[ABE-L] Um livro incrível

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Sex Dez 22 08:59:33 -03 2017

Caros redistas:
Como sabem desde o início de minha atividade acadêmica eu me dediquei
à aplicação de nossos metodos em problemas práticos, estes vindo na
mão de cientístas e técnicos de outras áreas do conhecimento.
Motivação sempre foi o que precisei para as maluquices que fazemos.
Muitos me perguntavam como ensinar estatística aplicada e minha
resposta era estude muito os dfundamentos eu logo você consegue
trabalhar nas aplicações.  Agora apareceu um livro maravilhoso do Jay
Kadane.  Lembrei do saudoso Euclides que ao tentar escrever sua tese
de livre docência explicando as diversas aplicações que realizou com
seus parceiros da universidade, foi praticamente eliminado da
faculdade de medicina, quando mudou para São Carlos.

Aqui vai o link do livro do Kadane que coloca suas escritas a
disposição dos interessados.  O livro está saindo agora para ser
vendido pela editora mas um pdf pode sempre se baixado de sua página.
Coloco aqui também um link para o livro anterior que pudlicou faz
poucos anos.

http://pragmatics.stat.cmu.edu/JBKadaneK25514.pdf - Pragmatics
Uncertaints é o livro de aplicações

http://uncertainty.stat.cmu.edu/wp-content/uploads/2011/05/principles-of-uncertainty.pdf - Principles of uncertainties é a joia que escreveu no passado
recente.

No novo livro ele apresenta uma série de artigos que escreveu com seus
colegas de outras áreas. Para cada artigo ele faz uma preleção e no
final responde perguntas sobre o que foi aprendido e usado do artigo.
em seguida ele coloca uns exercícios para que o leitor possa repetir
as técnicas usadas.

Vocês irão ver Jurimetria, Paleontologia, estatística forensic,
finaças, amostragem etc.  Vale a pena meus caros!!!
Kadane é o máximo do estatístico ao meu ver.

Saudações
Carlinhos
Bom Natal e Próspero ano novo para nossa rede e seus participantes.

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira