[ABE-L] RES: Dia do Professor

Luiz Sergio Vaz 400373 em sarah.br
Seg Out 16 12:11:15 -03 2017

Caro Professor,
O senhor nunca falaria ou escreveria trivialidades.

Em setembro, completei 30 anos de formado. Reunimos a turma toda e convidamos todos os professores do nosso tempo de faculdade. Eles adoraram! E nós, mais ainda !! Ontem, pelo whatsapp, mandei mensagens para 3 professores que ainda mantenho contato, e para a minha professora de inglês. Um deles escreveu "obrigada por lembrar de mim". Foi minha vez de ficar triste, porque nunca a esqueci, bem como diversos professores que habitam a nossa Lista. E olha que não fui aluno de nenhum deles, mas os considero como se fosse: afinal, "quem compartilha o que sabe muda a história de quem aprende". E muitos aqui fizeram isso.

Portanto, mais do que um PARABÉNS!! a todos os professores, o nosso reconhecimento e profundo respeito por tudo que já fizeram pela Estatística e por todos nós, seus alunos.

Luiz

p.s. Prof. Carlinhos, estava lá, sentadinho, atento às suas palavras no XV MGEST, visse ?!  :-))

-----Mensagem original-----
De: abe [mailto:abe-bounces em lists.ime.usp.br] Em nome de Carlos Alberto de Bragança Pereira
Enviada em: segunda-feira, 16 de outubro de 2017 02:34
Para: abe-l em ime.usp.br
Assunto: [ABE-L] Dia do Professor

Lilian pela manhã me perguntou se eu havia recebido alguma mensagem
sobre o dia de hoje (ontem pelo horário de agora), dia do professor.
O não de minha resposta foi um pouco triste.  No entanto a noite, tendo ficado muito feliz, recebi mensagens de colegas e ex-alunos.  A gente fica emocionada com o que recebe nessas ocasiões.  Ser lembrado depois de aposentado é sempre uma grande alegria.  Algumas mensagens foram muito boas para meu EGO.  Aliás  o afago ao EGO é atualmente o único ganho que um professor ou cientista tem nesse nosso pais.  Nós professores universitários temos como ganho real apenas a liberdade de trabalho e as vezes o reconhecimento por nosso trabalho.  Liberdade essa que vem sendo diminuída pelas regras malucas que nos estão impondo  os nossos colegas  de comitês de CAPES/CNPq.

O discurso de que “multidisciplinaridade é o futuro da ciência” não entra na cabeça de colegas que dão muito mais valor ao trabalho restrito às pequenas áreas e ou disciplinas.  ENTROPY, IEE ou PlosOne receberem baixo QUALIS é realmente inaceitável.  Revistas de baixo Fator de Impacto recebem alto QUALIS enquanto algumas de BOM impacto como essas três citadas recebem Baixo QUALIS.  Isso é inaceitável considerando que são nossos próprios colegas que definem as regras.  O objetivo de um jovem pesquisador deveria ser produzir boa pesquisa e não o de publicar em revistas de alto QUALIS.  Publicar um artigo deveria ser consequência de um bom trabalho de pesquisa e não deveria ser o objetivo principal de um cientista.  “O objetivo deveria ser sim a produção de um bom trabalho de pesquisa: Publicação deveria ser apenas a consequência.” De que adianta uma publicação que quase ninguém lê mesmo publicada em revistas de alto QUALIS?  Prefiro valorizar uma publicação com muitas citações mesmo aparecendo em revista de baixo QUALIS.  Por exemplo, nosso artigo estatístico mais citado (incluindo no JASA) foi publicado no volume 1 da ENTROPY em 1999.  Hoje essa revista tem um bom fator de impacto considerando que é uma revista da área de exatas.  Contudo, tem um baixo QUALIS – QUALIS inferior a revistas com fator de impacto menor do que 1 –.

Voltando ao dia do professor, o meu amigo e colega Kolev me enviou o
seguinte: “Quem compartilha o que sabe muda a história de quem aprende. FELIZ DIA DO PROFESSOR”. Vejam que não foi usado a palavra
ensinar. Penso que o sentido que se dá palavra ensinar é equivocado.
Ao compartilhar nosso conhecimento não garantimos que um aluno aprende.  O aluno aprender é sim uma possibilidade e não uma garantia.
  Se o aluno não aprende então não foi ensinado.  Essa é uma perspectiva muito pessoal, pois sempre me preocupo se o aluno realmente aprendeu.

Termino essa longa conversa dizendo que fiquei muito honrado em ter sido a pessoa que fechou a reunião XV MGEST que homenageou os colegas
DANI e ENRICO.  Homenagem muito merecida aos 60 anos desses colegas.
Minha palestra como sempre foi sobre trivialidades em contraste com os trabalhos mais profundos desses colegas.  Creio que o convite para falar nesta reunião foi pela minha profunda admiração pelo trabalho desses dois professores.  No inicio de minha fala lembrei que eles já tiveram a metade de minha idade e que hoje já não é assim Isto é, a série das razões de nossas idades vai convergir para um se fossemos imortais.  No entanto, se a razão fosse calculada com um índice de competência certamente seria inferior à unidade.  Talvez a imortalidade faria a razão convergir para zero.

Também no inicio de minha fala comentei sobre o patrimônio que um setentão carrega; Dores, Surdez, Próteses, mas primcipalmente e com muito valor as lembranças e as saudades.  Ao comentarmos sobre nosso passado, lembramos, eu e Dani, que fiz parte da banca de mestrado dele.  Imediatamente nos transferimos para aquele tempo como se fosse ontem.  Lembramos do Professor Bustos e de minhas onversas com ele e o Dani quando este estava escrevendo a dissertação.  Saudade de quando tinhamos vontade de construir um futuro produtivo.  Certo autor disse que nossas lembranças muitas vezes são de fatos que gostaríamos de ter vivido não apenas os que realmente foram vividos.  Temos a capacidade de eliminar de nossas mentes as dificuldades que na verdade poderíamos ter vivido.  Lembremos que ao ter uma dor de dente sofremos muito, no entanto assim que retiramos a dor com um tratamento, aquela dor fica esquecida pois não conseguimos lembrar exatamente como era.  Não conseguimos mostrar aos amigos como a dor era sofrida.  Assim são todas as nossa lembranças e saudades.
Vida longa meus caros ENRICO e DANI.

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira