[ABE-L] Ciência de Dados

Basilio de Braganca Pereira basilio em hucff.ufrj.br
Qui Out 3 02:54:34 -03 2019


Na minha opinião está moda de cientista dos dados parece muito com a moda de Administração da Qualidade, Reengenharia , Qualidade Total . Empresas mandavam administradores para encontros em hotéis caríssimos até que Xeros, Coca Cola etc se convenceram que o que eles precisavam mesmo era de Inspeção da Qualidade, controle e planejamento de experimentos.
Nomes como Donoho , Candes , Wasserman ,Tibishirani, Michael Jordan , Girolamini , Hastie etc não são citados nesta ciência de dados em geral
Basilio

Enviado do meu iPhone

Em 2 de out de 2019, à(s) 23:41, Heliton Tavares <helitontavares em gmail.com> escreveu:

> Inicialmente falei que ele estava completamente equivocado. Comentei que os Estatísticos normalmente estão bem empregados, abrindo espaço para pessoas de várias outras áreas, com denominações de Cientistas de Dados, Engenheiros de Dados, Analistas de Dados etc., alguns da área de Computação.  Depois falei que aprender a programar não é tudo na ciência, e que as técnicas estatísticas vão muito além de Estatísticas Básicas. Por fim, falei que recentemente dei uma consultoria na avaliação de um App de Avaliação Educacional. Um belo layout, bem maquiado e cheiroso, mas quando eu abri o troço começou a feder. App bonitinho e ordinário! Bom, e a mensagem surtiu efeito.
> 
> No entanto, mesmo sabendo que sempre haverá espaço para o Clínico Geral e o Especialista na área de Estatística, fica claro que a melhor possibilidade de crescimento da área está escorrendo entre os dedos. A propaganda é a alma do negócio, e os BI’s estão fazendo bem o dever de casa.
> 
> Saudações Acadêmicas!
> 
> 
> 
>> On Wed, Oct 2, 2019 at 9:27 PM Doris Fontes <dsfontes em gmail.com> wrote:
>> E qual foi a intervenção que você fez, Heliton?
>> 
>>> Em qua, 2 de out de 2019 às 21:12, Heliton Tavares <helitontavares em gmail.com> escreveu:
>>> Prezados,
>>> Quando vi o comentário abaixo no site da ABE, lembrei de uma palestra de BI que assisti recentemente sobre Big Data, IA etc. O palestrante comentou que "os Estatísticos ficaram atordoados diante de tanta informação e foram atropelados pelos profissionais de BI". Após a minha intervenção ele falou que jamais comentaria isso novamente, o que já deve ter feito inúmeras vezes. A pergunta que fica aos futuros Estatísticos é: qual a parte que te cabe nesse latifúndio?
>>> 
>>> Site da ABE:
>>> https://redeabe.org.br/site/noticias/matematica-da-usp-coordenara-escola-para-aplicacoes-em-ciencia-de-dados  
>>> 
>>> Comentário:
>>> Os estatísticos poderiam estar mais ATIVOS nesse processo. Ciência de Dados avança rapidamente e os profissionais da estatística precisam ser mais pró-ativos para não ficarem para trás. A estatística está no cerne das análises de dados, mas a tecnologia anda assustando alguns profissionais.
>>> _______________________________________________
>>> abe mailing list
>>> abe em lists.ime.usp.br
>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20191003/f2262d43/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe