[ABE-L] Bayesian Joke: Let's not be indifferent

Julio Stern jmstern em hotmail.com
Ter Maio 31 19:21:10 -03 2016

     Respondendo a um e-mail do meu amigo Joao Marcos (da UFRN),  que me mandou a piadinha Bayesiana anexa:
http://www.smbc-comics.com/index.php?id=4127
Caro Joao Marcos:
Muito boa a piada,  e bem mais Seria do que parece!
O raciocinio subjacente a esta piada baseia-se no principio de associar uma Medida de Probabilidade a cada Teoria. Esta eh uma barca furada!  (como claramente explicado na piada :-)
A saida eh associar a cada Teoria uma Medida de Possibilidade, derivada diretamente da Medidad de Probabilidade a Posteriori (esta sim, estritamente Bayesiana)
Este eh o caso do maravilhoso  --   ev(H|X)  --  `` Valor Epistemico da hipotese H dadas as observacoes X ''
Um artigo explicando esta piada nos minimos detalhes, bem como a forma de sair do enrrosco:
J.M.Stern and C.A.B. Pereira (2014). Bayesian epistemic values: Focus on surprise, measure probability!. Logic Journal of the IGPL, 22, 2, 236-254.
http://www.ime.usp.br/~jstern/papers/papersJS/IGPL13.pdf
Abraco ao Joao Marcos, e aos Redistas da ABE  ---Julio