[ABE-L] Ciência de Dados

Marcus Nunes marcus.nunes em gmail.com
Qui Out 3 20:02:31 -03 2019

Meus dois centavos sobre este assunto:

1. Nós deveríamos ter aqui no Brasil um evento de abrangência nacional como
é o ASA Datafest - https://ww2.amstat.org/education/datafest/ . Aqui na
UFRN nós fizemos algo nesta linha em 2018 -
https://marcusnunes.me/posts/como-foi-a-competicao-de-ciencia-de-dados/ - e
iremos repetir a dose em 2019, mas é algo localizado apenas dentro da nossa
universidade. Marcelo Bourguignon e eu estamos pensando em expandir esta
iniciativa para todo o Brasil, com uma grande final ocorrendo no SINAPE.
Entretanto, a recepção que tivemos dos professores para quem apresentamos
nossa proposta, para que eles replicassem a competição deste ano em suas
universidades, foi fria.

2. A maioria dos professores de Estatística que conheço um pouco mais a
fundo é pouco multidisciplinar, trabalhando apenas com outros pesquisadores
da sua própria área. Imagino que isso talvez se deva às métricas da Capes
para avaliar a produção dos programas de Pós. Junte isso com o fato de que
atividades que não sejam aulas presenciais, publicação de livros e artigos
ou orientações acadêmicas contem pouco para a progressão docente e temos
uma receita para pouca inovação.

3. Boa parte dos bacharelados em Estatística estão em universidades
federais. Entretanto, os concursos para professores em federais são, em
geral, muito restritivos. Como a maioria dos editais exige doutorado em
Estatística ou áreas afins, os departamentos perdem grandes profissionais
de áreas como Bioinformática, Linguística Computacional e Ciência da
Computação, dentre outras. Eu acredito que concursos públicos para
professores deveriam exigir apenas doutorado. Se o candidato é PhD em
Filosofia e consegue passar no combo prova escrita + prova didática +
defesa do memorial, ele merece entrar no departamento no qual prestou
concurso. Esta falta de diversidade acaba criando departamentos que pensam
de maneira muito parecida, prejudicando o nascimento de ideias
conflitantes.

Atenciosamente,
--
Marcus Nunes