[ABE-L] Mas Praticas: Rerandomizacao

Julio Stern jmstern em hotmail.com
Dom Mar 31 17:34:49 -03 2019

Cara Luzia:
Grato por suas observacoes.

O Rubin utiliza Rerandomizacao com sabedoria e competencia tecnica.
Tenho ate um artigo em autoria com a Kari Morgan - coautora do
Rubin nos artgos que voce menciona - comparando a metodologia
desenvolvida pelo grupo do Rubin e do nosso grupo aqui no IME
(anexei o artigo)

Eu preciso de textos recomendando ``Naive Rerandomization''
isto eh, exemplos de textos recomendando aquilo que NAO deve
ser feito, a saber:  Aleatorizar, ver se ``gosta'' ou nao do resultado
e, caso ``nao goste'', descartar o sorteio e sortear de novo.

Por incrivel que pareca, HA quem recomende isto (por escrito)
O texto que anexei no mail anterior eh um dos raros exemplos
que tenho.   Gostaria de ter mais exemplos, e estudar os
argumentos que sao utilizados para justificar esta ma pratica.

Abraco e tudo de bom,
---Julio Stern

________________________________
From: Luzia Aparecida Trinca <luzia.trinca em unesp.br>
Sent: Sunday, March 31, 2019 3:40 PM
To: Julio Stern
Subject: Re: [ABE-L] Mas Praticas: Rerandomizacao

Prezado Julio

Por coincidência, há duas semanas atrás participei da conferência DAGStat em Munique, na qual Donald Rubin apresentou a
palestra de encerramento "Modern computing implementing classical, but heretofore unnurtered statistical ideas."
Para minha surpresa ele falou e defendeu a rerandomização. Comentou que acredita que Fisher (e outros) deve ter ter pensado nisso
mas não tinha os recursos computacionais para aplicar. Seguem  imagens de alguns slides que fotografei da palestra,
inclusive uma lista de referências. Vou procurar se a palestra foi filmada e caso encontre algum vídeo te enviarei.

Abraços
Luzia Trinca
Depto de Bioestatística, IBB
Rua Prof. Dr. Celso Wagner Zanin, 250