[ABE-L] como possível alternativa para o futuro - solicitação de posição de pesquisador

poliveir em ime.usp.br poliveir em ime.usp.br
Ter Fev 20 03:23:26 -03 2018

São Paulo, 17 de fevereiro de 2018

Prezados senhores

Em virtude de tudo que anda acontecendo já há um determinado tempo,
isto é, da dificuldade que estou tendo para ser aprovado em concurso,
resolvi escrever esta mensagem dirigida a todos vocês começando por
comentar o principal tipo de sugestão oferecida, seguida do que
pessoalmente percebo, e por fim, mostrando o que vejo como possível
solução e solicitar a viabilidade desta possibilidade a todos vocês
que direciono esta mensagem.
1 - Várias docentes, principalmente que tiveram oportunidades de
participar de diversas bancas para docente em universidade em que era
candidato, procuram por todos os meios e oportunidades sugerir que
deveria tentar trabalhar em empresas.
Sobre esse ponto, tenho por declarar que desde de 2011 disparei
milhares de currículos meus para as mais diversas empresas, dos mais
diferentes ramos de negócio e a resposta diria que sempre foi
praticamente unânime, ou seja, o meu perfil não interessa, sendo
sempre descartado e se quer me oferece qualquer possibilidade de
entrevista e nos últimos tempos algumas pessoas ligadas ao mercado
empresarial chegaram a questionar para mim sobre a sistemática
persistência de enviar currículos meus a setores de contração delas e
em outros casos, algumas empresas chegaram a advertir os próprios
funcionários por tentarem entregar à seus superiores cópia de
currículo meu, sob a alegação de pertencendo ao quadro da empresa,
melhor de que ninguém deveria saber o que a empresa deseja ou espera.
Independente de tudo isso ser verdade ou não, todo esse cenário
inviabiliza qualquer possibilidade de enviar currículos as empresas,
quanto mais ser entrevistado e contratado.
Seja pela idade, por não ter experiência no ramo corporativo nas áreas
de estatística ou informática, overqualyfing, e por fim, por estar há
no mínimo, vinte anos ou mais ausente deste ramo.
Quando começou esta história, cheguei a conversar com dezenas de head
hunts, chegando atualmente ao número de 18 e a resposta deles neste
ponto, também, foi unânime, não tenho perfil para trabalhar em empresa
e que, por mais que desejasse e mesmo se tivesse disponibilidade de
pagar por serviço desse tipo de profissional responderam que não vale
apena, desperdício de tempo e de dinheiro que já não tenho, e, que o
meu perfil é para trabalhar na universidade ou centro de pesquisa e
que nenhuma empresa vai contratar profissional com este perfil ou
similar ao que tenho.
2 - O que percebo, desde quando completei o meu bacharelado em
Estatística (com 36 anos de idade na época em 1997) é que as empresas
já estavam refratárias quando a possibilidades de me receber como
funcionário. Em vista disso, fui para o mestrado, e em seguida, o
doutoramento, sendo que paralelamente enviei alguns currículos, mas
devo dizer que, em nenhum desses casos, nenhuma dessas empresas
manifestaram qualquer interesse ou ao menos oferecer uma resposta,
portanto, na verdade, desde dessa época já percebia que estava fora e
sem qualquer possibilidade de sucesso, continuei e finalizei meu
doutorado, fui fazer meu primeiro pós-doc., enquanto isso, fui
reprovado em concursos docentes e ao acontecer isso, vários docentes
optaram por sugerir que deveria trabalhar empresa, mas esquecem, que
desde dessa época e pelos motivos já apontados, estou definitivamente
fora desse mercado, em situação que diria até mais difícil que o da
universidade, sem contar que o mercado se encontra numa forte recessão
e para o meu caso, tem também, o fator deficiência. Acabei de fazer um
segundo, terceiro pós-doc e, atualmente estou em um quarto, agora, sem
bolsa.
3 - Resumindo, estou numa situação em que não sou contratado por
qualquer empresa pelos motivos já apontados, sem contar também que, o
que estou fazendo hoje tem muito pouco a ver com as necessidades de
qualquer empresa, ou seja, mesmo que se alguma empresa esteja disposta
a me aceitar, teria que alterar meu enfoque completamente. Por outro
lado, está muito difícil ser aprovado em concurso docente.
Diante deste cenário, e, se algum de vocês queiram realmente me
ajudar, sugiro que me abra uma vaga para pesquisador em uma
universidade ou centro de pesquisa no Brasil ou exterior. Por que falo
assim? Simples, por ser a função que o meu perfil melhor se enquadra
entre todas as possibilidades possíveis nos tempos atuais e em
empresas estou definitivamente fora e considerado como perda de tempo
o envio de qualquer currículo meu em virtude de ser rejeitado de forma
automática e direta.
Se não acredita em mim, verificam vocês mesmos, para isso seguem os
documentos: i) currículo em inglês, ii) currículo curto de modelo
corporativo, iii) o mesmo currículo curto acrescido da relação de
artigos, livro e capítulos de livros publicados, iv) currículo estilo
de Chicago, em que um conjunto de estudantes de empreendedorismo da
Universidade de Chicago descrevem suas situações ao fazer uma análise
crítica dos motivos de porque não são contratados, sendo que estas
observações estão em outras cores e o currículo em preto e vocês
poderão verificar se o que tenho tem a ver com as necessidades de
qualquer empresae finalmente, v) laudos médicos.
Seguem também outros links com meu currículo armazenado a saber:
•	Link Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708818U5
ou  http://lattes.cnpq.br/2246539509816323
•	Link ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3039-0033
•	Link Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Paulo_Oliveira55
•	Link Google Scholar:
https://scholar.google.com/citations?user=cRRky9EAAAAJ&hl=en
Só para concluir, neste momento estou com quatro artigos submetidos
aguardando resposta dos editores das revistas e mais dois para
submeter num tempo mais breve possível e um projeto para pós-doutorado
no exterior sendo elaborado.

Saudações,

              Paulo Tadeu de Oliveira