[ABE-L] Um pouco mais de p-values

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Dom Mar 24 10:43:58 -03 2019

   Depois que a edição especial do TAS saiu recebemos vários e-mails
onde incluiam o ABAIXO-ASSINADO e não artigo publicado na NATURE.
Um mês atrás recebemos, dos editores da edição especial, um pedido dos
autores da carta para que assinássemos esse abaixo assinado.  Claro
que não assinamos! p-value é apenas uma estatística como qualquer
outra.  O que anda errado é o uso dele ao ser comparado com um número
fixo .05 que ninguém sabe de onde veio.  Fisher apenas deu um exemplo
e ficou então uma "verdade científica".  Professor Kempthorne sempre
dizia que testes de significância não eram testes de Hipótese.  Fazia
questão de defender o primeiro em disputa com o segundo (acho que Sir
D R Cox também, vejam o artigo dele no sacndinavian J S).
Mas isso é conversa antiga.  Mas, meu objetivo aqui é divulgar um
artigo que foi escrito bem antes da edição especial, mas só foi
publicado em 2018.  Foi submetido dois anos antes da edição atual.
Pena que quando escrevíamos nosso artigo não tínhamos conhecimento
deste artigo.  Aqui vai o link
   https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00031305.2016.1277161
Bom Domingo
Carlinhos
PS: Na verdade foi meu amigo e colaborador eterno Adriano quem enviou
o link para mim.  Vou sentir saudades de meu amigo que se despede essa
semana do Brasil.  Creio que a saída dele foi causada em parte pelo
tratamento que recebeu dos CNPQs e CAPESes da vida.  A FAPESP sempre
nos prestigiou, mas as outras agências vêm nos dando trabalho como
vocês sabem.

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira