[ABE-L] Censo Demográfico 2020: IBGE lança consulta aos usuários

Elias T Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Qui Fev 22 10:29:58 -03 2018

Muito boa essa iniciativa!

J?? adianto alguma coisa aqui que talvez seja pertinente ?? comundade.

Do ponto de vista metodol??gico, tem a quest??o da realiza????o cont??nua,
como j?? ?? feita a PNAD.

Do ponto de vista de conte??do, creio que o objetivo principal do censo
seja demografia. Mas h?? um certo vi??s em quest??es economicas e j?? est??
presente tamb??m a dimens??o de educa????o. Que tal haver outras dimens??es?
Um exemplo ?? a sa??de, que teve suplemento nas PNADs de 2003 e 2008. H??
outras, listadas em https://ww2.ibge.gov.br/home/xml/suplemento_pnad.shtm

Uma em voga e de grande preocupa????o atual ?? a viol??ncia. Seria ideal ter
estimativas da propor????o de pessoas que sofreram algum tipo de
viol??ncia. As fontes que poderiam dar essa informa????o, os boletins de
ocorr??ncia por exemplo, subestimam e n??o s??o de acesso p??blico. Os dados
mais fi??is utilizados s??o os de mortalidade do SIM, DATASUS. Mas isso ??
uma parcial, uma vez que n??o inclui casos que n??o houve morte e h?? a
quest??o de imprecis??o do local de ocorr??ncia do fato, pois s??o
registrados o local de resid??ncia do indiv??duo e local do ??bito ao n??vel
municipal.

N??o acho que seria ??til incluir coisas que j?? s??o poss??veis de estimar a
partir de dados de outras fontes de dados.

Att. Elias