[ABE-L] Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados

Anderson Ara anderson.ara em ufba.br
Qua Jul 3 14:00:09 -03 2019

Prezad*s, boa tarde.

Gostaria de parabenizar intensamente a equipe do ICMC por essa importante
mudança.

Reforço as palavras do Prof. Basílio. Há muito mais na ciência de dados do
que, de uma forma geral, a área da estatística tem dado enfoque em seus
cursos de Bach no últimos anos.

Particularmente, acredito  em um mudança de paradigma, que já foi iniciado
há décadas atrás. Infelizmente ainda há algum certo tipo de preconceito
sobre "machine learning", "statistical machine learning", "big data" e etc.
Mas, de uma forma geral, it's all about data...

Há muitos fatos históricos e muito curiosos que muito desconhecem. Para não
me alongar , e como curiosidade, posso citar a criação do Algoritmo KNN
(muito utilizado em outras áreas e um dos métodos mais simplistas em
machine learning), o qual foi criado pela Estatística Americana Evelyn Fix,
em 1951, na tentativa de ser uma versão não paramétrica da Análise
Discriminante de Fisher e, que esta última, em contextos onde todas suas
suposições são válidas, tende a performar melhor que qualquer algoritmo de
"deep learning".

O DESt-UFBA participa deste movimento, desde 2018, possuindo uma das
primeiras Especializações em Ciência de Dados e Big Data do Brasil  (ECD)
associada e um Departamento de Estatística, com interação interdisciplinar
com as áreas de Computação, Matemática e Engenharias, também associada um
dos primeiros laboratórios nacionais da área  (LED - Laboratório de
Estatística e Datascience).

Saudações soteropolitanas.

Um abraço.

Anderson Ara
Vice-Chefe do  Departamento de Estatística
Coordenador do  Laboratório de Estatística e Datascience (LED)
Universidade Federal da Bahia
www.mwstat.com/andersonara/

Livre
de vírus. www.avast.com
<#m_-3111194536057673289_DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>