[ABE-L] Biênio da Matemática

Lisbeth Cordani lisbethk em terra.com.br
Qua Set 21 15:49:17 -03 2016


Para conhecimento:

O IMEUSP recebeu hoje o diretor do IMPA, Marcelo Viana, que foi apresentar o projeto Biênio da Matemática 2017-2018. É um modo de multiplicar ações para divulgação da matemática, tornando-a mais próxima do cidadão, com um esforço de inclusão em todos os níveis de escolaridade. O esforço é para reverter a percepção de que a matemática é intransponível que paira na sociedade bem como os baixos índices de proficiência mostrados nas avaliações dos alunos da escola básica.  

A escolha da data se deve a dois eventos: em 2017 o RJ sediará a Olimpíada Internacional de Matemática e em 2018 o Congresso Internacional de Matemática. 

A ideia é que apareçam iniciativas estimulantes e envolventes no campo da matemática e afins  em todos os estados da federação, suas instituições, seus professores, alunos e familiares.  As ações incluem oficinas, tendas, jogos, conferências, debates, programas de rádio e TV, teatro etc etc...

Uma das atividades do Biênio será a realização em abril de 2017, no RJ,  do FESTIVAL DA MATEMÁTICA : www.festivaldamatematica.org.br  

Abrçs, Lisbeth
O BIÊNIO DA MATEMÁTICA http://www.festivaldamatematica.org.br/#organizadores 

Em 2017 e 2018 os eventos internacionais mais importantes do mundo da matemática acontecerão no Brasil.

O Brasil está instituindo, por meio de projeto de lei, o “Biênio da Matemática 2017/2018 Gomes de Sousa” como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país. Nesse período, o país realizará inúmeros eventos nacionais, como o Festival da Matemática, e sediará a Olimpíada Internacional da Matemática - IMO 2017, e o renomado Congresso Internacional de Matemáticos - ICM 2018.  
Serão 2 anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação - contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano. Um movimento em prol da educação que se propõe a criar e trazer para o país múltiplas experiências que estimulem o aprendizado da Matemática de forma geral.

Você ou sua escola querem participar desse movimento?

Quer organizar uma atividade para fazer parte do  Biênio da Matemática na sua escola ou Universidade?  Envie um e-mail para bieniodamatematica em impa.br informando: título do evento, responsável, datas, local e endereço eletrônico do evento. O seu evento poderá ser anunciado no site do Biênio da Matemática, que estará brevemente no ar.
Venha participar desse movimento da Matemática em prol do ensino no Brasil!
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20160921/8054ea29/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe