões em andamento sobre o
desenvolvimento do pensamento, do raciocínio e do letramento estatístico,
a partir da utilização do software Geogebra na construção de gráficos
estatísticos. Partimos do pressuposto de que tal manipulação permite a
observação do processo de transnumeração e de mudança de registros de
representação semiótica. A relação entre estes processos é um estudo
em desenvolvimento em nosso grupo de pesquisa e, entre os softwares
avaliados, o Geogebra é o mais indicado.
______________

Marcos N. Magalhães
Departamento de Estatística
IME- USP

Citando marcos em ime.usp.br:

-
> título a ser anunciado;
>
> 29/abril, 6a feira: apresentador e título a serem anunciados.
>
> Todos são bem vindos e na próxima semana envio o resumo da
aprresentação
> da professora Cileda e o link da transmissão pela internet
> Abraços,
> Marcos.

Links:
------