[ABE-L] Usos e abusos dos números

Hedibert Lopes hedibert em gmail.com
Qua Dez 27 16:45:39 -03 2017

Prezado Heliton e demais,

Estou muito feliz com as trocas de emails geradas pelo artigo que escrevi
com a Tatiana Roque.  Toda essa discussao sobre os bancos de dados do IBGE
e outros, e as dificuldades em baixa-los, manipula-los, etc e' bem
saudavel.  Quanto antes acomodarmos alguns dos avancos nessa direcao em
nossos cursos introdutorios de estatistica, mais rapido os "fantasmas" e
"desconhecido" que permeam data science, big data, etc, se tornam o que
realmente sao: mais maneiras de ler, manipular, revisitar dados
estruturados e nao estruturados.

A gente que ensina estatistica bem a muito tempo temos uma vantagem
comparativa muito grande.

Grande abraco a todos e otimo 2018 (apesar das previsoes nebulosas!),
Hedibert

> Prezados,
>
> Eu também costumo apresentar essas informações de dados públicos aos
> alunos do último semestre do Curso de Estatística da UFPA (e no mestrado
> também), e é muito enriquecedor pra todos.  No entanto, aí percebemos que
> alguns alunos não sabem trabalhar com grandes bases de dados. Gosto de usar
> dados educacionais (links abaixo), alguns com vários milhões de registros,
> caso do Censo ou mesmo do ENEM, Prova Brasil etc. Não vale usar Excel, o
> SPSS sofre, SAS dá conta, mas acho melhor usar pacotes específicos do R.
> [...]

Hedibert Freitas Lopes, PhD
Professor of Statistics and Econometrics
INSPER - Institute of Education and Research
Rua Quatá, 300 - São Paulo, SP 04546-042 Brazil
Phone: +55 11 4504-2343
www.hedibert.org